Iniciativas sustentáveis da Coopercitrus trazem benefícios para cooperados e toda comunidade.
A Coopercitrus lança o seu Relatório de Sustentabilidade 2022, destacando a evolução em diversas atividades ambientais, sociais e de governança (ESG). Com a publicação, a cooperativa demonstra, de forma transparente, os resultados tangíveis, as metas e as realizações sustentáveis voltadas para os cooperados, parceiros e a comunidade.
O Consultor de Sustentabilidade da Coopercitrus, Boris Wiazowski, enfatiza que o relatório foi construído de acordo com o padrão internacional de prestação de contas, seguindo as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), o que consolida a credibilidade das informações.
“Este trabalho resultou na proposição de seis temas materiais que refletem o compromisso da Coopercitrus de crescer como um todo. Este compromisso abrange a Segurança Econômica e Produtividade Agropecuária, a Ética, o Gerenciamento de Riscos e Conformidade Legal, o Fomento às Condições de Trabalho, Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Rural Ambiental e a Preservação e Restauração Ambiental”, explica.
A Coopercitrus, ao longo dos últimos anos, vem fortalecendo suas práticas de governança corporativa, assegurando a efetiva transparência, equidade, responsabilidade e prestação de contas no relacionamento com suas partes interessadas. Essas práticas fortalecem o desenvolvimento sustentável da organização, trazendo o equilíbrio entre o crescimento econômico, ambiental e social. “O relatório de sustentabilidade é parte desse contexto, onde apresentamos às partes interessadas os resultados alcançados ao longo do último ano, seguindo um padrão de relato internacionalmente aceito”, reforça o consultor.
Sustentabilidade na Prática
A sustentabilidade é um dos pilares de atuação da Coopercitrus, que, por meio da Fundação Coopercitrus Credicitrus, tem levado os conceitos para a prática. “A Coopercitrus, como uma das mantenedoras da Fundação, apoia projetos de educação, de restauração ambiental e de difusão de tecnologias, sempre alinhados ao desenvolvimento sustentável do agronegócio. Também estruturamos a Universidade Coopercitrus, que será lançada em 2023 com foco no desenvolvimento técnico dos colaboradores da cooperativa para melhor atender o cooperado e fortalecer a efetividade dos processos internos”, explica o consultor de sustentabilidade.
Os projetos ambientais Cooper Nascente e Cooper Semear ampliaram seus atendimentos, com suporte aos cooperados na restauração de 135 hectares e recuperação de 235 nascentes ao longo de 2022: “Renovamos o certificado ISO 14001 em 10 de nossas unidades, cobrindo todos os segmentos de negócio da cooperativa. Alcançamos mais de 7.000 MWh/ano de geração fotovoltaica entre usinas próprias e as instaladas em nossos cooperados. Estas e outras conquistas são o reflexo da busca contínua da cooperativa em entregar resultados sustentáveis aos cooperados e à sociedade”, ressalta o consultor em sustentabilidade.
Outro destaque do relatório é o projeto Mulheres Do Campo – o Agro é Delas, que tem como propósito fortalecer a liderança feminina, promovendo a integração entre as mulheres e ampliação da visibilidade do trabalho promovido por elas.
A cooperativa também investiu em projetos educacionais voltados ao desenvolvimento socioambiental em parceria com instituições reconhecidas pela tradição e competência de ensino, ajudando a capacitar mais de 600 profissionais do setor.
No âmbito da tecnologia, o Departamento de Tecnologia Agrícola levou aos cooperados um pacote de soluções tecnológicas através do Ecossistema Campo Digital: “Nele o cooperado tem acesso a projetos de usinas fotovoltaicas, irrigação, sistematização, uso de drones e outros que suportam o produtor rural em sua transição para uma economia de baixo carbono associada a ganhos de produtividade e lucratividade”, salienta o consultor.
Metas para 2023
Com o propósito de caminhar ao lado do produtor rural em todas as etapas da produção agrícola, a cooperativa tem planos para expandir e aprimorar as iniciativas existentes: “Seguiremos investindo em nossos programas de educação, restauração ambiental e difusão de tecnologias. E, como evolução deste processo, está em avaliação o estabelecimento de compromissos públicos de longo prazo alinhados aos temas priorizados pela Coopercitrus”.
A trajetória da Coopercitrus é de constante evolução, como enfatiza Wiazowski: “A sustentabilidade é uma jornada, um processo contínuo de aprimoramento”. Com metas ambiciosas para 2023, incluindo compromissos de longo prazo alinhados aos temas prioritários da cooperativa, o futuro da Coopercitrus e sua contribuição para um agronegócio sustentável e próspero são promissores.