EDITORIAS

Programa de estágio jovem cooperado prepara sucessores para o futuro do campo

Atividades práticas aproximam universitários do dia a dia da cooperativa e fortalecem sucessão familiar no campo.

De 7 a 31 de julho, a Coopercitrus abriu as portas para 11 jovens universitários, que têm vínculo familiar com cooperados, na terceira edição do Programa de Estágio Jovem Cooperado. O programa oferece a oportunidade de aprendizado prático, aproximando os jovens da realidade do agronegócio.

Durante o estágio, os participantes tiveram uma imersão em diversas áreas da cooperativa, acompanhando o atendimento aos cooperados, a operação interna das lojas e realizando visitas a campo com consultores e especialistas. Na matriz, os jovens conheceram atividades de áreas como o Campo Digital, Irrigação, Departamento Técnico, Marketing e Nutrição Animal, entendendo como cada área contribui para o sucesso do produtor.

Para o presidente do Conselho de Administração, Matheus Marino, o programa responde a uma preocupação comum do produtor rural: quem vai dar continuidade ao negócio da família.

“Por meio do estágio, esses jovens conhecem técnicas agrícolas inovadoras, tecnologias e práticas que serão levadas para as propriedades de suas famílias. A maior dificuldade do agricultor hoje é garantir a continuidade do negócio; a cooperativa atua como uma escola, abrindo espaço para que os cooperados tragam seus descendentes para o campo”, afirma

Marino ressalta que o estágio vai muito além da teoria. “Aqui os jovens têm a chance de vivenciar a prática do dia a dia de diferentes tipos de agricultores, desde os que usam alta tecnologia até os que utilizam métodos mais tradicionais, de pequenas e grandes propriedades, com diversas culturas e maquinários. É uma escola a céu aberto que complementa a formação acadêmica.”

Ao final do programa, a expectativa é que os estagiários saiam mais engajados, proativos e dedicados, levando para suas carreiras e para as propriedades familiares um aprendizado que une inovação, técnica e tradição.

Por que isso importa para você, cooperado

Ao incentivar um filho, neto ou sobrinho a participar, o cooperado:

Estimula o aprendizado de práticas mais modernas e eficientes, que podem ser aplicadas na propriedade.Fortalece o vínculo da nova geração com o campo, garantindo continuidade e união.
Abre caminho para uma sucessão familiar planejada, onde o jovem já entende o negócio e o valor do cooperativismo.Garante que ele conheça, desde cedo, a rede de apoio técnico e comercial da Coopercitrus.

O que dizem os participantes

Luiz Neto, estudante de Economia, de São Sebastião do Paraíso, MG: “Essa experiência tem sido totalmente inovadora. Embora eu estude Economia e venha de uma família do agronegócio, principalmente na produção de café, percebi o quanto ainda tenho a aprender no campo. Essa vivência prática está agregando muito ao meu conhecimento. Minha família e eu estamos muito felizes com meu desenvolvimento, meu primeiro contato real com o trabalho no campo e a oportunidade de colocar a mão na massa.”

João Victor Delgado, estudante de Agronomia, de Bebedouro, SP: “Participei do programa Jovem Cooperado, fazendo estágio no setor de Marketing. É uma área muito abrangente. Eu nem imaginava quantas demandas o Marketing envolvia, desde a precificação dos produtos até a organização da Coopercitrus Expo, que é uma feira incrível. Tive a oportunidade de acompanhar os agrônomos em visitas a diferentes produtores, o que tem sido uma experiência extremamente enriquecedora. O conhecimento que estou adquirindo vai me ajudar muito na faculdade e no mercado de trabalho, onde certamente vou me destacar.”

Ana Paula de Oliveira, estudante de Agronomia, de Franca, SP: “Este é meu segundo estágio na Coopercitrus e posso afirmar que o aprendizado aqui é muito enriquecedor e fundamental para meu currículo. A faculdade oferece a base teórica, mas o estágio traz a vivência prática, mostrando como as coisas funcionam na realidade. Estou muito feliz com tudo que tenho aprendido e recomendo o estágio da Coopercitrus a todos que querem se desenvolver profissionalmente.”

Igor de Luca, estudante de Agronomia, de Franca, SP: “A minha experiência no estágio tem sido muito enriquecedora, principalmente porque, ao longo da minha graduação, venho me especializando em cafeicultura. Na filial de Franca, que é dedicada ao café, estou aprendendo bastante, conhecendo a equipe, atendendo produtores e compreendendo melhor a realidade e os desafios enfrentados por eles.”

João Fernando Gregorini, estudante de Agronomia, de Ituverava, SP: “Meu primeiro estágio na Coopercitrus foi muito enriquecedor. Pude conhecer a realidade de diferentes produtores e percebi a importância da cooperativa, seja no apoio técnico, na inovação ou em iniciativas como esta feira. Tenho uma visão otimista do agronegócio e recomendo muito a experiência de estagiar aqui: vale a pena, estamos juntos.”






ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais