CULTURAS

Coopercitrus Lança Plano Safra de Café 2024/2025

A cooperativa apoia os cafeicultores em todas as etapas da produção, desde o plantio até a comercialização.

A Coopercitrus, em seu compromisso de fomentar a troca de informações e conhecimento sobre o mercado, promoveu o lançamento do Plano Safra de Café 2024/2025. O evento ocorreu de 29 de abril a 16 de maio, nas cidades de Andradas, Bom Jesus da Penha, Cássia, Jacuí, São Sebastião do Paraíso e São Roque de Minas, em Minas Gerais, e em Altinópolis, interior de São Paulo.

“O intuito desses encontros foi apresentar aos cafeicultores informações sobre o mercado e os fundamentos que estão norteando o preço do café atualmente. Além disso, apresentamos todo o suporte que a cooperativa oferece em cada etapa, quais seus benefícios, quais taxas serão cobradas e qual será o mecanismo de comercialização e a estrutura que a cooperativa tem para receber a produção”, comenta Raul Dorti, gerente de originação de café na Coopercitrus.

Os produtores de café devem colher uma produção de 58,08 milhões de sacas de 60 quilos, um aumento de 5,5% em relação à safra anterior, segundo o 1º levantamento da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). A expectativa é que a safra de 2024 seja um ano de bienalidade positiva, com recuperação das produtividades após duas safras consecutivas de baixas produções.

Safra em boas mãos

Em campo, o time da Coopercitrus oferece assistência já no planejamento de plantio, com orientações sobre as melhores variedades de café, informações sobre manejo, serviços de agricultura de precisão e suporte técnico especializado. Após a colheita, a estrutura da cooperativa disponibiliza armazéns para o recebimento do café, além de facilidades para rebeneficiamento, armazenagem e comercialização da produção. A equipe é capacitada para realizar os processos de classificação.

Ao todo, são disponibilizados nove armazéns próprios, com capacidade total para 900 mil de sacas de 60 kg, e armazéns de parceiros, distribuídos nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Neles, os cooperados podem armazenar sua produção para comercializá-la no momento mais apropriado a fim de aproveitar as melhores condições de mercado e ampliar seus rendimentos. Para auxiliar os produtores nas negociações, a cooperativa trabalha com as modalidades de venda a fixação futura, spot, contrato a termo e barter.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais