EDITORIAS

Dia da Árvore: Coopercitrus reafirma seu compromisso com o reflorestamento e a preservação

Cooperativa celebra data com o plantio de 200 mudas nativas envolvendo alunos da rede Municipal de Quirinópolis (GO).

Para comemorar o Dia da Árvore e promover a sustentabilidade ambiental, a Coopercitrus, por meio da Fundação Coopercitrus Credicitrus, realizou, no dia 19 de setembro, uma ação de reflorestamento em Quirinópolis (GO), com a participação dos alunos da Escola Municipal Militarizada Profª Zelsani. 

A ação começou na escola com um bate-papo entre a equipe da cooperativa, representantes do poder público e alunos, que conheceram os projetos desenvolvidos pela Fundação e puderam aprender como o agro é um aliado no desenvolvimento ambiental.

Em seguida, todos se dirigiram à área de reflorestamento próxima ao córrego Clemências, que abastece a cidade, onde foram apresentadas algumas espécies nativas da região e os alunos participaram do plantio de 200 mudas.

Nicolina Pereira, vice-prefeita de Quirinópolis, enfatizou a importância da parceria com a cooperativa para construir um futuro mais sustentável: “Precisamos cuidar da árvore, da terra e da natureza como um todo para garantir a vida e o nosso futuro. Fico emocionada em fazer parte de uma campanha como essa, que beneficia o meio ambiente e a coletividade”, disse Pereira, aplaudindo a Coopercitrus.

O diretor da escola, sargento Machado, agradeceu a oportunidade de envolver a instituição de ensino na ação que contribui para a preservação ambiental: “No futuro, vocês falarão com orgulho de terem participado desta história. Obrigado pela confiança e por convidar a nossa escola para fazer parte deste projeto”.

Gustavo Rodrigues, gerente da unidade de negócios da Coopercitrus em Quirinópolis, enfatizou o compromisso constante da cooperativa com a conscientização e o desenvolvimento ambiental em toda a sua área de atuação: “A semente que estamos plantando é a do meio ambiente, da sustentabilidade e da preservação do planeta. Por isso, incentivamos ações que contribuam para o meio ambiente e levamos essa mensagem sobre a importância de cuidar dele para as nossas famílias e a comunidade”. 

Boris Wiazowski, consultor de sustentabilidade da Coopercitrus, destacou que a ação permitiu que os alunos vivenciassem a restauração ambiental na prática: “Muitos deles deram nomes às mudas plantadas, fortalecendo o vínculo e a responsabilidade com a preservação ambiental. Essa experiência reforça o comprometimento desses alunos com a preservação. Além disso, a área é próxima a nascentes que abastecem um dos lagos da cidade, tornando o reflorestamento essencial para a manutenção dessas nascentes e do lago, uma das áreas de lazer do município”.

Wiazowski explicou que a Fundação Coopercitrus Credicitrus, em parceria com mantenedores, parceiros e prefeituras, apoia desde 2020 a execução de dois programas voltados para a restauração ambiental: o Cooper Nascentes, focado na restauração de minas d’água, e o Cooper Semear, que complementa o processo com a restauração de Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reservas Legais (RL).

“Esses programas atuam de forma sistêmica, integrando diferentes aspectos do desenvolvimento socioambiental, fortalecendo a propriedade rural, apoiando a formação de jovens, melhorando a segurança alimentar, promovendo o bem-estar das comunidades locais e construindo parcerias para alcançar esses objetivos”, ressaltou Wiazowski. 

Ambos os projetos estão alinhados com sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 4. Educação de Qualidade; 6. Água Potável e Saneamento; 12. Consumo e produção Sustentável; 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima; 15. Vida Terrestre; e 17. Parcerias e Meios de Implementação.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais