Com a crescente demanda e popularização dos drones entre os cooperados, a Coopercitrus está focando na venda e capacitação para operação desses equipamentos.
Para atender a crescente demanda de capacitação para o uso de drones na agricultura, a Coopercitrus abriu a segunda turma do curso de aplicação aeroagrícola remota (CAAR), realizado presencialmente de 17 a 21 de junho, em Primavera do Leste, Mato Grosso.
Paulo Estevão Bucci, consultor de tecnologia agrícola e coordenador do curso, elogia a dedicação dos alunos: “Embora a turma fosse pequena, com 10 pessoas, foi um curso muito bom, com alunos muito participativos. No final, todos elogiaram bastante a organização. Superou as expectativas”.
Rangel Consalter, engenheiro agrônomo e aluno do CAAR, destaca o diferencial do curso ser presencial: “É o único curso 100% presencial do CAAR. Foi muito bem organizado, com instrutores preocupados em garantir a absorção do conteúdo, alertando sobre os riscos da profissão e mostrando casos reais. A aula prática numa lavoura de verdade foi excepcional. Foi um curso sensacional, bem organizado, com professores cuidadosos e prestativos. Só tenho elogios”.
Grade Curricular do Curso de Aplicação Aeroagrícola Remota
Com duração de 34h45, a grade curricular inclui conhecimentos práticos e teóricos.
- Definições e apresentação dos RPAS
- Mercado e uso de drones na agricultura
- Legislação da ANAC com exercício final
- DECEA e MAPA (portaria 298 drone)
- Lei dos defensivos químicos, crimes ambientais e boas práticas
- Pragas, doenças, plantas daninhas e defensivos químicos
- Toxicologia, uso de EPI, Ecotoxicologia e contaminação ambiental
- Dinâmica com os EPIs
- Tecnologia de aplicação, teoria da gota e deriva
- Preparo de calda, carregamento, tríplice lavagem, descontaminação, fatores meteorológicos que influenciam nas aplicações
- Componentes de uma ARP de aplicação. Planejamento operacional e segurança. Calibração da ARP para aplicação
- Prática com o drone e calda, voo exercitando preparo de calda, preparo de solo, carregamento, tríplice lavagem, descontaminação e aquisição dos dados meteorológicos
- Revisão de matéria para a prova
- Avaliação.