SEÇÕES

Máxima produtividade em soja: Cooperado alcança marca de 123 sacas/ha

Produtor de soja de Bebedouro, Mohamad Sammour, é campeão do concurso Liga i2X promovido pela Plataforma Intacta2 Xtend®️ da Bayer.

Alcançar uma produtividade acima de 100 sacas de soja por hectare é a meta de muitos agricultores do país. E esse patamar tão desejado foi superado pelo cooperado Mohamad Sammour. Ele recebeu o prêmio da Liga i2X da Bayer, na categoria Delta, após atingir a marca de 123,15 sacas por hectares de soja em uma área de 40 hectares em Colômbia (SP).

O concurso de produtividade realizado pela Bayer premia os produtores que alcançam novos patamares de produtividade com a Plataforma Intacta2 Xtend®. O sucesso da safra 2022/23 de Sammour foi fruto do trabalho conjunto entre a equipe técnica da Coopercitrus, Stoller, Bayer e da consultoria APSI.

A integração de tecnologia à produção foi um diferencial essencial, com todas as aplicações na lavoura realizadas por drones sob orientação da equipe do Campo Digital. “Essa conquista foi a soma de vários fatores. Dentre eles, o fato de a equipe acreditar no nosso projeto. O grupo começou do zero e, em grande parte da nossa história, aprendemos e contamos com o apoio da Coopercitrus, que nos ajuda a fortalecer e a crescer em todas as etapas da produção”, destaca Sammour.

Ayssam Ramadam, representante da Bayer, explica que a Plataforma Intacta2 Xtend®️ é uma tecnologia segura e eficaz contra lagartas e plantas daninhas que está ajudando os agricultores brasileiros a produzirem mais soja com menos impacto ambiental.

“A variedade utilizada na propriedade foi a Brasmax Exata i2x. Com o manejo adequado e o plantio realizado no momento ideal, a produção saltou de 74 sacas por hectare para impressionantes 123 sacas por hectare. O uso da cultivar em conjunto com a irrigação por pivô também trouxe resultados significativos no controle de nematoides”, esclarece Ramadam.

Para o gerente de sementes da Coopercitrus, Paulo Oficiatti, o grande desafio do produtor rural é buscar alta performance na produtividade de grãos. “O protocolo desenvolvido na propriedade focou em tecnologia associada à qualidade de sementes, que garantiram alto índice de produtividade. Fazer com que o cooperado cresça como um todo é o propósito da cooperativa. Por isso, estamos sempre nos equipando para conhecer a realidade de cada cooperado, conectando serviços às suas realidades”, complementa Oficiatti.

José Geraldo da Silveira Mello, vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, parabeniza o cooperado pela conquista e enfatiza que a cooperativa está comprometida em auxiliar o cooperado em todas as fases da produção. “Nosso cooperado conseguiu otimizar a fertilidade do solo por meio do Geofert, que mapeou toda a área. Combinado a um manejo eficaz, alcançou resultados notáveis e foi merecidamente reconhecido. Para a Coopercitrus é gratificante ver um cooperado que aproveita todas as ferramentas disponíveis e se torna uma referência nacional. Buscamos constantemente a inovação tecnológica e a geração de valor, sempre visando a melhor produtividade. O Mohamad é um grande produtor, mas queremos que os médios e pequenos produtores tenham a mesma oportunidade”, destaca Mello.

A trajetória de Mohamad e sua família na agricultura teve início em 1972, com o cultivo de arroz. Ao longo dos anos, expandiu-se para o plantio de laranja, cana-de-açúcar, seringueira e cereais. “Meu pai veio do Líbano e investiu na agricultura, enfrentando diversos desafios. Juntamente com meus irmãos, nós continuamos com esse espírito empreendedor e sempre dispostos a superar obstáculos. Através da parceria com a Coopercitrus, Bayer, Stoller e a consultoria APSI nós temos acesso a soluções que elevam a produtividade da soja, o que nos permitiu alcançar essa alta produtividade”, ressalta o cooperado.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais