EDITORIAS

Coopercitrus fomenta práticas sustentáveis durante Semana do Meio Ambiente

Cooperativa envolve produtores rurais e comunidade em ações voltadas para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Em uma iniciativa que reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Coopercitrus realizou, de 5 a 9 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A programação diversificada teve como objetivo atualizar produtores rurais, colaboradores e a comunidade em relação a temas relevantes para o setor agrícola, além de envolver a população em vivências voltadas às práticas ambientais.

A abertura da Semana foi marcada por uma solenidade que reuniu diretores da Cooperativa, autoridades, parceiros, cooperados e representantes de empresas parceiras na Fundação Coopercitrus Credicitrus. Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Marino, apresentou uma palestra sobre economia verde e as oportunidades que a sustentabilidade oferece ao setor agropecuário.

“As tecnologias agrícolas atuais têm o potencial de gerar benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os agricultores. Ao reduzir os custos de produção, o uso de insumos e aumentar a produtividade, podemos utilizar melhor os recursos, como água e solos, e retirar carbono da atmosfera. O desafio é quebrar a ideia de que a sustentabilidade ambiental é um custo e mostrar que, na verdade, é um investimento que gera valor e renda”, enfatiza Marino.

Lucas Seren, prefeito da cidade de Bebedouro, celebra o convênio e ressalta a importância do cooperativismo no desenvolvimento da comunidade: “O poder público não consegue fazer nada sozinho. Para avançarmos, seja na saúde, na educação ou em questões ambientais, é necessário estabelecer boas parcerias para recuperar o que foi degradado. Já foi realizado um levantamento que constatou que o município possui aproximadamente 540 nascentes, e as primeiras a serem restauradas serão as que estão localizadas em propriedades mais próximas à zona urbana. Essas ações serão muito positivas, tanto para o meio ambiente quanto para a população”, ressalta.

Foco na restauração de nascentes

Ainda durante a abertura, a Fundação Coopercitrus Credicitrus e a Prefeitura de Bebedouro uniram forças para implementar o programa Cooper Nascente, com a assinatura de um convênio para estabelecer essa parceria voltada para a restauração das nascentes do município.

“Esta é a primeira vez que a Fundação Coopercitrus estabelece uma parceria com uma prefeitura para a restauração de nascentes. Temos grandes expectativas, especialmente em relação aos benefícios que isso trará para a população, proporcionando maior disponibilidade de água para toda a comunidade da região. Parte significativa do abastecimento de Bebedouro é proveniente de águas subterrâneas e, se conseguirmos aumentar o fluxo dessas nascentes, teremos mais água disponível para captação superficial e abastecimento da população”, destaca Boris Wiazowski, consultor de sustentabilidade da Coopercitrus.

“Além de aumentar a capacidade dos reservatórios de captação de água, essas nascentes desempenham um papel fundamental no equilíbrio hidrológico, fornecendo água doce e contribuindo significativamente para a biodiversidade local. Esse projeto tem um papel crucial na garantia do acesso à água potável para as comunidades”, ressalta Victor Ribeiro, subdiretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

Programação de eventos e palestras

Durante a semana foram ministrados cursos e especializações em parceria com empresas e instituições renomadas. No dia 6 de junho, foram realizados os cursos “Biológicos – Quem não usou, vai usar!”, em parceria com a Vittia, e “ESG no Agronegócio & Práticas de ESG em Pequenos Negócios Rurais”, em conjunto com o Sebrae.

Já no dia 7 de junho foram oferecidas palestras sobre “Agricultura regenerativa no manejo racional de insumos”, em parceria com a Vittia, e “Gestão e devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, em conjunto com o InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos).

No dia 13, os produtores participaram de capacitação sobre “Tecnologias para o saneamento rural” em parceria com a Embrapa.

Plantio de árvores sela compromisso com a comunidade

Além dos cursos e especializações, a Coopercitrus promoveu uma ação especial no dia 8 de junho: o plantio de 36 mudas de árvores nativas na praça do Jardim Talarico, em Bebedouro, SP, em parceria com a Prefeitura. A atividade contou com a participação de colaboradores da cooperativa, moradores e seus familiares, evidenciando a importância da preservação do meio ambiente.

O coordenador do setor de drones da Coopercitrus, Julio Rocha, levou toda a sua família para participar da atividade que contou com a participação de colaboradores da cooperativa e moradores convidados do local.

“É um prazer participar de uma iniciativa como essa, que permite integrar a família ao ambiente profissional, especialmente em uma ocasião tão importante como a questão ambiental. Apesar de atuar na área tecnológica, nenhum avanço tecnológico pode substituir o valor de uma árvore”.

Juliana Rocha, filha de Julio, também compartilhou sua experiência: “A ação foi muito interessante, e eu já tenho um contato próximo com o meio ambiente devido ao sítio do meu avô, que tem diversas plantações. É uma delícia passar o tempo lá”. Alcindo Beltrini, morador da cidade, participou ativamente do evento, trazendo sua própria muda de árvore. Ele enfatizou a importância da ação: “É uma iniciativa importante para a preservação do planeta”.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais