Em visita à fazenda Santa Irene, em Bebedouro, estudantes conhecem o processo de recuperação de minas de água.
A água é item essencial para todos os seres vivos. Sua importância é tão grande que, desde 1992, o dia 22 de março foi escolhido como Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, a Coopercitrus preparou uma aula diferente para os alunos da escola João Pereira Pinho, de Bebedouro, SP.
Um grupo de 50 estudantes visitou a Fazenda Santa Irene, mantida pela Fundação da Abílio Alves Marques, em Bebedouro, SP, para conhecer na prática o projeto Cooper Nascentes. Na primeira parada, os alunos viram como é feito o processo de recuperação de uma mina e, na segunda etapa, conheceram uma nascente já restaurada.
“Levamos o conceito da preservação do meio ambiente para os alunos de um jeito diferente. Eles tiveram a oportunidade de entender a importância da conservação de uma nascente, seu papel dentro de um ciclo hidrológico, da microbacia hidrográfica e bacia hidrográfica”, explica o consultor de sustentabilidade da cooperativa, Boris Wiazowski.
Satisfeita com o projeto, a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro, Mariluci Padovan Contro, ressalta a importância de aliar a teoria à prática no processo de ensino aprendizagem. “O nosso planeta é conhecido como planeta água, mas apenas 3% é de água doce e 12% dessa água está no Brasil, portanto, temos muita responsabilidade para cuidar. No Dia Mundial da Água é um ato importante os alunos conhecerem uma nascente. Eles veem a água chegando em suas casas, mas muitos não sabem de onde essa água vem”, explica a coordenadora pedagógica.
Para o membro do Conselho da Fundação Abílio Alves Marques, Agostinho Mário Boggio, o evento foi uma oportunidade para disseminar informações verdadeiras aos alunos. “Circulam muitas informações negativas sobre o agro, mas a agricultura tem muito mais aspectos positivos do que negativos. A Fundação Abílio Alves Marques agradece a oportunidade de apresentar aos alunos as atividades realizadas aqui. Acredito que muitos desses alunos nunca tinham visitado uma fazenda. Mostramos a importância da preservação ambiental, através da recuperação das minas, um serviço que gera benefícios para a propriedade e para o meio ambiente”, enfatiza.
Educação: a base para a transformação
O estudante Matheus Kaleb Sbrolin afirma que a ação agregou novos aprendizados: “Agradecemos a oportunidade de aprender sobre a importância de cuidar. O planeta é feito de água e sem água não vivemos, porque metade do nosso corpo é composto de água. Eu nunca tinha visto água saindo de uma nascente e tudo foi explicado”.
A experiência também foi apreciada pela aluna Helena Souza dos Santos: “Achei muito interessante a água saindo do chão. Provavelmente, quando crescermos vamos aprender mais e multiplicar esse conhecimento, pois sem água a gente não consegue viver, os animais não vivem, as plantas não nascem e os frutos não brotam”.
Projeto Cooper Nascentes
Fortalecendo as políticas de sustentabilidade dentro das propriedades rurais, a Fundação Coopercitrus Credicitrus, em parceria com outras iniciativas, desenvolve o projeto Cooper Nascentes. O projeto tem como foco a preservação e recuperação de nascentes em propriedades rurais. Como resultado, a iniciativa aumenta a capacidade hídrica e disponibilidade de água nas propriedades e nas comunidades do entorno, e reduz riscos relacionados à escassez hídrica, à desertificação e à redução da biodiversidade.
Desde o início do projeto, em 2020, foram recuperadas 434 nascentes, o que representa aproximadamente 3 milhões de litros de água a mais por dia, ajudando de forma efetiva no aumento de disponibilidade de água na propriedade rural e nas comunidades do entorno. Entre outras ações para incentivar o uso racional da água em propriedades rurais, a Coopercitrus oferece aos produtores rurais assistência técnica para que introduzam no campo projetos de irrigação inteligentes. Todas as soluções contemplam as outorgas necessárias para implantação e incluem o acompanhamento dos sistemas para promover os melhores resultados.