EDITORIAS

Bebedouro e FCC firmam parceria para recuperação de nascentes

Convênio visa revitalizar nascentes promovendo sustentabilidade e bem-estar.

A sustentabilidade é um princípio transversal às operações da Coopercitrus e, por meio da Fundação Coopercitrus Credicitrus, a cooperativa vem intensificando sua atuação de modo a viabilizar práticas ambientalmente corretas aos produtores rurais, fomentando projetos de restauração de minas e reflorestamento que contribuam com o meio ambiente, além de beneficiar o setor agropecuário e toda a comunidade.

Caminhando nessa direção, a Fundação Coopercitrus Credicitrus e a Prefeitura de Bebedouro firmaram convênio para implementar o programa Cooper Nascentes com o propósito de restaurar todos os olhos d’água do município, contribuindo com o ciclo hidrológico e a disponibilidade hídrica das microbacias da região. O programa irá priorizar a proteção e revitalização das nascentes dos córregos Consulta e Retiro. Esses cursos d’água são cruciais para o abastecimento de água em Bebedouro. O projeto também contribui para a vazão de outros cursos d’água presentes no município.

Bóris Alessandro Wiazowski, consultor de sustentabilidade da Coopercitrus, comentou sobre a origem da parceria: “Assim que conheceu o programa, o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Victor Ribeiro, propôs a formação do convênio. O município mapeou mais de 400 nascentes; nós teremos a oportunidade de contribuir com a perpetuidade delas. Utilizamos o caxambu, que protege o olho d’água e mantém um fluxo contínuo. Dessa forma, desassoreamos a nascente, aumentando sua vazão e seu impacto positivo sobre a qualidade e disponibilidade de água na região”, explica Wiazowski. 

A equipe encarregada das ações é formada por dois servidores do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, que recebem da Fundação Coopercitrus Credicitrus treinamento e capacitação nas técnicas de restauração. “O Saaeb também é parceiro dentro desse projeto disponibilizando um veículo. A Fundação assegura a governança do programa. É parceria que gera ganhos e mais ganhos, impactando positivamente toda a comunidade”, complementa Wiazowski.

Transformando minas d’água em fontes de vida e sustentabilidade

Em 22 de agosto de 2023, a Prefeitura e a Fundação Coopercitrus Credicitrus celebraram o início deste convênio. O evento contou com a presença de membros da diretoria da cooperativa, autoridades locais, parceiros e cooperados, além de professores e alunos da Emeb Lellis do Amaral Campos, que tiveram a oportunidade de aprender o que é uma nascente e a importância da preservação.

Matheus Marino, presidente do Conselho Administrativo da Coopercitrus, enfatizou a importância do programa: “A Fundação cumpre seu papel educacional, levando conhecimento sobre sustentabilidade ambiental para as novas gerações. Além disso, nosso convênio com a Prefeitura de Bebedouro para o restauro das nascentes fortalecerá o abastecimento de água na cidade, nos centros urbanos e para a produção agropecuária. Muitas vezes encaramos a sustentabilidade socioambiental como custo, mas temos que enxergar os benefícios econômicos e socioambientais. Ter mais água nas propriedades resulta em mais produtividade e retorno econômico e financeiro. Com tudo isso, fechamos o ciclo produtivo nas propriedades dos nossos cooperados”, analisou Marino.

José Geraldo da Silveira Mello, vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, ressaltou: “Onde tem água, tem vida para a fauna, flora e produção de alimentos. Esse programa é essencial para a produção de alimentos e para o fortalecimento das cooperativas Coopercitrus e Credicitrus, juntamente com a prefeitura. É um dia de gratidão e esperamos que esse programa se multiplique na região, gerando mais água, vida e sustentabilidade”.

Marcelo Bassi, responsável técnico da Fundação Coopercitrus Credicitrus, afirma que essa colaboração é fundamental para expandir o programa Cooper Nascentes: “Os ganhos ambientais provenientes da reconstrução das nascentes são inúmeros. Além de contribuir para a proteção dos mananciais e a conservação da biodiversidade, essa iniciativa também promove melhorias no microclima e garante o abastecimento de água para as comunidades rurais e urbanas. A recuperação dessas fontes de água é essencial para a manutenção dos ecossistemas e a qualidade de vida de todos. Esta parceria entre a Fundação Coopercitrus Credicitrus e a Prefeitura de Bebedouro demonstra o compromisso conjunto em promover um desenvolvimento sustentável”.

O prefeito de Bebedouro Lucas Seren comemorou os diversos benefícios que a parceria proporciona. “É um orgulho fazer parte deste projeto ao lado da Fundação Coopercitrus Credicitrus. Além de restaurar nascentes e garantir a qualidade da água e quantidade cada vez maior para o campo e para cidade, que é essencial para a nossa vida, aproveitamos para engajar nossas crianças, fazendo com que eles participem em momentos como esse”, destacou.

O cooperado Arnaldo Hernandes, de Bebedouro, comemora a restauração de uma nascente recuperada em dezembro de 2022 em sua propriedade: “Ela é uma nascente intermitente e tínhamos uma represa na propriedade. Mas, entre 2019 e 2020, a nascente e a represa ficaram secas. Quando fiquei sabendo do programa, procurei a cooperativa para aderir. Agora a nascente está recuperada, com uma água cristalina e pura. Consequentemente, a represa voltou a encher e tem até peixes. Está perfeito!”, celebra o produtor.

Vivência e proximidade

Wiazowski explica que o programa Cooper Nascentes também trabalha a educação ambiental: “Durante a Coopercitrus Expo, recebemos a visita de alunos, produtores rurais e outras partes interessadas que tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de restauração de cinco nascentes, entender o processo de formação dos rios e visualizar a restauração de uma Área de Preservação Permanente (APP). Hoje, em um dia de sol, as crianças visitaram uma área de preservação e a primeira coisa que elas percebem é a mudança de temperatura, com o ambiente fresco. Elas brincam dizendo que parece que tem um ar-condicionado no lugar. Essa vivência e proximidade com a natureza é outro ponto relevante do Cooper Nascentes: elas viram e vivenciaram o que até então conheciam apenas por meio dos livros”.

Cláudio Henrique Brancallião Agostinho, aluno da escola Lellis do Amaral Campos, compartilhou seus aprendizados: “Achei muito interessante esse projeto e aprendi coisas que não sabia: o que é uma nascente, como ela nasce e por que elas são importantes. Precisamos preservá-las para aumentar a quantidade de água do nosso planeta, senão podemos morrer.”

A diretora da escola, Sônia Paro, agradeceu a oportunidade de mostrar aos seus alunos um projeto tão enriquecedor: “Agradecemos por vocês estarem proporcionando um mundo melhor para nossas crianças e para nossa cidade. Esse projeto valoriza aquilo que realmente importa para construirmos uma sociedade justa, que preserva o meio ambiente, para que possamos viver melhor”.

Combo sustentável

O Cooper Nascentes teve início em 2019, fruto da parceria entre a Fundação Coopercitrus Credicitrus e a Nortox, idealizadora deste programa, que tem o objetivo de fortalecer as ações de sustentabilidade dentro das propriedades rurais e do seu entorno ao conscientizar os produtores e a população sobre a necessidade de se preservar os recursos hídricos e diminuir o risco iminente da escassez de água, bem como contribuir para a restauração e preservação das áreas de APP e, assim, promover o aumento da disponibilidade de água, da biodiversidade, da produção de alimentos e do bem-estar.

A Nortox, parceiro estratégico do programa, junto com as mantenedoras da Fundação, fornece os recursos necessários que permitiram ao Cooper Nascentes restaurar mais de 500 nascentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, e assim, chamar a atenção de novos parceiros que passaram a integrar a iniciativa, visando a preservação deste recurso essencial à vida. Essas parcerias permitem que o produtor acesse o serviço e a consultoria de forma gratuita, ficando responsável apenas pelo material usado na restauração das minas e o fornecimento de um auxiliar para apoiar o processo de restauração. Desde o início do projeto em 2020 até o final de 2022, 435 nascentes foram restauradas em 73 cidades, contribuindo para um aumento de 3,2 milhões de litros de água por dia.

A Fundação Coopercitrus Credicitrus também oferece apoio técnico ao reflorestamento de áreas de reserva legal e Áreas de Preservação Permanente por meio do programa Cooper Semear. Em 2022, o programa recuperou 136 hectares de áreas florestais.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais