Ter mais produtividade e aproveitar melhor os recursos são objetivos constantes do cooperado Marcus Tittoto, que confia no pacote de tecnologias da Coopercitrus para aumentar a performance na produção de cana-de-açúcar.
Na visão do cooperado Marcus Tittoto, de Bom Jesus de Goiás, GO, adotar a agricultura de precisão na produção é um caminho sem volta. Em um mercado com margens cada vez mais apertadas, investir em alternativas para aumentar a produtividade e evitar o desperdício é decisivo para crescer em sustentabilidade e rentabilidade.
De família tradicional da produção agropecuária, Marcus se iniciou na agricultura na região de Serrana, SP, e ampliou a produção para a região de Bom Jesus de Goiás, GO. Na década de 80, ele iniciou a produção de grãos em Goiás. Em 2005, iniciou o plantio de cana-de-açúcar.
Atualmente, ao lado dos filhos, Matheus, Tomas e Ana Carolina, o cooperado investe no cultivo de cana-de-açúcar e soja nas áreas de renovação da fazenda Tamboril. “Conforme a necessidade das usinas da região, Marcus aumentou a área plantada de cana-de-açúcar e a rotação de cultura de soja, com produção para abastecimento da usina”, informa o gerente agrícola Bruno Vilela.
Em 2017, Marcus se tornou um dos sócios da usina Bom Sucesso e, posteriormente, adquiriu o complexo industrial, cuja capacidade de moagem é de 3 milhões de toneladas.
“É uma experiência diferente, porque passamos a fornecer cana para nós mesmos. Com um outro olhar, melhoramos alguns pontos na gestão e, hoje, contamos com oito fornecedores e 800 funcionários com empregos diretos. Trata-se de uma unidade muito importante para a cidade na geração de emprego e renda. A nossa produção é de 2,75 milhões de toneladas destinadas à produção de álcool anidro, álcool hidratado e açúcar”, ressalta Bruno.
Tecnologia e manejo
Encarando a agricultura de precisão como um investimento inteligente, o protocolo de manejo desenvolvido para a propriedade de Marcus combina tecnologias que aumentam a eficiência, evitam o desperdício e melhoram o aproveitamento dos insumos, das máquinas e da terra.
O cooperado investe na análise de solo georreferenciada, por meio do Geofert Coopercitrus, e na correção de solo com aplicação de insumos nas doses certas e, como resultado, melhora a assertividade nas dosagens dos insumos e potencializa a produção por área.
As pulverizações localizadas, feitas por meio de drones, também têm apresentado resultados interessantes no controle de plantas daninhas. “Aplicar os defensivos na quantidade certa faz toda a diferença, pois, além de otimizar os custos, equilibra a zona de manejo. A agricultura de precisão evoluiu muito e, hoje, é possível identificar as pragas e combatê-las de forma rápida. Para tudo isso, contamos com a agilidade da Coopercitrus”, explica Vilela.
Com o uso do pacote de tecnologias da Coopercitrus, o produtor melhorou a aplicação do insumo, sem gerar desperdícios, e aumentou o potencial produtivo da lavoura. Além desses benefícios, a produção passou a ser mais sustentável.
A etapa de reforma e plantio também recebe atenção especial com a rotação de culturas, seguida de um bom preparo do solo e da aplicação de fertilizantes e herbicidas a taxas variáveis. “Hoje em dia, existe uma série de cuidados para conseguir uma boa produtividade. Em primeiro lugar, é preciso fazer um plantio muito bem-feito, investir na agricultura de precisão e na qualidade de matéria-prima para conseguir chegar lá no final, além de mão de obra treinada”, detalha o gerente agrícola.
Parceria que gera frutos
Considerado um produtor tradicional, conhecedor das bases da Coopercitrus e formador de opinião em sua região, Marcus foi um grande incentivador do processo de expansão da Coopercitrus no estado de Goiás. Além dos benefícios de encontrar todos os insumos, as máquinas e os implementos com preços e condições facilitadas de compra, o cooperado confia na cooperativa para ter acesso às principais tecnologias de precisão.
Com a chegada da cooperativa, em 2019, ao município de Itumbiara, GO, nasceu a parceria entre a Usina Bom Sucesso e a filial da Coopercitrus, a qual se tornou fornecedora de insumos, serviços e assistência para agricultura.
Na visão dele, a chegada da Coopercitrus provocou uma mudança na região. “A seriedade com que a Coopercitrus trata os negócios passa muita segurança. A cooperativa presta um excelente atendimento, dá apoio técnico muito próximo, participa das cotações, sempre trazendo o melhor custo e oferecendo uma grande variedade de estoque de produtos. Com tudo isso, o ganho é consequência”, comenta o cooperado.
Para o gerente agrícola, a cooperativa é uma parceira que faz a diferença na compra de insumos, na tecnologia e na agilidade nos serviços prestados: “A Coopercitrus inspira confiança na hora de comprar e ao oferecer um preço justo ao produtor rural e na logística de entrega desses produtos. Eu durmo tranquilo, porque sei que os produtos irão chegar no dia combinado.”
A assistência técnica oferecida é outro diferencial destacado pelo gerente agrícola: “Além do clima, o mercado volátil é outro grande desafio do produtor rural e, para nos prepararmos, é preciso ter informações, e o time de especialistas da Coopercitrus nos orienta em todas as etapas. Cada setor da agricultura tem seus desafios e a forma de cuidar. Na cana, almejamos um plantio com qualidade. Cuidando da soqueira, garantimos longevidade. As tecnologias vieram para agregar valor à produção. Para seguir evoluindo, é preciso se atualizar e investir em tecnologia”, enfatiza Bruno Vilela. A Coopercitrus segue comprometida em encurtar a distância entre a tecnologia e o campo, fazendo a agricultura 5.0 desembarcar nas propriedades dos cooperados por meio da prestação de serviços. A cooperativa conta com uma grande equipe de especialistas, que auxilia os cooperados a fazer o planejamento da safra, do plantio à colheita, e oferece as recomendações e orientações sobre as melhores práticas.