As cooperativas de produção agroindustriais possuem grande relevância no sistema cooperativo nacional e na produção agropecuária brasileira. Dados recentes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) indicam a existência de 1.172 cooperativas desse segmento no país, as quais congregam 1,1 milhão de cooperados e geram 270 mil empregos diretos. São números robustos, que reforçam a importância das sociedades cooperativas para o desenvolvimento da economia nacional.
No que concerne à inovação no campo e à aplicação de tecnologia, as cooperativas de produção agroindustrial desempenham papel fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Tecnologias relacionadas à agricultura de precisão, à automação de processos e à implementação de plataformas e processos de gestão digital são disponibilizadas e implementadas com o apoio técnico, financeiro e operacional de sociedades cooperativas de produção.
Dadas as características inerentes ao cooperativismo, dentre as quais, formação de associados e interesse pela comunidade, as cooperativas também cumprem importante papel ao diminuir as barreiras tecnológicas impostas aos pequenos e médios produtores rurais. Por meio de capacitação técnica e financiamento para aquisição de novas máquinas e ferramentas, as cooperativas possibilitam a difusão de tecnologia entre cooperados que, sozinhos, não teriam escala ou capacidade de acesso às últimas inovações do campo.
Esse trabalho realizado pelas cooperativas de produção junto aos seus associados possibilita um ciclo virtuoso para o agronegócio nacional. Os produtores rurais obtêm acesso às ferramentas mais modernas e tecnológicas, possibilitando ganhos de produtividade e diluição de custos de produção. Com produtos mais competitivos, os produtores obtêm maiores receitas, o que gera impactos para a comunidade e para as cooperativas locais.
Há variados exemplos de iniciativas de sucesso realizadas por cooperativas de produção agroindustrial. A Coopercitrus disponibiliza aos seus associados toda a estrutura para utilização de drones na produção agrícola, desde as condições facilitadas de aquisição até o treinamento dos cooperados e a manutenção dos aparelhos. Como se sabe, a utilização de drones permite redução de custos de produção e ganhos de eficiência no plantio e manutenção de pomares e lavouras. Sem tais iniciativas, muitos cooperados estavam inviabilizados financeira e operacionalmente de operar com drones em suas propriedades rurais.
Vale destacar que o cenário ainda é desafiador no campo quando se fala em tecnologia, especialmente em função de limitações de mão de obra capacitada e infraestrutura deficitária de comunicação. Contudo, as cooperativas de produção têm realizado um importante papel de difusão de iniciativas modernas Brasil afora, aproximando cooperados das tecnologias mais avançadas do mundo.






