EDITORIAS

Liderança feminina fortalecendo o conselho da Coopercitrus

Produtora rural e membro do Conselho de Administração da Coopercitrus, Ivanilde compartilha sua trajetória e o impacto da gestão colaborativa no fortalecimento da cooperativa.

A Coopercitrus tem o compromisso de estar cada vez mais próxima dos cooperados, valorizando a experiência e o conhecimento de cada produtor para que o crescimento seja coletivo. No centro dessa missão está o Conselho Administrativo, composto por 12 produtores rurais cooperados que atuam em diversas áreas como produção de grãos, cana-de-açúcar, citros, pecuária e hortifrúti, todos com grande destaque em suas áreas.

Entre eles está Ivanilde Pinto Neto, de Barretos, SP, que traz uma importante perspectiva feminina para dentro da gestão.

Assista ao bate-papo completo com Ivanilde Pinto Neto no vídeo acima!


Desafios e superação no campo

Produtora de cana-de-açúcar e seringueira, ela conta que a gestão das suas propriedades não veio sem desafios. “Eu me casei em 1980 e, durante muitos anos, atuei na parte administrativa, nos bastidores. Mas, quando assumi a gestão total das fazendas, nos anos 2000, enfrentei muitos desafios, especialmente por ser um setor predominantemente masculino”, relembra.

Apesar das dificuldades, Ivanilde se reinventou e buscou conhecimento para superar as adversidades. “Participar de eventos e palestras foi essencial para que eu saísse da zona de conforto e enfrentasse os desafios de frente. Hoje, sou grata pelas oportunidades e por poder trazer essa experiência para o Conselho”, afirma.


Contribuições para o Conselho

Ivanilde acredita que seu papel no Conselho é trazer uma visão feminina, prática e objetiva das questões do dia a dia no campo. “Acredito que minha experiência de gestão e tomada rápida de decisões foram fatores que motivaram minha participação no Conselho. Posso contribuir com uma perspectiva baseada nas minhas vivências e na superação dos desafios que enfrentei”, diz a conselheira.

Marino complementa: “Dona Ivanilde traz uma visão pragmática e detalhista que enriquece as discussões. Quando ela relata suas dificuldades, estamos sempre atentos para ver como podemos melhorar o suporte da cooperativa aos cooperados e cooperadas”.

Ela diz que participar das reuniões lhe trouxe uma visão ampla sobre o papel da cooperativa. “É gratificante participar desse conselho que é uma referência, porque a Coopercitrus tem mais de quarenta mil cooperados e uma diretoria que é excepcional”, salienta.


O protagonismo feminino no agro

O papel das mulheres no agronegócio tem ganhado força e Ivanilde é um exemplo desse protagonismo crescente. Participante ativa de eventos do setor, ela destaca a importância de criar espaços para que as mulheres compartilhem suas experiências. “Quando estamos entre mulheres, conseguimos falar abertamente sobre nossas dificuldades e apoiar umas às outras. Muitas me perguntam como faço para gerir meu negócio ou enfrentar situações que exigem maior presença masculina. Eu sempre respondo: é preciso coragem e ousadia”.


Sucessão familiar e o futuro do negócio

Mãe de dois filhos, Suelen e Rodolfo, Ivanilde enfatiza que a sucessão familiar é uma preocupação constante para os produtores rurais. “Minha história de sucessão começou com meus pais, Valdemar e Anunciação, que me ensinaram muito sobre resiliência. O início foi muito difícil, mas sempre me guiei pelo legado que meu pai deixou. Já estou nesse processo há 24 anos e acredito que, com força e coragem, alcançaremos nossos objetivos. Hoje, tenho o privilégio de trabalhar ao lado da minha filha Suelen, que deixou sua carreira para se dedicar ao negócio familiar. Estamos construindo juntas o futuro da nossa propriedade e isso me enche de orgulho”, destaca Ivanilde.


Fortalecendo a Coopercitrus e o agro

Marino finaliza o bate-papo destacando a importância da participação de Ivanilde no Conselho: “Dona Ivanilde é um exemplo de liderança e resiliência, que faz a diferença em nosso negócio. Sua presença no Conselho inspira outras mulheres a se envolverem cada vez mais no setor e a contribuírem para transformar o agro. É uma honra tê-la conosco“.

Ivanilde conclui: “No Conselho, sempre buscamos ouvir as necessidades dos pequenos e médios produtores para garantir que suas vozes sejam ouvidas. Agradeço a oportunidade de ser parte desse time e de representar as mulheres no setor”.


Cada vez mais próxima dos cooperados

A Coopercitrus valoriza a diversidade e a experiência de cada cooperado, buscando fortalecer a integração entre todos. Continue acompanhando as próximas edições e conheça mais membros do Conselho e suas contribuições para o crescimento da cooperativa.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais