Como se trata de uma tecnologia nova, o objetivo é estender informações de qualidade que permitam ao produtor e a seus operadores obterem eficácia e segurança no uso do drone para pulverização.
A Coopercitrus e o Instituto Agronômico (IAC), por meio do Centro de Engenharia e Automação (CEA), oficializaram uma parceria inovadora para tornar acessível a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones. Essa colaboração, batizada de Programa “Drones SP”, tem como foco o uso eficaz desses equipamentos nas pequenas e médias propriedades, visando fomentar a produtividade e rentabilidade dos agricultores.
O lançamento oficial ocorreu durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, no dia 2 de maio, e contou com a presença de figuras notáveis como o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, e o vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, José Geraldo da Silveira Mello e do pesquisador científico Hamilton Ramos, diretor do CEA-IAC, responsável pelo do programa.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, destacou a importância dessa parceria. “A agricultura de precisão traz lucratividade para o produtor, melhorando o manejo e diminuindo o desperdício”, afirmou, ressaltando a Coopercitrus como um pilar de credibilidade, com mais 40 mil cooperados e uma equipe de centenas de técnicos que fornecem o suporte necessário para que os pesquisadores possam assegurar resultados efetivos nas aplicações.
Hamilton Ramos destacou a importância da iniciativa para levar informações de qualidade aos produtores e colaboradores, garantindo a eficácia e segurança no uso dos drones para controle de pragas, doenças e plantas daninhas. “Como se trata de uma tecnologia nova, o objetivo é estender informações de qualidade que permitam ao produtor e a seus colaboradores obter eficácia no uso do drone para controlar, com segurança, as pragas, doenças e plantas daninhas”.
Fernando Camarim, gerente de serviço de tecnologia agrícola da Coopercitrus, destacou: “Somos referência na comercialização, no treinamento e no suporte técnico para o cooperado que adquire o drone, e mais uma vez saímos na frente com essa parceria. O nosso propósito não é apenas vender o drone, mas dar todo suporte, apoio e informação para pequenos e médios produtores para que eles façam bom uso da ferramenta”.
André Rossi, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus, complementou: “O drone é uma ferramenta excepcional que oferece um vasto leque de possibilidades aos produtores. No entanto, uma aplicação criteriosa é fundamental. Por isso, buscamos a parceria com o IAC para assegurar essa eficácia”.
O Programa “Drones SP” é mais um passo da Coopercitrus em direção à inovação e ao fortalecimento do setor agrícola, proporcionando tecnologias de ponta e conhecimento especializado para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais e o aumento da produtividade dos cooperados.
Capacitação e Educação Continuada
A Coopercitrus, em colaboração com a Fundação Coopercitrus Credicitrus, oferece o CAAR (Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota), abrangendo conhecimento prático e teórico, desde as especificações legais até a prática com o drone e calda.
Cooperado,
Quer saber como os drones podem revolucionar sua produção agrícola? Procure nossos profissionais do Campo Digital e conheça todas as vantagens dessa tecnologia para a sua produção. Nosso time está à disposição para ajudar você a impulsionar sua produtividade e rentabilidade!