A Coopercitrus está comprometida em acompanhar seus cooperados em cada etapa da jornada de produção, garantindo que os produtores de grãos tenham todo o suporte necessário para alcançar a melhor rentabilidade possível.
Suporte em Campo
Em campo, os cooperados contam com assistência na escolha das melhores variedades e sementes, além de planejamento e sistematização de plantio, técnicas de manejo eficiente e agricultura de precisão.
Para a hora da colheita a cooperativa oferece máquinas e implementos das melhores marcas, garantindo o melhor custo-benefício, além de peças de reposição. E, para dar suporte à comercialização, a Coopercitrus conta com um time de especialistas de mercado.
“Disponibilizamos aos cooperados informações diárias de preços e fundamentos, liquidez diária para café físico e garantia de recebimento”, destaca Raul Dorti, gerente de originação de café e grãos da Coopercitrus.
Pós-Colheita e Armazenagem
Após a colheita, a Coopercitrus continua a oferecer suporte, disponibilizando armazéns para o recebimento dos grãos e café, além de facilidades para rebeneficiamento, armazenagem e comercialização.
Uma equipe capacitada está pronta para ajudar a classificar e armazenar a produção da melhor forma.
A cooperativa conta com nove armazéns próprios com capacidade total para 900 mil sacas de 60 kg e armazéns de parceiros nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Além disso, a Coopercitrus tem parcerias estratégicas para oferecer serviços de estocagem em locais convenientes para os cooperados. As unidades de armazenamento estão localizadas em:
- São Paulo:
- Andradina
- Araçatuba
- Barretos
- Bebedouro
- Colina
- Santa Cruz das Palmeiras
- Votuporanga
- Minas Gerais:
- Araxá
- Cássia
- São Roque
Neles, os cooperados podem armazenar sua produção para comercializá-la no momento mais apropriado a fim de aproveitar as melhores condições de mercado e ampliar seus rendimentos.
Modalidades de Comercialização
Para facilitar as negociações dos produtores, a Coopercitrus trabalha com quatro modalidades de venda: fixação futura, spot, contrato a termo e barter. A modalidade barter é uma excelente alternativa para os cooperados trocarem sua produção futura por insumos, máquinas e serviços de tecnologias agrícolas, ajudando a gerenciar riscos e cobrir custos.
“Essa é uma excelente alternativa para o gerenciamento de riscos, permitindo ao produtor cobrir seus custos, evitar exposição à volatilidade do mercado e antecipar a visualização da rentabilidade de sua produção. Estaremos na Coopercitrus Expo fornecendo orientações sobre precificação e mercado de soja, milho e café, além de oferecer pacotes com insumos, defensivos, fertilizantes, máquinas e implementos para café e soja”, salienta Dorti.
Resultados e Garantias
Em 2023 a Coopercitrus alcançou a marca de 190 mil toneladas de soja, 55 mil toneladas de milho e 700 mil sacas de café transacionadas nas operações de barter e armazenagem.
Com esse suporte integral, a Coopercitrus reafirma seu compromisso com os cooperados, garantindo que suas safras de grãos estejam em boas mãos, oferecendo suporte integral para que eles possam focar no que fazem de melhor: produzir.