EDITORIAS

Estudantes internacionais exploram a força do agro brasileiro em projetos da Coopercitrus

Visita técnica integra programa global de formação em agronegócio e impressiona alunos com inovação e sustentabilidade no campo.

Com foco no aprofundamento da compreensão sobre a relevância do agronegócio brasileiro no cenário global, um grupo formado por 13 estudantes estrangeiros do curso de especialização Food and Agribusiness Management, da Audencia Business School (França), realizou no dia 28 de abril uma visita técnica à Fábrica de Ração Animal da Coopercitrus, em Colina (SP), à Fundação Coopercitrus Credicitrus e à Fazenda Trindade, ambas em Bebedouro (SP).

A atividade integra o módulo Brazilian Agribusiness Overview, de responsabilidade operacional Roseli Azevedo (Coordenadora do International Office da FECAP), dentro do programa internacional que oferece dupla certificação — Master of Science pela Audencia e MBA pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), parceira brasileira na iniciativa.

Durante as dez semanas de imersão no Brasil, os participantes, vindos do Brasil, França, Índia, Líbano e Estados Unidos percorrem empresas, centros de pesquisa e instituições de referência em tecnologia e produção agropecuária, vivenciando diferentes aspectos da cadeia produtiva.

Segundo Azevedo, as visitas de campo são essenciais para a formação dos alunos. “Permitem a conexão entre teoria e prática, revelando um Brasil altamente tecnológico no campo, com soluções como drones na pulverização e chips para rastreio de rebanhos”, afirma.

Na Fundação Coopercitrus Credicitrus, os alunos puderam conhecer projetos voltados à educação, preservação ambiental, inovação e difusão de tecnologias que fortalecem o agronegócio brasileiro, além de compreender como a formação de parcerias multissetoriais promove o desenvolvimento sustentável ao mobilizar e compartilhar conhecimento técnico e recursos para apoiar a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Fundação Coopercitrus Credicitrus conta com mais de 40 parceiros entre empresas privadas, públicas e do terceiro setor, comprometidas com a produtividade e prosperidade da agropecuária nacional.

Visita à Fábrica de Rações e ao Silo de Grãos

Em Colina (SP), os estudantes conheceram a Fábrica de Rações e o moderno Silo de Grãos da Coopercitrus. Lá, observaram de perto o processo de produção de rações balanceadas — desde a seleção e dosagem de matérias-primas até a expedição — e viram em operação os sistemas automatizados de limpeza, secagem e armazenagem de grãos, reforçando a importância da tecnologia para garantir qualidade e eficiência no campo.

Experiência na Fazenda Trindade, do Grupo CRO Agropecuária

A etapa final da visita aconteceu na Fazenda Trindade (581,5 ha), referência em inovação hídrica e agricultura sustentável. Com o apoio do programa Cooper Nascentes, da FCC, a propriedade já recuperou 16 nascentes — e outras quatro estão em processo de restauração, o que elevou em 40 % a vazão de água disponível para irrigação. “Esse trabalho transformou nossa realidade: passamos de uma safra anual a quase três safras por ano no pivô central, e agora também irradiamos o cultivo de citros irrigados”, relata Eder Carlos Cardozo, gerente agrícola do grupo CRO Agropecuária.

Graças ao aumento do fluxo (mais de 120 mil litros/dia) e à construção de três represas com capacidade total de 103 milhões de litros, hoje 80 ha recebem irrigação (20 ha por gotejamento e 60 ha por pivô), com meta de chegar a 150 ha. Na propriedade, os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática que tecnologia e preservação caminham lado a lado para impulsionar a produtividade, a rentabilidade e os impactos socioambientais do agronegócio A visita reforça junto aos alunos a importância de se investir em preservação ambiental. “Água é um ativo valioso, que valoriza a terra e garante segurança alimentar”, ressalta Bóris Alessandro Wiazowski, consultor de sustentabilidade da Coopercitrus.

Além da imersão no agronegócio brasileiro, no dia 29 de abril os estudantes também visitaram a Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo. Durante a visita, puderam conhecer de perto as inovações e tendências que estão transformando o setor, além de visitar o estande da Coopercitrus e acompanhar as soluções apresentadas pela cooperativa.

Parceria Internacional

A Audencia, com unidades em Nantes e Paris, está entre as sete principais escolas de negócios da França e integra o seleto grupo de 1% das instituições do mundo com as três principais acreditações internacionais: EQUIS, AACSB e AMBA. Já a FECAP, com mais de 120 anos de história, é referência nacional em ensino superior com foco em gestão e inovação.

Além da troca de experiências técnicas, o programa promove o encontro entre diferentes culturas e perspectivas, ampliando a compreensão dos desafios e das oportunidades do setor. Para as empresas e instituições visitadas, a presença de jovens profissionais de diversas nacionalidades reforça o protagonismo do Brasil no agronegócio mundial.

Experiências que cruzam fronteiras

Alunos internacionais do curso de especialização em Food and Agribusiness Management compartilharam suas impressões e experiências após a visita técnica à Fundação Coopercitrus Credicitrus. Encantados com o nível de inovação, sustentabilidade e apoio ao cooperativismo no agronegócio brasileiro, os estudantes destacaram o impacto da atividade no aprofundamento do aprendizado prático sobre o setor.

“Aqui no Brasil é muito legal, as pessoas são muito amigáveis. Tenho muitos amigos aqui e, embora os dias passem rápido, estou muito feliz por estar em São Paulo. Gostei muito da visita ao campo, porque a agricultura aqui é muito diversa em comparação com outros países. A prática e a teoria estão muito próximas e se conectam. Isso é algo que considero muito útil para o futuro, principalmente para criar algo novo, como uma empresa, e pensar em como adaptar essas tecnologias em países como a Índia. Cada ponto da experiência é novo para mim, porque tudo aqui é diferente do meu país. Gosto muito do Brasil e quero ficar mais tempo aqui” Vishnu Mali, Índia

“Já estou no Brasil há quase dois meses e estava até comentando com a minha namorada como o Brasil é, de verdade, um país mágico na agricultura. E agora, aqui na fazenda, pude ver toda a força da natureza. Fiquei muito feliz com essa experiência”. Ethan Ragins, Estados Unidos.

Os estudantes integram o curso de especialização em Food and Agribusiness Management, oferecido pela Audencia Business School, uma instituição francesa com campus em Nantes e Paris, em parceria com a FECAP, de São Paulo. Essa parceria proporciona um Double Degree entre duas escolas de negócios localizadas em países líderes do agronegócio: um Master of Science pela Audencia, na França, e um MBA pela FECAP, no Brasil. Coordenado por Corinne Lamour, na França, e por José Luiz Tejon, no Brasil, o curso é focado na gestão do agronegócio.

Esse grupo veio ao Brasil para um período de três meses de estudos com foco no agronegócio brasileiro. São 13 alunos representando cinco países: Brasil, França, Índia, Líbano e Estados Unidos. Essa diversidade e a vivência prática no Brasil tornam essa experiência única e extremamente enriquecedora para todos nós.” Priscila Lacerda, Analista de Projetos Educacionais pela Audencia.


ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais