Unidade em Bebedouro oferecerá assistência técnica e capacitação para operadores de drones de pulverização, com reconhecimento do Mapa e da Anac.
Os drones estão se tornando aliados valiosos dos produtores rurais em busca de melhores resultados nas lavouras. Para atender às necessidades dos cooperados, a Coopercitrus inaugurou, em 3 de agosto, o primeiro Centro de Serviços Autorizado DJI Agriculture no Brasil, localizado em Bebedouro (SP).
A unidade Campo Digital possui técnicos certificados pela DJI Academy, peças originais de fábrica, serviços de revisão e processos de garantia para drones de pulverização, além de uma equipe de pós-venda dedicada a treinamento e suporte técnico para os cooperados.
Pensando em formar profissionais habilitados para operar os drones, o Centro de Serviços disponibiliza o curso para aplicação aeroagrícola remota (CAAR), que capacita e certifica operadores de drones de pulverização com reconhecimento do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
“Já entregamos mais de 500 equipamentos de drones e, neste ano, planejamos entregar mais 300. Acreditamos que os drones seriam uma alternativa importante aos sistemas convencionais de pulverização desde 2015. Investimos, estudamos os equipamentos disponíveis no mercado, desenvolvemos métodos e processos de capacitação de profissionais. Hoje, posso afirmar que estamos na vanguarda da utilização dessa tecnologia”, destaca Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus.
José Geraldo da Silveira Mello, vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, enxerga a unidade como um marco na prestação de serviços de excelência aos proprietários de drones de pulverização e equipamentos tecnológicos da marca.
“Há 15 anos começamos a incentivar a tecnologia no campo e acompanhamos essa evolução na trajetória da Coopercitrus, que busca constantemente levar inovações tecnológicas aos nossos cooperados. Nosso propósito é fazer com que a tecnologia desembarque nas propriedades de pequenos e médios produtores, agregando valor à produção e criando uma conexão com nossos cooperados”, ressalta Mello.
O gerente de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, Tiago Aleixo, explica que essa estrutura inovadora oferece peças originais de fábrica, serviços de revisão e processos de garantia para drones de pulverização. “Um dos desafios do setor é a escassez de mão-de-obra qualificada. Por isso, contamos com técnicos certificados pela DJI Academy e mantemos um canal direto com eles para proporcionar o melhor atendimento aos cooperados”.
O cooperado Victor Campanelli relata que o suporte qualificado para drones de pulverização e a formação oferecida pela Coopercitrus impulsionaram sua produção.
“Utilizamos intensivamente esse serviço desde o início do nosso negócio e hoje ele é parte do nosso cotidiano. Recentemente, adquirimos o Drone Agras T40 e estamos muito satisfeitos. Esse equipamento possui um custo de aplicação muito inferior ao de aviões agrícolas, oferecendo qualidade superior. Obtivemos excelentes resultados, desde a semeadura de pastagens até a aplicação de maturadores na cana-de-açúcar. Sentimos uma grande segurança em seguir esse caminho com a Coopercitrus como parceira, fornecendo todo o suporte, treinamento e manutenção necessários”, afirma Campanelli.
O cooperado Marcelo Paro, de Bebedouro, também colheu ótimos resultados ao investir no drone Agras T40: “Há um ano adquirimos o T30 e conseguimos aplicar, em média, em 40 hectares por dia. Depois, investimos no T40 e passamos a aplicar em 120 hectares”.
Autoridades prestigiam inauguração Centro de Serviços
Cooperados, parceiros, diretoria e autoridades participaram da inauguração do Centro de Serviços Autorizado DJI Agriculture, em Bebedouro. Ao conhecerem de perto as estruturas modernas, todos expressaram admiração pelo projeto, que vai gerar mais benefícios aos cooperados, impulsionar o agronegócio e contribuir para o desenvolvimento da cooperativa e da região.
“Parabenizo a Coopercitrus pela coragem de inovar. Isso é resultado de trabalho, treinamento e atualização da equipe de especialistas, que proporciona segurança ao produtor. O estado de São Paulo, considerado um dos mais avançados em termos tecnológicos, possui seis milhões de hectares de terras degradadas. Essa é uma oportunidade imensa para continuar crescendo em sustentabilidade. Portanto, vida longa à Coopercitrus e ao agronegócio brasileiro”, comenta Francisco Matturro, diretor da Abag.
“O rápido avanço tecnológico tem transformado a agricultura, que emprega cerca de 20 milhões de pessoas, demonstrando a força e a potência do setor. A Coopercitrus é pioneira e Bebedouro segue o pioneirismo da cooperativa”. Victor Ribeiro, subdiretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bebedouro.