EDITORIAS

CNMA 2023 destaca o protagonismo feminino no agronegócio

O crescimento da presença e da liderança das mulheres no agronegócio é nítido e vem despertando a atenção em todos os elos das cadeias produtivas. Isso porque a participação feminina vem acompanhada de uma visão voltada para a ética, a sustentabilidade, a inclusão social, a inovação e a rentabilidade.

Nos dias 25 e 26 de outubro aconteceu a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), reunindo mais de 3.000 mulheres na capital paulista, vindas de todos os estados brasileiros e de outros países da América Latina, para debater como o setor precisa se modernizar e evoluir para que siga crescendo e ampliando sua importância no Brasil e no mundo.

Em um esforço conjunto com a Mosaic e a Bayer, a Coopercitrus levou um grupo de 30 cooperadas, representantes das seis regionais da cooperativa, para participarem do congresso. Elas tiveram a chance de mergulhar em uma programação repleta de palestras, painéis e interações significativas, enriquecendo a experiência do evento e promovendo o crescimento e o empoderamento feminino no agronegócio.

Um dos destaques durante o CNMA foi a vitória da cooperada Maira Lelis, de Guaíra (SP) que conquistou o segundo lugar na categoria Grandes Propriedades do 6º Prêmio Mulheres do Agro. O reconhecimento destaca sua dedicação à conservação do solo e a excelência nas suas práticas conservacionistas, compromisso com a sustentabilidade e contribuições para o desenvolvimento social e econômico em suas propriedades.

“Eu fiquei imensamente feliz, é uma alegria que não cabe dentro do meu peito. A premiação foi linda, emocionante e contou com a história inspiradora de mulheres maravilhosas”, conta Lelis.

Produtora de grãos na fazenda Santa Helena, em Guaíra (SP) a cooperada destaca a parceria da Coopercitrus na conquista de bons resultados. “Estamos no quarto ano desenvolvendo um trabalho com novas cultivares e tecnologias do Campo Digital. Testamos pulverizações com drone, equipamentos de precision planting e usamos o Delta Force, uma inovação que veio para o Brasil, além de investirmos na qualidade das sementes Coopercitrus. A Coopercitrus é a extensão da nossa casa, oferecendo tudo o que precisamos em pesquisa, em tecnologia, na gestão de pessoas e equipe técnica. Todos estão engajados para escrever uma história diferente dentro do agro, pautada em muitos desafios e pesquisa de campo, mas com retorno para todos os cooperados”.

A diretora financeira da Coopercitrus, Simonia Sabadin, participou de uma mesa redonda sobre a Gestão da Fazenda Moderna. Ao lado de profissionais de destaque, ela trouxe sua expertise e perspectiva para enriquecer as discussões sobre a evolução do setor. Ao lado dela estiveram Carolina Brandão, gerente de Marketing e Comunicação da New Holland Agriculture; Ellen Barrocas, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Indigo; Jenniffer Zuliani, partner na ESG Tech; e Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

A coordenadora de comunicação da Coopercitrus, Nayara Viana, destacou o compromisso da cooperativa em proporcionar uma experiência completa no CNMA, aproximando as cooperadas do projeto Mulheres do Campo — O Agro É Delas! “Cada vez mais, queremos que nossas cooperadas se sintam protagonistas de suas histórias no agronegócio, contribuindo para a construção de um setor mais justo e inclusivo”.

Viana enfatizou a importância da conexão no evento, onde as mulheres compartilharam experiências, desafios e propuseram soluções para o desenvolvimento da atividade. “Vi amizades sendo feitas, oportunidades sendo formuladas e problemas do dia a dia no campo encontrando alternativas para serem resolvidos. Além disso, o evento proporcionou uma valiosa difusão de conhecimento, com conteúdos e tendências pertinentes às realidades das mulheres no campo”.

Uma intensa troca de experiências e conexões entre produtoras

“Foi uma experiência incrível, uma injeção de ânimo que superou todas minhas expectativas. A mulherada é inspiradora, forte, persistente e todas falando a mesma língua com foco no progresso e na troca de informações valiosas. Voltei para casa com mais força de vontade de alcançar meus objetivos e metas e, claro, com muitas amizades. Sem falar da organização impecável que Coopercitrus proporcionou essa experiência maravilhosa e inesquecível. As meninas da organização, Sharon e Nayara, nos acolheram com todo carinho”. Sarah Narciso, Bom Jesus (GO), produtora de leite, soja e milho.

“O Congresso foi único e especial, onde tivemos a oportunidade de conhecer outras mulheres que compartilharam histórias inspiradoras. O agronegócio ainda é uma atividade muito masculina. Quando nos reunimos com muitas mulheres percebemos que existem outras pessoas que vivenciam a mesma realidade, nos sentimos parte de algo e isso nos dá mais força para seguir em frente. Percebemos que enfrentamos os mesmos desafios independentemente da atividade que exercemos. Trocamos experiências e construímos uma conexão de amizade, vivências e de ideias. Saí do congresso inspirada por essas mulheres e mais fortalecida e motivada a lutar pelos meus sonhos. Agradeço à Coopercitrus por ter nos proporcionado essa oportunidade de nos conectar com outras mulheres”. Lorena Micaella, Uberlândia (MG), produtora de café.

“Primeiramente quero agradecer à Coopercitrus pelo convite e a todos que estiveram envolvidos na preparação deste evento maravilhoso. Todos estão de parabéns e o evento me surpreendeu. Participar do Congresso é ter a certeza de que estamos no caminho certo e em alguns momentos buscamos inspiração e em outros somos a inspiração. Essa conexão não podia ter um momento mais propício do que estar no Congresso. O agro faz com que tenhamos que renovar, inovar a cada dia. Esse é o nosso compromisso e nós, mulheres, estamos empenhadas para todas essas mudanças”. Rita de Cássio Custódio, Altinópolis (SP), produtora de café.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais