Curso reconhecido pelo Ministério de Agricultura e Pecuária forma profissionais arrojados para atuarem nas aplicações aero agrícolas.
O uso de drones está se consolidando cada dia mais na agricultura e, com ele, cresce a demanda por mão de obra qualificada. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estimam que há cerca de 2,5 mil drones para uso agrícola registrados no país. A previsão é que essa frota seja incrementada em 10 mil aeronaves até 2028.
Com o propósito de oferecer formação e atualização profissional para o setor agropecuário, a Coopercitrus abriu a primeira turma do curso para aplicação aeroagrícola remota. A especialização aconteceu na modalidade presencial entre os dias 3 a 7 de julho, aproveitando a estrutura diferenciada da Fundação Coopercitrus Credicitrus em Bebedouro (SP), que conta com prédio educacional, área de campos experimentais, laboratório de análise de solo e folhas, viveiro de mudas, anfiteatro e centro de treinamentos.
O curso atendeu às expectativas do supervisor de aplicação de insumos, Rodrigo Lucas Martins Gomes: “Adquirimos um drone e estamos fazendo alguns testes nas áreas. Foi a primeira vez que pilotei um drone e o objetivo é repassar esse conhecimento para os demais funcionários. O curso é muito interessante, pois, além da prática, adquirimos novas informações. Essa especialização não é um luxo, é uma necessidade. Precisamos aprender com as novas tecnologias”.
Bárbara Silveira deixou a área da saúde para investir neste novo segmento: “Não estava satisfeita na minha área. Apareceu uma oportunidade e decidi me arriscar nesta nova especialização que atendeu às minhas expetativas. O curso não é básico; aprendemos desde a operação até a importância da aplicação na área agrícola.”.
Com o intuito de agregar valor à sua empresa, Bruna Moreno também investiu na especialização. “A minha família tem relação com o agro. Estou abrindo uma empresa em parceria com minha prima e meu irmão para entrar em um mercado que está crescendo, e os meus sócios também irão fazer a especialização. Esse conhecimento é muito importante”.
Com duração de 34 horas e 45 minutos, a grade curricular investe tanto em conhecimento prático como teórico.
- Definições e apresentação dos RPAS.
- Mercado de drones e uso de drones na agricultura.
- Legislação da Anac com exercício final.
- Decea e Mapa (Portaria 298 drone).
- Lei do agrotóxico, crimes ambientais, boas práticas; pragas, doenças, plantas daninhas e agrotóxicos.
- Toxicologia, uso de EPI, ecotoxicologia e contaminação ambiental dinâmica com os EPIS.
- Tecnologia de aplicação, teoria da gota e deriva.
- Preparo de calda, carregamento, tríplice lavagem, descontaminação, fatores meteorológicos que influenciam nas aplicações.
- Dinâmica com fornecedor da indústria química.
- Apresentação de todos os detalhes do drone.
- Prática com o drone e calda. Cada aluno deve fazer pelo menos um plano de voo e um voo exercitando, preparo de solo, carregamento, tríplice lavagem, aquisição de dados meteorológicos.
- Avaliação.