EDITORIAS

Coopercitrus e a Troca de Experiências no Encontro de Jovens Coop Agro do Distrito Federal

André Rossi, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus, compartilha a visão da cooperativa para envolver futuras gerações à frente do agro.

O Sistema OCDF-SESCOOP/DF realizou a 1ª edição do Encontro de Jovens Coop Agro do Distrito Federal, no segundo semestre de 2023, em Brasília. O evento teve como objetivo promover interações, difundir conhecimentos e estimular a participação dos jovens nas cooperativas, reuniu representantes, cooperados e filhos de cooperados de cooperativas do ramo agropecuário.

André Rossi, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus, marcou presença no evento. Rossi compartilhou detalhes sobre a estrutura e a estratégia da Coopercitrus, que caminha ao lado de seus cooperados em todas as etapas da produção, oferecendo produtos e serviços, como assistência técnica, crédito rural, seguro agrícola, entre outros.

O processo de sucessão familiar, essencial para a continuidade da atividade, foi um dos temas abordados no encontro. Rossi explicou como a cooperativa auxilia os jovens na condução da propriedade, trazendo ideias de renovação, atualização e de bom relacionamento. “Renovamos muito o time de vendas e temos obtido sucesso quando um CTC mais jovem atende o filho de um cooperado. Esse engajamento é muito mais efetivo; não temos muitos conflitos de gerações, pois a cooperativa tem se adaptado a esse novo cenário”, afirmou Rossi.

Durante o evento, também foi promovido um painel que abordou os desafios e as inovações nas cooperativas do Ramo Agropecuário. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a trilha de desenvolvimento, uma estratégia pensada pelo Sistema OCDF – SESCOOP/DF, que será aprimorada ao longo do tempo para engajar ainda mais os jovens cooperativistas do ramo.

O presidente do sistema cooperativista local, Remy Gorga Neto, comemorou a realização desta primeira edição do evento. Ele destacou a importância da participação da juventude na estrutura da cooperativa e ressaltou a série de ações e atividades que visam encorajar e estimular a participação dos jovens nos debates relacionados às cooperativas. “É um desafio para a cooperativa e também para o sistema trabalhar com o jovem, para que ele se sinta motivado a assumir esses compromissos junto às cooperativas”, pontuou. “Ter jovens que estejam integrados e participativos nos processos decisórios da cooperativa, determinados a ocupar cargos de governança, são aspectos fundamentais para a perenidade da cooperativa. Sem essa sucessão, sem esse comprometimento e envolvimento do jovem, do filho do associado, há o risco de a propriedade e a cooperativa acabarem”, completou Gorga Neto.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais