A Coopercitrus Expo 2023: A Casa do Cooperado trouxe uma experiência verdadeiramente única, promovendo grandes encontros e apresentando as mais recentes novidades em tecnologias que garantem eficiência e rentabilidade ao produtor rural.
A Coopercitrus Expo 2023 ficará marcada na memória dos 18.300 visitantes que passaram pela Fundação Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro, SP, entre os dias 24 e 28 de julho. Com o objetivo de incentivar a união entre famílias e resgatar as raízes dos produtores com a cooperativa, o evento proporcionou um espaço organizado, de fácil acesso e com todas as comodidades para uma imersão completa. Assim, o clima acolhedor e familiar prevaleceu em cada parte da Expo.
Nessa atmosfera, os cooperados puderam conferir as principais tecnologias do setor, além de aproveitar as melhores condições comerciais. A feira superou R$ 1.8 bilhão em negociações, garantindo uma safra produtiva aos cooperados.
Os visitantes exploraram uma ampla variedade de soluções para impulsionar sua produção, com atendimento personalizado e orientação de profissionais especializados de todos os setores da Coopercitrus. Além disso, mais de 160 empresas líderes do setor agrícola estiveram presentes, incluindo fornecedores de insumos agropecuários, defensivos, produtos para saúde e nutrição animal, tratores, máquinas e implementos, tecnologias agrícolas e instituições financeiras, todos comprometidos em proporcionar o melhor atendimento e oportunidades aos cooperados.
“Cada vez mais trazemos as novas gerações para perto do nosso negócio. Todas as expectativas foram superadas e a Expo foi um sucesso porque tivemos o produtor presente, com recorde de público e a família como um todo prestigiando o nosso evento”, ressalta o presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Marino.
O CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi, complementa que foram cinco dias intensos e muito gratificantes. “Foram mais áreas de exposição, mais empresas participando e novas áreas, com o interesse no público feminino e crianças. Buscamos incentivar as novas gerações a conhecer melhor o agro. Tudo isso que vimos na Expo é um exemplo do que é trabalhar para o bem do produtor e tê-lo no centro da nossa proposta de valor”, destaca Degobbi.
Os valores da cooperativa permearam todos os detalhes da Expo, incluindo a capacitação com informações técnicas, a participação feminina e dos pequenos agricultores, a disseminação de boas práticas para melhorar a produtividade e o compromisso com a agricultura sustentável, refletindo o engajamento da Coopercitrus no desenvolvimento do setor.
“A Expo foi uma experiência única, pois acolheu as famílias, integrando-as à cooperativa, que valoriza as pessoas, os produtores e suas famílias. É a extensão da casa do cooperado”, enfatiza Simonia Sabadin, diretora financeira da Coopercitrus.
“Trouxemos o melhor para a Casa do Cooperado e os produtores abraçaram a oportunidade. O sucesso da Expo, com recorde de público, nos deixa satisfeitos e com a sensação de dever cumprido”, completa Sebastião Pedroso, diretor comercial da cooperativa.
Para José Geraldo da Silveira Mello, vice-presidente do Conselho de Administração, a Expo proporcionou aos visitantes uma imersão completa nas principais tecnologias agrícolas: “Foram dias marcantes. Quando o planejamento é bem executado, os resultados são visíveis.”
A Casa do Cooperado de portas abertas
A cerimônia de abertura da Coopercitrus Expo 2023, em 24 de julho, reuniu autoridades municipais e estaduais, o Conselho de Administração, a diretoria executiva da Coopercitrus e os cooperados.
Abrindo a solenidade, Matheus Marino, presidente do conselho de administração da Coopercitrus, destacou que a feira foi pensada para aproximar ainda mais a família de toda a estrutura oferecida pela cooperativa. “Entendemos que um dos maiores desafios do agro mundial se chama sucessão, e nós precisamos trazer as novas gerações para o nosso negócio. Estamos diante de uma vitrine com diversas tecnologias”.
O CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi, reforçou a potência do agronegócio: “Temos 36 empresas que apresentaram algum tipo de tecnologia e 22 delas são brasileiras. Por isso, nosso trabalho é atrair os jovens para o setor. Eles só vão abraçar este setor se tiver tecnologia, e a Fundação Credicitrus Coopercitrus está trabalhando nisto”.
O prefeito de Bebedouro, Lucas Seren, expressou o orgulho de ter a cidade como anfitriã de um evento tão significativo: “É gratificante ver uma cooperativa tão sólida, comprometida com ESG e princípios sociais, de governança e ambientais, reconhecendo a família como base do desenvolvimento”.
O governador de SP, Tarcísio de Freitas, incentivou o orgulho pelo agronegócio: “O tema da Expo Coopercitrus 2023 reflete nossos desejos. Celebramos a tecnologia e o cooperativismo. É o cooperativismo que capacita pequenos produtores a se tornarem grandes. Por isso, a Coopercitrus é uma das maiores do Brasil. São 39 mil produtores, ou seja, 39 mil famílias com suporte técnico para melhorar a produção. As cooperativas resgatam o pequeno e médio produtor”.
O secretário estadual de Agricultura, Antônio Junqueira, ressaltou o papel da cooperativa na disseminação da tecnologia dentro das propriedades rurais. “Eu sou o cooperado 187 e fico encantando ao ver que, a cada ano, a feira cresce com mais tecnologia. O agro é o futuro do Brasil e de São Paulo e vamos torcer para que a cada ano tenha mais sucesso”.
Mulheres do campo e pequenos agricultores têm ponto de encontro
O projeto Mulheres do Campo — O Agro é Delas ganhou espaço físico em 2023. Valorizando a participação da mulher no agro, a iniciativa se tornou o ponto de encontro feminino na feira, promovendo palestras sobre temas variados, estimulando o networking e compartilhando histórias inspiradoras.
“Como convidada e palestrante, me senti orgulhosa em contribuir com o trabalho e a rotina de outras mulheres. A cooperativa proporcionou um espaço onde compartilhamos experiências e reforçamos a crescente participação feminina no agro. Isso nos enche de orgulho”, destacou Claudia Accorsi, gerente de comunicação da FMC.
A representatividade e a troca de conhecimentos marcaram os encontros: “Este não foi apenas um local para conversas, mas um espaço de aprendizado e inspiração”, disse Giselly Zancheta, filha de um cooperado.
Aline Dell Passos Reis, estudante, acrescentou: “Nos sentimos acolhidas com um espaço voltado para mulheres dentro da Coopercitrus.”
Outro sucesso da feira foi o espaço Pequenos Agricultores, com diversas atividades que uniram o agro à diversão e aprendizagens. O local contou com monitores que orientaram as brincadeiras e o test-drive com minitratores elétricos da Valtra.
Alícia Jardim aprovou o test-drive: “A feira foi muito legal, com muitas atividades. Pensaram em nós, com um espaço divertido.”
Manoela de Oliveira elogiou os minitratores: “Moro no sítio e todos os dias ando de trator com meu pai. Gosto muito disso.”
A novidade também agradou aos pais. “Tenho ido em outras feiras onde não tem como levar crianças e pude trazê-las pela primeira vez. Elas são interessadas no nosso trabalho e querem aprender”, conta Léa de Oliveira, de Araraquara (SP).
“Sempre visitamos a feira e agora temos a oportunidade de ver a minha netinha brincar nos brinquedos. Essa novidade fez toda a diferença com a alegria dos avós e dos netos”, avalia o cooperado Carlos Roberto, de Guaíra (SP).
O cooperado Eduardo Rayes, de Bauru (SP), também fez questão de prestigiar a Expo, ao lado da família: “Quando soube que iria ter esse espaço para as mulheres e crianças fiz questão de trazer a minha família para mostrar os valores do agro. O quanto é importante vir às feiras e fazer negócios”.
Agenda cooperativista: imersão no conhecimento
Além das negociações, a Expo cumpriu seu papel de levar conhecimento técnico para o campo com a Agenda Cooperativista. A iniciativa reuniu profissionais, especialistas e entusiastas do cooperativismo, debatendo temas relevantes e promovendo a troca de experiências.
Palestras diárias permitiram que os visitantes aprendessem com mestres e doutores das principais instituições de ensino do país, além de participar de atividades práticas. A primeira edição da Agenda Cooperativista abordou “Fortalecendo o Campo: Desafios e Oportunidades no Financiamento Rural”, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras e participação de cooperativas de todo o Brasil.
Os painelistas incluíram Matheus Kfouri Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Simonia Sabadin, diretora Financeira da Coopercitrus, e Wagner Alquas, diretor administrativo da Credicitrus.
“Cooperativas agropecuárias e financeiras surgiram das necessidades dos cooperados. A relação virtuosa entre cooperativas agrícolas e financeiras é nosso contexto de união”, avaliou Wagner Alquas, diretor administrativo da Credicitrus.
Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), ressaltou o papel vital do cooperativismo no fortalecimento dos negócios rurais: “Ao trabalharmos com cooperativas, não estamos focados no CNPJ da Coopercitrus, mas sim nos CPF dos cooperados. Isso aumenta nosso poder. Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida, mesmo de quem não sabe da existência da OCB.”
A Conexão de Valor ofereceu palestras de especialistas sobre temas relevantes da cadeia produtiva da pecuária e da canavicultura.
Soluções que auxiliam o produtor do plantio à colheita
Na Coopercitrus Expo 2023 os visitantes percorreram centenas de estandes das principais empresas do setor agrícola: fornecedoras de tratores, máquinas, implementos, insumos agropecuários e de tecnologias de agricultura de precisão. Tudo isso aliado aos serviços prestados pela Coopercitrus aos seus mais de 39 mil cooperados. Confira os destaques de cada ambiente:
Corretora de Seguros: atendimento diferenciado
Os produtores rurais tiveram a oportunidade de conhecer as novidades para assegurar ainda mais os seus negócios através do estande da Corretora de Seguros Coopercitrus, que apresentou portfólio completo de produtos para atender às necessidades de cada agricultor, com diferentes tipos de seguros que abrangem desde máquinas agrícolas, safra, automóveis, residenciais e até vida, com cobertura completa para lidar com os riscos inevitáveis que fazem parte da atividade agrícola.
O gerente da Corretora de Seguros Coopercitrus, Cássio Movio, ressaltou a visão da Coopercitrus de sempre oferecer soluções que facilitem o planejamento da colheita e do plantio para que todos tenham segurança em seus negócios: “Conseguimos reunir pacotes exclusivos pensando justamente neste momento único que a Coopercitrus Expo proporciona”.
Dentre os destaques, o Convênio de Saúde, em parceria com a Unimed, e também seguros para equipamentos de tecnologia agrícola como drones e pilotos automáticos.
Lançamento: Coopercitrus Online, o novo e-commerce da cooperativa
Um dos destaques que marcaram a Expo foi o lançamento do Coopercitrus Online, uma completa loja online em que o usuário pode encontrar produtos para sua atividade rural. São centenas de produtos para saúde e nutrição animal, ferramentas, máquinas de pequeno porte, arames e ferragens, artigos para casa e jardim, peças e baterias, pneus e lubrificantes, além de várias ofertas.
Os produtos são entregues diretamente na casa do cooperado através de transportadoras de confiança da Cooperativa. O time de especialistas apresentou as funcionalidades do novo e-commerce aos visitantes para garantir bom atendimento em cada etapa da experiência de compra.
Soluções de energia fotovoltaicas para o agro
Na Coopercitrus Expo os cooperados puderam aproveitar condições especiais para adquirir diferentes soluções fotovoltaicas. “A Expo aconteceu em um momento oportuno para o produtor rural investir em energia limpa, pois houve a redução de preços dos principais equipamentos geradores de energia solar e o lançamento do Plano Safra 2023/24, que pretende estimular a produção agropecuária com sustentabilidade”, salienta o gerente de Energia Fotovoltaica da Coopercitrus, Wagner Pereira.
Os visitantes tiveram acesso aos sistemas de geração de energia fotovoltaica com os melhores equipamentos: “Os produtores puderam conhecer as usinas fotovoltaicas que foram projetadas para a Fundação. É importante ressaltar que cada projeto é único e depende do consumo de energia de cada propriedade. Por isso é importante elaborar um projeto personalizado, considerando todo o histórico de consumo da propriedade”, conta Pereira.
A cooperativa presta suporte completo, do financiamento à entrega do projeto, com a análise de viabilidade de acordo com as demandas de cada produtor, a elaboração de projetos sob medida, orçamento, suporte para financiamento junto às principais instituições financeiras, instalação de usinas fotovoltaicas nas propriedades rurais, até a manutenção e acompanhamento do desempenho.
Novidades em irrigação com tecnologia
O setor de irrigação da Coopercitrus apresentou novidades em sistemas com tecnologia embarcada, com condições especiais e o suporte dos especialistas para o melhor aproveitamento da água no manejo.
Na ocasião, os cooperados conheceram a nova parceria da Coopercitrus com a Bauer, fabricante austríaca de sistemas de irrigação. As 65 unidades de negócio presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás passam a ser atendidas exclusivamente pelos pivôs e as soluções de automação em irrigação da Bauer do Brasil.
“Os especialistas da Bauer levaram uma estrutura completa para a Expo, apresentando tecnologias como os sensores localizados que avisam em qualquer ocorrência nos pivôs. Na feira, os cooperados tiveram a oportunidade de conhecer todos os produtos fisicamente e ver que sua aquisição será benéfica, trazendo mais rentabilidade e lucratividade, além de conhecerem os próprios planos que a Coopercitrus tem”, observou Adilson Nascimento, gerente de irrigação da Coopercitrus.
A parceria é resultado de um alinhamento estratégico entre a Bauer do Brasil e a Coopercitrus, que compartilham valores como sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e um olhar atento às necessidades do cliente e do cooperado. Essa conexão fortalece ainda mais a missão das empresas de oferecer soluções inovadoras e de qualidade para o agronegócio brasileiro no segmento de irrigação.
Coopercitrus Grãos: suporte completo
O setor de grãos e de café da Coopercitrus levou uma ampla gama de serviços para impulsionar o aumento da rentabilidade dos cooperados. Tanto para o café quanto para a soja e o milho, a negociação via Barter, que consiste na troca da produção futura por insumos, máquinas e serviços de tecnologia agrícola, garantiu condições de bons negócios. Além desta negociação, a Coopercitrus trabalha com mais três modalidades de venda: a fixar, spot e contrato futuro.
Para os cafeicultores a Coopercitrus disponibilizou estrutura completa para o armazenamento, rebeneficiamento e comercialização da produção. Já os produtores de grãos puderam conferir as novidades em sementes com tecnologias embarcadas contra pragas e doenças que garantem procedência, vigor e qualidade, garantindo assim um rendimento expressivo.
A equipe de especialistas da Cooperativa presente na Expo ofereceu atendimento diferenciado, orientando os cooperados para fazerem a escolha das variedades mais indicadas para cada região, período e tipo de produção.
Saúde e Nutrição Animal
No segmento de pecuária os cooperados encontraram oportunidades especiais de preço e prazo de pagamento em todos os produtos de Saúde e Nutrição Anima da Coopercitrus e diversos parceiros comerciais.
A Coopercitrus possui alta capacidade na produção de rações, suplementos minerais e proteinados, contendo cinco fábricas para atender seus cooperados. Durante a Coopercitrus Expo, os produtores rurais pecuaristas tiraram as dúvidas com o time de Saúde e Nutrição Animal e ficaram por dentro das grandes oportunidades do mercado.
Inteligências artificiais revolucionam a produtividade agrícola
O Ecossistema Campo Digital é um espaço da Expo dedicado à demonstração das tecnologias de agricultura de precisão e inovações que estão revolucionando os resultados em diversos segmentos agrícolas. O espaço reuniu mais de 30 empresas de tecnologias voltadas para diferentes soluções, proporcionando aos produtores um contato direto com as últimas inovações.
Um dos destaques da Expo foi o SaveFarm, tecnologia que utiliza sistema de inteligência artificial para identificar plantas daninhas no meio do cultivo emergido, aplicando produtos com precisão somente nas áreas desejadas. Equipado com sensores que são instalados na barra de pulverizadores agrícolas, esse sistema faz uma pulverização seletiva e consciente, que gera economia de até 95% em herbicidas.
“Na Expo 2023, os produtores rurais tiveram contato direto com as mais recentes inovações tecnológicas que possibilitam alcançar uma alta performance em todas as etapas da produção agrícola, juntamente com as condições comerciais mais vantajosas”, ressalta Luís Fernando Camarim, gerente de serviço de tecnologia agrícola da Coopercitrus.
Sustentabilidade em destaque
Mantendo o compromisso com a sustentabilidade, os visitantes puderam visitar um projeto de restauração de nascente propriedades rurais na prática, realizado pelo projeto Cooper Nascente da Fundação Coopercitrus Credicitrus.
O consultor de sustentabilidade Boris Wiazowski explica que a área tinha duas lagoas que estavam assoreadas: “Com o processo de restauração, conseguimos alcançar uma vazão de 24.000 litros de água por dia”, comenta.
O estande da Fundação Coopercitrus Credicitrus apresentou ações voltadas à educação, como o curso Superior em Big Data para o Agronegócio com graduação através da Fatec e do Curso Técnico em Agronegócio através da Etec. Estes cursos são oferecidos de forma gratuita em parceria com o Centro Paula Souza.
O cooperado de Bebedouro Fábio Sgargeta gostou de ver na prática o processo de restauração: “Acredito que esse conhecimento vai nos ajudar muito na fazenda, pois tem muitas nascentes cobertas”. Para o coordenador da Cati, Francisco Martins, poder atuar na prática auxilia o produtor a desenvolver a gestão da água na propriedade. “Aqui vimos as boas práticas de solo e água indicadas para o produtor”.
Complementando o compromisso com a sustentabilidade em todos os sentidos, 100% da energia consumida na Expo foi produzida por sistema fotovoltaico, instalado na Fundação Coopercitrus Credicitrus. Aliado a isso, todos os resíduos produzidos antes, durante e depois da feira foram destinados corretamente para reciclagem em um trabalho de coleta seletiva. As aparas de madeira que sobraram da montagem dos estandes também ganharam um destino correto: as caldeiras da Fábrica de Ração da Coopercitrus, localizada em Colina (SP).
Estudantes visitam a Expo
Com objetivo de aproximar cada vez mais as novas gerações da realidade no campo e da força do agro, a Expo recebeu cerca de 200 alunos de sete escolas da rede pública, do ensino fundamental e médio, através da Associação “De Olho no Material Escolar”.
“A Coopercitrus é parceira apoiadora dessa associação, que é um dos expoentes do cooperativismo moderno. É fundamental que os estudantes conheçam as boas práticas e as oportunidades de emprego e renda no setor rural, que também precisa dessa renovação para garantir sua sustentabilidade a longo prazo”, diz Nádia Jacintho, diretora da associação, que acompanhou as escolas na Coopercitrus Expo 2023.
A casa do cooperado continua sempre de portas abertas
A Coopercitrus Expo 2023 se despede, mas nossa jornada continua!
Cada presença e reencontro contribuiu para que nossa experiência fosse única, com a certeza de que fizemos bons negócios!
Nos despedimos da Coopercitrus Expo 2023 ansiosos para nosso próximo reencontro em 2024, pois a Casa do Cooperado é um lar que nunca fecha suas portas para a família que construímos juntos.