Já abordamos em artigos anteriores a importância do ácaro branco para os limões de interesse comercial, tanto para consumo interno como para o a exportação, em separado. Passado algum tempo, tivemos a oportunidade de trabalhar com o limão Tahiti no Piauí, com a tangerina Verona, sem sementes e mais recentemente com o limão verdadeiro Siciliano. Em todos os 3 cítricos, o ácaro branco desempenha papel importante como praga chave para o MEP, Manejo Ecológico de Pragas, principalmente agora que as certificadoras ambientais estão mais atentas por questões de técnicas de produção de forma mais sustentável ecologicamente.
Polyphagotarsonemus latus. É o nome científico, muito apropriado, pois Polyphago… indica que ataca inúmeras espécies de plantas, e latus indica a cor branca, embora a fêmea seja cor amarelada. O nome em inglês é Citrus Broad Mite, Ácaro Amplo dos Citros, isso porque ocorre praticamente em todas as espécies de fruta cítrica. No caso, estamos tratando somente de tangerinas e limões (verdadeiro e limas ácidas), porque nestas assume status de “chave” para o MEP. É muito pequeno e precisa de lente de 10 aumento para enxergar, 0,17 mm e 0,14 mm de comprimento. Ciclo de vida é somente de 3 a 5 dias e macho e fêmea duram de 12 a 14 dias. Botam de 5 a 6 ovos por dia e ao entrar em contato com o ar se expande adquirindo manchas brancas regulares.
Como eles atacam. A infestação se dá geralmente na primavera com o início das chuvas e brotação intensa, vindo da vizinhança pelo vento. Sugam a superfície de frutas jovens (“Chumbinho”, “Azeitona” e “Pingpong”), e folíolos e hastes jovens. Portanto é muito rápido o ataque e rápido também tem que ser o manejo. Inicia-se pelos brotos, depois passam para a flor, da flor para chumbinho, deste para a azeitona e desta para o pingpong, onde termina a infestação natural. Na “Azeitona” e no “Pingpong” a sequência do ataque é atrás no pedúnculo e descendo para a casca, do Tahiti, do Siciliano e da Tangerina Verona.
Inspeção. A inspeção pelo Inspetor ou Inspetora de pragas o primeiro ato é posicionar a lente nos folíolos e hastes do broto novo antes do surgimento da flor e do chumbinho. Para evitar danos que comprometa o mercado interno e externo o MEP começa pelo broto. Portanto, é necessário incluir a amostragem de broto. Chumbinho e azeitona é procurar na fruta inteira por ácaros vivos e a certeza que é o branco é quando se visualiza o ovo com manchas brrancas e o macho carregando a fêmea de atravessado. Na “Azeitona” e no “Pingpong” incia-se posicionando a lente atrás a partir do pedúnculo, descendo para a base do pedúnculo, que é o lugar preferido pelo ácaro, pois ele não gosta de raio0s solares.
Manejo. Sugestão é pulverizar acaricidas adequados para o MEP (Sustentabilidade) como, Beauveria, Isaria Enxofre 10kg/2000L, Abamectin, Spirodiclofen e Fenpiroximate, quando 10% de partes acima indicadas estiverem com presença do ácaro ninfas, fêmeas e machos, sem esquecer de procedimentos de manejo de resistência (ver com seu consultor ou agrônomo de confiança).
Prof. Santin Gravena GCONCI, KOPPERT, MERCON e CONPLANT.