EDITORIAS

Fundação Coopercitrus Credicitrus: vitrine de difusão de tecnologias para o agro

A Fundação Coopercitrus Credicitrus disponibiliza áreas e estruturas para diversas empresas parceiras realizarem demonstração de tecnologias de campo, com foco na validação de produtos e no desenvolvimento da agricultura.

A Fundação Coopercitrus Credicitrus é um importante centro de conexão entre a pesquisa agrícola e a prática no campo, com o objetivo de impulsionar uma agricultura mais sustentável e rentável. Sediada em Bebedouro, SP, a Fundação desempenha um papel fundamental ao disponibilizar áreas e estruturas para empresas parceiras realizarem demonstrações de tecnologias de campo.

O que torna a Fundação tão essencial para os produtores rurais é o seu compromisso com três pilares fundamentais: educacional, ambiental e social. Dentro do pilar pesquisa, são oferecidos espaços para empresas e instituições parceiras realizarem experimentos de campo.

Em uma fazenda de 112 hectares são conduzidas diversas áreas de pesquisa e de demonstração de tecnologia, algumas delas com área aproximada de 1 há que são destinadas as empresas fornecedoras com diversas culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, café, citros e sorgo.

Marcelo Henrique Bassi, responsável técnico da Fundação, destaca a importância dos “plots” como campos de demonstração que permitem às empresas mostrarem suas soluções, enquanto proporcionam aos produtores rurais a oportunidade de comparar diferentes protocolos para o manejo da lavoura. “Os plots representam condições reais, como se fosse na fazenda desses produtores, e permitem a validação de novas tecnologias e protocolos de manejo”, explica.

Os produtores rurais podem visitar os plots e comparar, em uma mesma área, diferentes soluções para o manejo das lavouras. Atualmente 16 empresas líderes do mercado estão envolvidas nos experimentos oferecendo uma variedade de soluções para os desafios enfrentados pelos agricultores. são elas: Adama, Basf, Bayer, Corteva, FMC, Ihara, ICL, Mosaic, Nortox, Ouro Fino, Stoller, Syngenta, Timac Agro, UPL, Vittia e Yara.

A Fundação oferece uma completa estrutura física e pessoal para acolher e desenvolver todas as atividades, em ambiente propício para aproximar a ciência da prática e conduzir os experimentos.

Há ainda uma área dedicada para apresentação de diferentes variedades de soja e de pastagem, além de um projeto para demonstração do sistema de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF). “As empresas definem suas estratégias e seus alvos se querem trabalhar com doenças, pragas, manejo e a Fundação executa esses protocolos. Atualmente, os campos que estão em desenvolvimento são soluções para nutrição de solo, nutrição de plantas e folhas, produtos biológicos, fungicidas, inseticidas e herbicidas”, complementa Bassi.

A novidade é que a Fundação está contratando um pesquisador para atuar na área dos plots, com objetivo de conduzir pesquisas científicas e atuar na validação de protocolos de produtos, representando uma contribuição substancial aos trabalhos realizados.

Parceria com a Embrapa

A Fundação também mantém parceria com a Embrapa na condução de diversas pesquisas que visam à sustentabilidade e aumento da competitividade da citricultura. Com essa parceria, a citricultura ganhou três novos materiais importantes, duas variedades de laranja e uma de limão Tahiti.

“As variedades desenvolvidas performam melhor e tem uma melhor tolerância ao greening. Em março as mudas de porta-enxerto ficam prontas e vamos montar duas vitrines, apresentando 10 diferentes porta-enxertos de laranja pera-rio e 10 porta-enxertos de limão-taiti. Neste dia, pretendemos fazer uma parceria com a Coperfam e com viveiristas para que o agricultor possa fazer o meeting e escolher a melhor variedade”.

Eventos e treinamentos

Para aproximar ainda mais os produtores rurais das tecnologias disponíveis, a Fundação realiza eventos como Dias de Campo e treinamentos técnicos, onde diferentes soluções são apresentadas e os agricultores têm a oportunidade de avaliar e comparar as opções disponíveis. “O agricultor encontra um trabalho que é feito com credibilidade da instituição e com isenção com qualquer tipo de marca”, salienta Bassi.

Educação que fortalece o campo

Um dos compromissos da Fundação Coopercitrus Credicitrus é capacitar os profissionais para atuarem no agronegócio. Para isso, mantém importantes parcerias para promover cursos e sediar eventos voltados para a educação. Os destaques são as parcerias com o Centro Paula Souza, para a realização do Curso Superior em Big Data para o Agronegócio pela Fatec e Técnico em Agronegócio pela Etec. 

A Fundação mantém parceria com o SEBRAE e p Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com quem mantém uma agenda ativa de cursos. Em seu espaço, acontecem ainda treinamentos variados, como Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota, que é obrigatório, exigido pelo MAPA para qualquer operador de drone agrícola.

De portas abertas

A Fundação Coopercitrus Credicitrus está aberta para a visita de produtores e de toda a comunidade, permitindo conhecer de perto diferentes tecnologias para condução de lavouras e ganhando mais assertividade nas tomadas de decisão em sua propriedade.

Programa-se

Confira a agenda de cursos gratuitos da Fundação Coopercitrus para o primeiro semestre de 2024. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Coopercitrus.

Estação Experimental de Araxá:
tecnologia de ponta para o cultivo de café

Para impulsionar o uso de tecnologias modernas e boas práticas na produção de café, a Coopercitrus mantém a Estação Experimental de Café em Araxá, MG. Em uma área de 5,5 hectares, a estação conta com uma estrutura completa e uma equipe especializada dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento das atividades cafeicultoras. Desse total, 3,55 hectares são destinados à lavoura, cercados por áreas de preservação ambiental.

Atualmente, a Estação Experimental conta com a parceria de 15 empresas que fazem uso de microáreas segmentadas para a condução de experimentos de campo, focando na validação e na demonstração de suas tecnologias na variedade catuaí 144 arábica. Entre essas empresas estão Basf, Bayer, Corteva, FMC, ICL, Mosaic, Multi Tecnica, Stoller, Syngenta, Terra de Cultivo, Timac, UPL, Yara, Yoorin e Ihara. S Coopercitrus gerencia duas áreas, onde nove cultivares distintas de café são estudadas, proporcionando aos cooperados um amplo conhecimento sobre as diferentes variedades disponíveis.

O engenheiro agrônomo e consultor especialista em café, Francisco Correa Junior, responsável pelo polo de desenvolvimento tecnológico da Estação, explixa que “as áreas gerenciadas pela Coopercitrus possuem nove variedades de café com comportamentos distintos em produtividade e resistência a pragas. Isso oferece aos produtores a oportunidade única de analisar o desempenho de cada uma delas.” Correa também destaca que “os campos experimentais das empresas parceiras trabalham com a mesma variedade, permitindo explorar todo o potencial de seus produtos. Assim, os cooperados podem realizar comparações e conhecer diferentes protocolos para o cultivo de café, o que os auxilia a tomar decisões mais assertivas em suas propriedades”.

As pesquisas conduzidas na Estação Experimental têm como objetivo contribuir para o avanço do setor cafeeiro. Na estação acontecem treinamentos, capacitações e Dias de Campo, especialmente nos meses de abril e maio, quando o café está maduro e os produtores podem ver os resultados. Ao longo do ano, também recebem visitas de muitos produtores interessados em adquirir conhecimentos teóricos e práticos.

Correa ressalta ainda que as demonstrações de campo têm sido um sucesso entre os produtores: “Temos uma adesão muito boa por parte dos cooperados, que fazem questão de participar e conhecer as tecnologias em eventos e lançamentos de produtos, para tirar dúvidas e apresentar suas necessidades para o mercado”.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Venha conhecer A Estação Experimental de Café de Araxá fica aberta aos cooperados das 7h30 às 17h30. As visitas podem ser agendadas. Caso tenha interesse, fale com um consultor da Coopercitrus ou procure a unidade da cooperativa mais próxima de você.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais