Evento reuniu líderes do setor sucroenergético e anunciou investimentos significativos.
A Coopercitrus marcou presença de destaque na 7ª Abertura da Safra Mineira de Cana de Açúcar e Etanol realizada em 26 de abril em Uberaba, MG. O evento, promovido pela CMAA (Companhia Mineira de Açúcar e Álcool) em parceria com a Siamig (Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), reuniu produtores rurais, líderes do segmento e representantes políticos em uma celebração da vitalidade e do potencial desse mercado.
Durante o evento a CMAA anunciou seu ambicioso protocolo de intenções de investimentos para os próximos seis anos, com um aporte de R$ 3,5 bilhões destinado a ampliar a capacidade de moagem e produção de cana em suas três unidades. Essa iniciativa demonstra o contínuo crescimento e comprometimento com a excelência no mercado de bioenergia em Minas Gerais e no Brasil.
A CMAA projeta um aumento na produção de açúcar para 700 mil toneladas e um faturamento de cerca de R$ 3 bilhões em 2024/2025. A produção de etanol deve ser 2,9% menor, atingindo 340 mil m³, enquanto a produção de energia será de 380 mil MWh.
Carlos Eduardo Turchetto Santos, CEO da CMAA, destacou a confiança no mercado e no potencial do Triângulo Mineiro. “Definimos uma série de investimentos em nossas três plantas, renovando o compromisso com esse setor vital para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de Minas Gerais e do país,” disse ele.
José Francisco dos Santos, presidente de administração da CMAA e cooperado de Bebedouro, SP, expressou sua confiança na Coopercitrus, destacando a importância da cooperativa para o sucesso dos negócios. “A Coopercitrus foi a primeira parceira. É uma cooperativa em que eu tenho muita confiança e que oferece um pós-venda inigualável” salientou Santos.
Desde 2005 a Coopercitrus é parceira no projeto de cultivo de cana da CMAA. O vice-presidente da Coopercitrus, José Geraldo da Silveira Mello, destaca a importância dessa parceria: “Estamos juntos nesse projeto fornecendo os insumos para o cultivo de cana na CMAA e também para os fornecedores da usina. Ao longo desse tempo a nossa parceria só cresceu. Hoje vemos a pujança e a liderança do grupo e ficamos muito felizes por estarmos juntos e podermos fortalecer o setor sucroenergético”.
Matheus Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, elogiou a gestão de Santos, que administra seus negócios ao lado de seus filhos. “É exemplo de sucesso, empreendedorismo, profissionalismo e gestão. É com muita satisfação que a Coopercitrus apoia e estimula o desenvolvimento de novas regiões. É uma satisfação ver um cooperado, com o apoio da cooperativa, desenvolvendo um novo negócio, em uma nova região, com profissionalismo, projeção e sucesso. Parabéns, CMAA e a todos os produtores e Minas Gerais”.
Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus, expressou orgulho pelo crescimento do projeto iniciado pelo cooperado. “Estar presente na abertura da safra mineira de açúcar e etanol é sempre uma honra para o time da Coopercitrus, pois começamos esse projeto com José Francisco desde as primeiras áreas de cana que foram plantadas. Ver essa produtividade, qualidade e primor da cana, esse capricho e a influência de tantos produtores, realmente nos deixa bastante orgulhosos”, disse.
Criada em 2006 pelo Grupo JF Citrus, a CMAA tem o objetivo de levar para o setor sucroenergético a eficiência na gestão dos processos agroindustriais, suportado por uma forte agenda de sustentabilidade e governança corporativa. A empresa tem presença em 15 municípios mineiros.