EDITORIAS

Inovação na sucessão: Confinamento potencializa a resultados da família Gambarato Krastel

Com uma estrutura familiar bem organizada e apoio da Coopercitrus, a família GK introduziu a pecuária de confinamento, criando sinergia entre agricultura e pecuária em um modelo de gestão inovador e sustentável.

A trajetória da família Gambarato Krastel é marcada por experiência e inovação. Nelson Krastel, ao lado de sua esposa, Maria Teresa, herdou a paixão pelo campo do sogro, Luís Gambarato. Juntos, construíram uma história de trabalho e inovação que hoje é fortalecida pela atuação dos filhos. Enxergando o potencial dos filhos para modernizar e diversificar o negócio, ele implantou uma estrutura de sucessão familiar e incentivou cada um a contribuir com novas ideias. Uma dessas iniciativas veio de sua filha Beatriz, que, apaixonada por animais, propôs implantar um confinamento de gado de corte.

A iniciativa encontrou desafios no início, mas, com o suporte da Coopercitrus, tornou-se um sucesso. Agora a família planeja expandir ainda mais, destacando a sinergia entre agricultura e pecuária.

Ao longo dos anos o casal expandiu a estrutura da propriedade, pavimentando o caminho para a sucessão familiar. “Com o tempo, cada um dos meus filhos assumiu uma parte do negócio”, explica. O processo foi estruturado com consultoria, garantindo a todos responsabilidades definidas. Beatriz assumiu o armazém, o confinamento, a frente de cana de Canápolis e a granja de suínos; seu irmão, Neto, gerencia as áreas de Uberaba. “Quero que meus filhos cresçam no negócio com a mesma paixão que eu tive”, afirma Nelson.

A iniciativa do confinamento
Apaixonada por animais, Beatriz Gambarato Krastel sempre teve interesse na pecuária. Incentivada pelo marido, Rafael, ela propôs introduzir um confinamento na propriedade. O sistema foi planejado para aproveitar os subprodutos agrícolas, como os resíduos de milho e da soja, na nutrição do gado, e mais tarde o esterco do confinamento como adubo. “É uma sinergia que torna o processo sustentável,” diz Beatriz.

História e legado
A jornada da família Gambarato Krastel teve início com Luís Gambarato, agricultor dedicado e apaixonado, que transmitiu à filha Maria Teresa seu amor pela terra. Quando se casou com Nelson, ela o levou a assumir as operações agrícolas da família, e juntos iniciaram uma fase de crescimento e diversificação. “Aprendi muito com meu sogro e, com o tempo, fui trazendo novas ideias. Juntos, passamos a investir e a diversificar”, relembra Nelson.

No entanto, a falta de experiência em pecuária tornou o primeiro ciclo desafiador e o resultado inicial foi desanimador. “Pensamos em desistir quando os resultados não foram bons. Foi um choque”, relembra Beatriz. Foi então que a Coopercitrus entrou com seu suporte técnico. A Consultora Técnica Comercial      Natália Cardoso e o especialista em pecuária Victorhugo Torraca ajudaram a família a ajustar o manejo e otimizar a nutrição do gado. “Eles não só trouxeram soluções, mas também nos incentivaram a continuar,” diz Beatriz.

“O maior desafio foi tornar o confinamento rentável para a família. O confinamento se mostrou uma ótima estratégia para utilizar insumos próprios e resíduos do armazém, reduzindo custos e aumentando a eficiência do negócio. Quando chegamos, nosso objetivo foi maximizar os recursos locais.”, ressalta a CTC.

Ganho de peso e expansão
Com o suporte técnico da Coopercitrus, o confinamento da família Gambarato Krastel passou a registrar um ganho de peso médio de 1,8 kg por dia no gado, transformando o projeto em uma operação financeiramente viável e de alto retorno.

Torraca afirma que o sucesso da dieta vem da combinação de bons insumos, formulação adequada e da assistência técnica, acompanhando o ganho de peso de cada lote. “Fornecemos o núcleo da dieta, que é o Coperfos Confinamento Max, e formulamos as dietas, definindo a ordem de carregamento e os tratos diários, sempre em conjunto com a equipe da fazenda, os tratadores e o pessoal responsável pelo gado. Utilizar os resíduos e os insumos produzidos na própria fazenda permite uma arroba até 30% mais barata em comparação com produtores que compram no mercado.”, explica Torraca.

Após quatro ciclos bem-sucedidos, a família está pronta para dobrar a produção. De 600 cabeças, o objetivo agora é alcançar mil, com planos para expandir ainda mais. “A estrutura familiar e o apoio da Coopercitrus foram essenciais. Agora, o futuro parece promissor,” conclui Nelson.


Inovação e eficiência

O suporte técnico, os produtos de qualidade e o acompanhamento próximo fazem da Coopercitrus um parceiro essencial para o crescimento e a sustentabilidade da propriedade Gambarato Krastel.

  • Assistência especializada
    • Consultoria contínua em nutrição e manejo de gado realizada pela equipe de especialistas.Acompanhamento no campo, ajustando a dieta e otimizando o ganho de peso do rebanho.
    • Estratégias que integram agricultura e pecuária, gerando uma sinergia sustentável e economicamente vantajosa.
  • Formulação de dieta
    • Desenvolvimento de uma dieta balanceada que inclui o Coperfos Confinamento Max (núcleo mineral essencial).Utilização de insumos produzidos na fazenda, como silagem de milho, grão de milho e resíduos de armazém, reduzindo custos em até 30% em comparação com a compra de insumos no mercado.
    • Uso de DDG (grãos secos de destilaria), caroço de algodão e ureia pecuária para balancear a dieta e otimizar a eficiência alimentar.
  • Impacto real
    • Com o suporte da Coopercitrus, a família Gambarato Krastel alcançou um ganho de peso médio de 1,8 kg por dia por cabeça, transformando o confinamento em uma operação financeiramente viável e de alto retorno.

Assista na integra

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais