CULTURAS

Dia de Tecnologia em Cana-de-Açúcar impulsiona a produtividade

As inovações tecnológicas na produção de cana-de-açúcar avançam constantemente. São variedades mais vigorosas e tolerantes, defensivos mais eficientes e protocolos mais assertivos. Para manter os cooperados e seu time técnico atualizado sobre os avanços tecnológicos no setor canavieiro, a Coopercitrus, através da Fundação Coopercitrus Credicitrus, promoveu nos dias 24 e 25 de outubro o Dia de Tecnologia em Cana-de-Açúcar em parceria com empresas líderes do setor.

O evento reuniu produtores rurais de diferentes regiões, além de engenheiros agrônomos e profissionais do setor que puderam conhecer as principais novidades no manejo da cana-de-açúcar em um ambiente propício para a troca de conhecimentos, favorecendo o networking e a interação com especialistas e colegas do setor.

“A dinâmica no cultivo da cana-de-açúcar é muito grande, com o surgimento de novas tecnologias e reposicionamento de produtos. Muitos produtores ainda têm manejos desatualizados que talvez já não funcionem tão bem. Neste evento nós apresentamos o que o mercado tem de mais atual para a produção canavieira”, explica o responsável técnico da Fundação, Marcelo Henrique Bassi.

No primeiro dia do evento as empresas ICL, Mosaic, Stoller, Timac Agro e Yara apresentaram tecnologias para nutrição de plantas, enquanto o segundo dia focou na proteção de cultivos, com as inovações da Adama, UPL, Bayer, Corteva, FMC, Ihara, Nortox, Ourofino, Syngenta e Basf.

O evento contou com dois momentos. No auditório, cada empresa apresentou seu pacote de tecnologia, principais novidades para o manejo e o posicionamento técnico. Em seguida, no campo, os participantes conferiram os resultados práticos e a validação das tecnologias em condições reais.

“O grande objetivo da Fundação é ser geradora de conteúdo para o agro, disseminando informações confiáveis para que os produtores possam produzir mais e melhor. Cada produtor tem uma necessidade diferente, uns com problemas de fitossanidade, outros com manejo. E os participantes puderam observar a performance desses produtos e o resultado prático no campo”, explica Bassi.

O gerente regional da Coopercitrus, Bruno Ducatti, salienta que a ação foi uma importante oportunidade para os participantes conhecerem e discutirem soluções para a nutrição e proteção da cana-de-açúcar: “O nosso maior intuito é atender o produtor com conhecimento técnico em todas as etapas de produção. Trazê-los para a Fundação, tirar dúvidas, debater técnicas e mostrar na prática como as tecnologias funcionam foi uma boa oportunidade para os participantes conhecerem o que é mais eficiente no campo”.

Com o Dia de Tecnologia em Cana-de-Açúcar, a Coopercitrus reforça seu compromisso em fomentar a troca de informações e conhecimento entre seus cooperados, além de promover a adoção de boas práticas e novas tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Conhecendo as melhores práticas e os tratamentos mais adequados

“Considero importante participar, pois as tecnologias mudam muito e temos que acompanhar essas mudanças. Às vezes são produtos semelhantes, mas com posicionamento diferente. A cada dia surgem novos produtos e temos que nos atualizar sempre. O evento foi muito bacana e atendeu às minhas necessidades, pois estou cotando preços de foliares e debatemos muito sobre o assunto”, afirma Aline Bossolani, produtora de cana e pecuária de Bebedouro (SP).

“Eu precisava expandir o conhecimento. Sou funcionário aposentado da Petrobrás e me tornei produtor por uma necessidade que aconteceu na família. Queria conhecer mais produtos e o evento foi uma oportunidade de aprimorar o conhecimento para obter melhor resultado na lavoura. O conhecimento é essencial para reduzir os custos, produzir mais e com mais eficiência para podermos sobreviver na atividade. Aprendi a importância de utilizar os micronutrientes. Às vezes, muitos problemas que enfrentamos no campo surgem por falta de conhecimento, pois já existem soluções. Tem muita coisa interessante que dá para aplicar na lavoura e vamos colocar em prática”, ressalta Sidney Mamede Alcantara, produtor de cana-de-açúcar de Aguaí (SP).

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais