CULTURAS

Coopercitrus apresenta Circuito Técnico de Soja

Em mais de 30 encontros, a Coopercitrus apresentou novas tecnologias e cultivares para a alta produtividade no cultivo do grão.

O cultivo de soja está entre as principais atividades dos cooperados da Coopercitrus. Em cada região, os produtores rurais adotam diferentes técnicas seja para a cultura principal seja para a reforma de canaviais. Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre os produtores, disseminar boas práticas e divulgar novas tecnologias que aumentem a produtividade em campo, a Coopercitrus realizou o Circuito Técnico de Soja.

Entre os dias 25 de janeiro e 7 de março, mais de 30 encontros foram realizados em propriedades rurais de cooperados dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Ao todo, mais de dois mil participantes conferiram, na prática, a aplicação das diferentes tecnologias, entre sementes, tratamentos e técnicas mais viáveis para cada região e ambiente de produção.

O evento de encerramento aconteceu no dia 7 de março na área dos Plots da Fundação Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro, SP, e reuniu cooperados, parceiros, especialistas e a diretoria da cooperativa. Os campos experimentais foram divididos em diferentes rotas, dedicadas a assuntos como tecnologias, proteção de cultivos e nutrição.

Os eventos do Circuito Técnico de Soja foram organizados pela equipe técnica da cooperativa, comandada pelo gerente de desenvolvimento técnico de mercado, André Rossi, e contaram com a parceria da FMC, Basf, Corteva, Syngenta, Bayer, UPL, Ihara, Nortox, Ouro Fino, Spraytec, Mosaic, Stoller, Yara, ICL e Timac.

“A missão era padronizar as informações e levar o melhor resultado ao produtor. A missão está cumprida e os resultados estão vindo com as colheitas. Acredito muito que, nos próximos anos, com o desenvolvimento cada vez maior dos eventos, vamos ajudar o produtor a ter mais rentabilidade. O produtor é a razão de existir da nossa cooperativa”, descreve André Rossi, satisfeito.

Com o sucesso do Circuito, a Coopercitrus reforça seu compromisso em fomentar a troca de informações e conhecimento entre seus cooperados, além de promover a adoção de boas práticas e novas tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais. 

O presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Marino, comentou que a ideia do Circuito nasceu por sugestão dos cooperados produtores de soja: “O nosso intuito é reforçar a necessidade da Coopercitrus em estar cada vez mais presente no campo, auxiliando o agricultor, apresentando seus resultados de forma bem visual, mostrando o tratamento de sementes, cultivo, nutrição e tecnologias digitais e demonstrando na prática resultados efetivos das diferentes tecnologias da atividade agropecuária”, descreve o presidente e acrescenta: “O papel da Coopercitrus é o de auxiliar o agricultor na conversão e na entrada de cereais, apresentando novas tecnologias e integrando com pecuária e a cana-de-açúcar”.

Para o vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, José Geraldo da Silva Mello, os encontros fortaleceram o trabalho da cooperativa com os produtores rurais: “Participei do evento em Jaú, SP, e fiquei muito feliz em ver na prática a importância de um bom manejo, de realmente ter a seleção de uma boa semente e do insumo ideal. Essa relação de confiança entre cooperado e cooperativa fortalece o mais importante que são resultados dentro no campo”.

“O produtor rural é um dos que mais investe no seu segmento. Ele já nasce otimista, com a visão de melhorar seus resultados e avançar cada vez mais em produtividade, apostando em tecnologias para verticalizar sua produção. Dentro do nosso ecossistema do Campo Digital, temos várias soluções que apoiam esse manejo agronômico para cada etapa da produção agropecuária”, complementou o CEO da cooperativa, Fernando Degobbi.

Tecnologia para um campo mais forte

Eduardo Primon, especialista de cereais da cooperativa, explicou que os campos experimentais foram montados com diferentes materiais para ter o melhor posicionamento no campo. “Considerando as áreas de Goiás, Sul de Minas e São Paulo, montamos os campos experimentais com diferentes materiais e empresas. O evento fortaleceu a cultura de soja na cooperativa. Os cereais estão crescendo a cada ano e é de extrema importância definir os materiais de manejo para a soja”, informa.

Para atender plenamente os produtores do grão, a Coopercitrus oferece a mais completa estrutura, desde o planejamento de plantio até a comercialização da produção. Além de toda linha de sementes, defensivos e fertilizantes, a cooperativa fornece máquinas, implementos e serviços de tecnologia para melhorar a produtividade. Possui ainda um time de especialistas para orientar os cooperados na escolha das tecnologias mais viáveis para a sua realidade. Também recebe a produção dos cooperados em silos e armazéns próprios, representando uma importante parceira para a rentabilidade do produtor.

“O nosso time técnico está cada vez mais capacitado para mostrar as soluções e cumprir o nosso lema, que é integrar o que existe de melhor em tecnologia dos nossos parceiros e o agricultor. Não existe tecnologia boa ou ruim, existe a tecnologia adequada para cada perfil de agricultor”, ressalta Marino.

“O Circuito Técnico de Soja mostrou para os produtores que é possível trocar o A pelo B por um preço mais acessível, sem perder a eficiência ou mesmo sair do C para o D e ganhar em produtividade”, destaca Guilherme Caus, especialista de soja da Coopercitrus.

Conhecendo as melhores práticas e os tratamentos mais adequados para cada região

“Com esse Circuito, conheci as novas tecnologias que estão disponíveis para os produtores rurais produzirem mais, com o melhor custo e da melhor forma possível. Gosto de participar dos eventos da Coopercitrus e é importante trazer o produtor para perto dessas novas tecnologias”.

João Rossetti, produtor de soja e cana-de-açúcar de Bebedouro, SP

“Algumas novidades serão implementadas na produção. É extremamente importante eventos como esse, pois conseguimos ver na prática os benefícios que cada produto oferece e como estudantes agregamos conhecimento para nossa caminhada profissional”.

Rodrigo Rossetti Piva, estudante de Engenharia Agronômica

“O Circuito de Soja é fantástico, pois mostra tecnologias novas com várias opções de preços para o produtor. É um evento de primeiro mundo e parabéns à Coopercitrus por realizá-lo”.

Claudinei Piva, produtor de soja de Bebedouro, SP

“Conheci no Circuito uma tecnologia que já tinha ouvido falar: a Enlist, que permite o uso de 2, 4-D na soja e isso abriu um leque de opções. Também pude conhecer novos produtos e variedades de soja. A orientação técnica da Coopercitrus nos ajuda muito”.

Luiz Antônio Amâncio, produtor de soja de Terra Roxa, SP

“É importante a Coopercitrus disponibilizar esse conhecimento técnico para estudantes e cooperados, pois conseguimos aumentar a nossa produção no geral e quem é estudante tem de saber quais são os produtos disponíveis no mercado para quando sairmos da faculdade”.

João Pedro de Soares, estudante de Engenharia Agronômica

“Conheci novas tecnologias e novos produtos para melhorar a produtividade. A Coopercitrus me ajuda em todas as etapas de produção, fornecendo sementes e tecnologias, além do preparo de solo, do mapeamento das áreas por GPS, da fertilidade de solo por amostragem”.

Antônio José Bento, produtor de cana-de-açúcar e soja de Ibitiuva, SP

“Esse evento foi muito bom e pude conhecer novas tecnologias e variedades de soja. Eu cultivo soja há 25 anos. Antes, produzíamos 40 sacas por hectare e, hoje, já atingimos 74,5 sacas por hectare. A Coopercitrus sempre nos auxiliou, desde a época do meu pai, que é sócio-fundador da cooperativa”.

Euclides Cusinato Júnior, produtor de cana de açúcar e soja, de Viradouro, SP

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais