EDITORIAS

Coopercitrus reforça austeridade na gestão!

O ano de 2022 foi muito desafiador para todos nós. Apesar do cenário global, incluindo o desabastecimento de cadeias produtivas, guerra na Ucrânia e inflação e juros elevados, conseguimos reforçar nosso propósito de entregar resultados sustentáveis aos cooperados e à sociedade. O resultado de 2022 superou as expectativas, crescemos 19% em faturamento e em atendimento no campo.

Ouça este conteúdo no CooperCast

A Coopercitrus optou, há 10 anos atrás, pelo fortalecimento da austeridade na gestão. Instituiu uma governança corporativa com segregação de funções e políticas definidas. Conseguimos migrar para um sistema de gestão na plataforma global SAP, que traz segurança e controle das atividades executadas pela cooperativa, como a visão em tempo real do balancete e os resultados por segmento e loja. São poucas as cooperativas que migraram para o SAP, estamos na fase final de ajustes. Contamos com a paciência dos associados neste processo de transformação digital da cooperativa.

Ganhamos eficiência operacional. Em 2022 chegamos ao custo de 7% do faturamento, contra os 9% registrados em 2021. Quando optamos pela migração para um modelo profissional de gestão e governança corporativa, definimos uma série de regras de negócio que que direcionam o nosso dia a dia. Nosso time está preparado para seguir as políticas de gestão da cooperativa, mas mantemos o foco e a proximidade no atendimento ao associado para adaptação das soluções as diferentes realidades.  

A Coopercitrus integra o grupo seleto das cooperativas de produção que opera com executivos profissionais contratados e direcionados por um conselho de administração composto por produtores associados. Este modelo de gestão permite que nossa cooperativa tenha sustentação no médio e longo prazo.

Ainda temos um “caminho a ser pavimentado”, como a reformulação e revitalização de algumas lojas, melhorias na administração e disponibilidade de produtos e alinhamento de condições comerciais com o mercado. Em 2023, nosso foco será fortalecer e aprimorar nossos produtos e serviços para assistir nossos cooperados. Ser grande e relevante é fundamental para negociação de condições diferenciadas juntos aos nossos parceiros fornecedores.

Nosso time precisa fazer a diferença! Instituímos uma visão estratégia na gestão de pessoas, com atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Mapeamos as competências essenciais necessárias para o trabalho no dia a dia na cooperativa, estamos avaliando individualmente cada profissional para estruturação de um plano de desenvolvimento personalizado.

Entendemos que ainda enfrentaremos desafios no cenário econômico. Mas estamos otimistas. Continuaremos empenhados em atender as necessidades dos produtores rurais para auxiliá-los na produção com qualidade, sustentabilidade e eficiência. Juntos, cresceremos como um todo.

Matheus Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais