EDITORIAS

Circuito Técnico de Soja compartilha informações e apresenta novas tecnologias

A Família Lelis abre as porteiras da fazenda Santa Helena, que se tornou uma referência em agricultura sustentável e de alta performance.

Com o propósito de apresentar aos produtores rurais novas cultivares, técnicas de manejo, tratamentos e tecnologias voltadas para a alta rentabilidade na produção de soja, a Coopercitrus deu início ao Circuito Técnico de Soja 2024. A abertura do circuito foi realizada em 24 de janeiro, na fazenda Santa Helena, da cooperada Maira Lelis, em Guaíra, SP.

O evento reuniu cooperados, parceiros, membros da diretoria da cooperativa, autoridades e lideranças políticas, promovendo a troca de conhecimentos entre os produtores, disseminando boas práticas e divulgando novas tecnologias que aumentem a produtividade em campo.

Maira Lelis e seu irmão José Eduardo apresentaram os resultados da fazenda Santa Helena, que se tornou um exemplo inspirador de manejo sustentável bem-sucedido. Os irmãos investem em técnicas de plantio direto, manejo de solo, tecnologias, novas cultivares e no mix de plantas de cobertura, resultando no aumento da produtividade da soja.

Os produtores rurais também investem em novas variedades de sementes com tecnologia Intacta 2 Xtend® (i2x), com apresentação de diferentes tecnologias e técnicas de manejo aplicadas.

O CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi, parabenizou o trabalho realizado na fazenda Santa Helena e ressaltou a importância de compartilhar conhecimento para que outros produtores rurais possam avançar com boas práticas sustentáveis. “É preciso ter humildade para acolher as pessoas e recebê-las e compartilhar o conhecimento. As pessoas querem se relacionar com pessoas humildes”, disse Degobbi, agradecendo os anfitriões.

Para o pesquisador e engenheiro agrônomo Ademir Calegari, a alta produtividade é uma somatória de várias ações de boas práticas e a fazenda Santa Helena é um exemplo disso. “Nós podemos ousar mais, a exemplo dessa família que aumentou a produtividade, baixou custos e diminuiu os insumos, respeitando a mãe natureza, praticando a agricultura regenerativa que busca melhorar o solo. A mensagem é que o exemplo dessa fazenda mostra que é possível ousar mais. Aqui, temos dificuldades e desafios como muitas regiões brasileiras, com janelas curtas de cultivo, solo pesado, temperatura elevada, mineração dos tecidos elevados, mas buscando informações como a família Lellis fez para a Santa Helena é possível, praticar uma agricultura em harmonia com a natureza”.

Semear para prosperar

Para a cooperada Maira Lelis, compartilhar conhecimento é semear sabedoria. “Queremos dividir a nossa semente com os vizinhos para que todos tenham a mesma colheita e a mesma fatura que tivemos. O que estamos fazendo aqui é semear uma boa semente, compartilhando conhecimento e é necessário ter humildade para partilhar. Nós juntos vamos fazer uma nova história do agro, mais sustentável com agricultura regenerativa e através desse cuidar ter produções maiores”, ressalta.

Nesta jornada, José Eduardo Lelis destaca que a parceria com o suporte técnico da Coopercitrus foi fundamental para que a família quebrasse novos paradigmas e investisse em novos cultivares para construir uma referência. “Hoje, os quatro maiores desafios que temos são a segurança alimentar, segurança energética, mudança climática e desigualdade social e só mudamos isso dentro do agro – é isso que queremos fazer”.

Os eventos do Circuito Técnico de Soja foram organizados pela equipe técnica da cooperativa e da família Lelis e contaram com a parceria da Bayer, Intacta 2X, Syngenta, Grupo Vittia, Stoller, Gênica, ICL, Sementes Estrelas, Jotabasso, Di Solo, Mongel e Monsoy. Para atender plenamente os produtores do grão, a Coopercitrus oferece a mais completa estrutura, desde o planejamento de plantio até a comercialização da produção. Além de toda a linha de sementes, defensivos e fertilizantes, a cooperativa fornece máquinas, implementos e serviços de tecnologia para melhorar a produtividade. Possui ainda um time de especialistas para orientar os cooperados na escolha das tecnologias mais viáveis para a sua realidade. Também recebe a produção dos cooperados em silos e armazéns próprios.

Autoridades prestigiam circuito

O Circuito Técnico de Soja reuniu cooperados, parceiros, membros da diretoria da cooperativa, autoridades e lideranças políticas.

“Somos campeões mundiais no plantio direto e queremos ser reconhecidos pelo sequestro de carbono que fazemos na atmosfera. O agricultor brasileiro não é vilão do meio ambiente, é campeão da defesa do meio ambiente. Ninguém ama mais a terra, a fauna, a flora e os rios do que o produtor, que precisa disso para cuidar da sua propriedade. Que o exemplo da fazenda Santa Helena vá adiante e que a Coopercitrus o leve e seja conhecido no Brasil. Isso pode significar e aprofundar o orgulho que temos de uma agricultura regenerativa, que cuida do solo, preserva a natureza e aumenta a produtividade”.
Arnaldo Jardim, deputado federal.  “As práticas inovadoras agrícolas contribuem para o agronegócio, demonstrando o empenho dos empreendedores do campo elevando a importância do agro. Sabemos que o agro é crucial para a economia do estado, gerando empregos, renda e também contribuindo de uma forma sustentável para o desenvolvimento da nossa região. Na qualidade de deputada estadual trago toda energia e força para lutarmos e também como experiência de delegada para fortalecer a segurança no campo ampliando iniciativa como a patrulha rural”.
Graciela Ambrósio, deputada estadual.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais