Do alto, o drone cumpre diferentes funções e ajuda o produtor rural a alcançar a máxima precisão na lavoura.
O DJI Agras T40 já está presente no Ecossistema Campo Digital à disposição dos cooperados da Coopercitrus. Equipado com tanque de pulverização de 40 litros, esse drone aumenta a faixa da pulverização para 11 metros e rendimento de pulverização do campo para 21,3 ha/hora. Em termos de capacidade, o T40 tem capacidade para maiores cargas, de até 50 kg.
A aeronave possui sistema duplo de pulverização atomizada, radar de matriz faseada ativo e visão binocular, o que faz com que o drone suporte várias missões, desde levantamento, mapeamento, até pulverização e dispersão, ajudando o produtor alcançar a máxima precisão nas operações agrícolas.
O superintendente de tecnologia da Coopercitrus, Tiago Aleixo, ressalta que a tecnologia ajuda o pequeno e o médio produtor rural a conquistarem maior competitividade no mercado: “O agricultor consegue realizar todo o ciclo de cultivo com todas as proteções, desde o manejo até o pós-colheita, com capacidade de operação em terrenos complexos, como pomares em terrenos inclinados. Agora, é possível ter o mesmo rendimento operacional dos equipamentos terrestres e chegar em terrenos e em momentos que antes não era possível, como em período chuvoso, por exemplo”.
O gerente de tecnologia da Coopercitrus, Fernando Camarim, destaca a autonomia e versatilidade. “Ele consegue pulverizar 2,6 hectares por bateria. Ele ainda permite trocar o tanque de líquido para sólido, possibilitando aplicação de sementes, insumos biológicos e fertilizantes sólidos”, explica.
Tecnologias acessíveis ao cooperado
Com objetivo de tornar as novas tecnologias mais acessíveis aos cooperados, a Coopercitrus oferece uma completa estrutura para apoiar os produtores antes, durante e após a compra das tecnologias, além de prestar diversos serviços de agricultura de precisão.
A cooperativa conta com um time especializado para orientar os cooperados em relação à escolha das tecnologias mais viáveis para a sua realidade, além de oferecer suporte, treinamento e assistência técnica pós-venda.
A entrega técnica é realizada diretamente na propriedade dos cooperados, por uma equipe que oferece todas as orientações de uso e cuidados com o equipamento. A cooperativa também oferece assistência técnica e conta com modernas oficinas para manutenção, tudo para garantir o perfeito funcionamento das tecnologias.
Coopercitrus lança Agras T40 no Brasil
A Fundação Coopercitrus foi o palco do lançamento do drone DJI Agras T40 no Brasil. O evento aconteceu no dia 26 de janeiro, reunindo parceiros, cooperados, dirigentes e equipe da Coopercitrus para conferir em detalhes a tecnologia que está revolucionando a agricultura.
Na ocasião, o CEO da Coopercitrus reforçou o pioneirismo da cooperativa no apoio à agricultura digital. “A Coopercitrus atua desde o início na validação das tecnologias, para trazer soluções que realmente agreguem valor ao produtor. Foi assim que desenvolvemos a plataforma Campo Digital. É uma área digital, mas tem terra, vai para o campo, não fica somente no escritório. Por mais que a tecnologia avance, ao longo de todo o processo, precisamos de gente. Em agricultura, quando se fala em solução digital, tem que pensar em aplicação, em equipamento e em solução que melhore o processo para agregar valor à produção” afirmou.
O lançamento contou com exposições de tecnologias e diversas palestras sobre temas variados relacionados à agricultura de precisão, como legislação, soluções de mapeamento de áreas e insumos compatíveis com pulverização aérea.
Consórcio garante a compra planejada
Para facilitar a aquisição dos novos Drones, o Consórcio Coopercitrus é uma forma de compra programada da tecnologia, com as melhores condições no mercado. Um dos grandes diferenciais desta ferramenta é que, nos primeiros 24 meses, a Coopercitrus irá contemplar 20 cooperados por mês (sorteios e lances livres), com contemplação garantida de máquinas, implementos, piloto automático e drone.
DEPOIMENTOS
Com a palavra, os produtores
“O evento foi importante para sanar as dúvidas e eu consegui pensar, analisar e fazer contas. É um negócio que compra ou não. No meu caso, devo comprar”.
Maico Vieira Rodrigues, cooperado de Birigui, SP.
“Já utilizo a prestação de serviços da tecnologia do Agras T10 e conforme a tecnologia vai se aprimorando vamos em busca das inovações para ganhar tempo e eficiência no campo”.
Edvaldo Santos Barbosa Junior, cooperado de Itumbiara, GO.
“Tivemos 15 dias de muita chuva e em muitas lavouras o produtor não conseguiu aplicar os insumos por conta do solo úmido. Com o drone é possível chegar nessas áreas sem pisotear a cultura”.
João Carlos Martins, cooperado de Ibitiúva, SP.
“Gostei bastante do que vi, a tecnologia é importante para avançar no campo”.
Rogério Chaves Diniz, produtor rural de Monte Alegre de Minas, MG.
Confira os principais diferenciais do Agras T40
- Aspersor centrífugo atomizado duplo: cria gotículas de tamanho uniforme e evita entupimento.
- Ao fechar os braços reduz seu tamanho em 72% facilitando o transporte.
- Troca do tanque em 30 segundos sem desmontagem.
- Carregamento rápido: entre 9 e 12 minutos.
- Pode ser usado para dispensar líquidos, sólidos e sementes.
- Câmera ultra HD de 12 megapixels com ângulos de estabilizador ajustáveis.
- Visão binocular que gera mapas tridimensionais maximizando o planejamento de rotas.
Controle remoto com tela de alta definição com transmissão de imagem HD, processador octacore, mapeia 6,67 hectares de terras agrícolas em 10 minutos.