A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional do Cooperativismo. O objetivo dessa declaração é destacar e reconhecer a importância das cooperativas para a construção de um mundo mais sustentável e inclusivo, especialmente na aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a Assembleia Geral da ONU enfatizou 2025 como um ano em que reconhecemos o impacto global das cooperativas na promoção do desenvolvimento sustentável, na busca por soluções inovadoras e na inclusão social. Essa iniciativa gera maior visibilidade ao modelo cooperativista, envolvendo comunidades, governos e instituições e promovendo o desenvolvimento econômico e social local e global.
No Brasil, os números do cooperativismo de produção agropecuária são superlativos. Dados recentes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) indicam a existência de 1.172 cooperativas de produção, as quais congregam 1,1 milhão de cooperados, geram 270 mil empregos, detêm R$ 310 bilhões em ativos e injetam anualmente R$ 30 bilhões em sobras na economia nacional, com forte impacto nas economias e comércios regionais.
São muitos os benefícios do cooperativismo para o produtor rural brasileiro. Destacamos três: o fortalecimento do poder de negociação dos produtores, tanto na aquisição de insumos quanto na garantia de valores justos na venda dos produtos; o fomento ao desenvolvimento econômico regional, uma vez que as cooperativas geram empregos diretos e indiretos e promovem o desenvolvimento econômico, social e educacional das comunidades urbanas e rurais onde atuam; e a promoção do acesso dos cooperados ao crédito, às tecnologias inovadoras, à assistência técnica qualificada e à capacitação dos seus cooperados e colaboradores.
Como toda organização, as cooperativas também demandam desenvolvimento constante. É importante que estejam atentas à profissionalização da gestão através da implementação e desenvolvimento dos sistemas e estruturas de governança e da formação de lideranças com capacidade decisória e visão estratégica. Além disso, as cooperativas devem promover o engajamento constante de seus associados através do fomento à participação ativa e do fortalecimento do compromisso coletivo. No mais, a expansão constante da oferta de produtos e serviços e a adoção de soluções tecnológicas deixaram de ser diferenciais; hoje, representam uma fatia importante das receitas. Tudo isso, claro, com olhar atento às demandas do mercado e foco em sustentabilidade.
É grande a importância das cooperativas de produção agropecuária para as comunidades em que estão inseridas, assim como para o país e para o mundo. Nesse sentido, acerta a ONU ao destacar a importância dessas organizações, aumentando o alcance e a intensidade e destacando a importância dos ideais cooperativistas.