Iniciativa leva atendimento especializado às propriedades rurais, com agilidade e as mesmas condições de serviço dos nossos centros autorizados de manutenção.
Com a crescente importância dos drones no agronegócio, a Coopercitrus está comprometida com a eficiência operacional dos seus cooperados. A nova Unidade Móvel do Campo Digital foi desenvolvida para garantir que os drones operem continuamente, oferecendo manutenção diretamente nas propriedades e agilizando o suporte técnico no campo.
Antes do lançamento da unidade móvel os produtores precisavam interromper suas operações para levar os drones até o centro de manutenção, o que muitas vezes causava atrasos e paralisações. “Agora, com a unidade móvel, resolvemos o problema diretamente na propriedade, economizando tempo para o cooperado”, explica Vitor Grandolfo, coordenador de tecnologia agrícola em drones do Campo Digital Coopercitrus. A unidade, equipada com todas as ferramentas e peças necessárias e operada por um profissional especializado, garante que o serviço seja realizado com a mesma qualidade dos nossos centros autorizados.
Tecnologia e infraestrutura a serviço do campo
A Unidade Móvel do Campo Digital é uma van equipada com uma infraestrutura completa, incluindo ferramentas específicas para a manutenção de drones, um gerador de energia e um sistema de internet via satélite. “Essa conectividade permite realizar manutenções e atualizações de software em tempo real e facilita a comunicação direta com a equipe da DJI Agriculture, possibilitando soluções rápidas e precisas, independentemente da localização”, complementa Grandolfo.
Centro de Serviços Autorizado DJI: qualidade e confiança
A unidade Campo Digital da Coopercitrus, localizada em Bebedouro, SP, abriga o Centro de Serviços Autorizado da DJI Agriculture no Brasil, oferecendo uma oficina completa e especializada para a manutenção de drones agrícolas. Com técnicos certificados pela DJI Academy, a unidade utiliza peças originais de fábrica e oferece serviços de revisão e processos de garantia. Além disso, conta com uma equipe de pós-venda dedicada ao treinamento e suporte técnico dos cooperados, assegurando que eles estejam sempre preparados para utilizar a tecnologia com eficiência.
Suporte contínuo com entrega técnica e treinamento
“A Coopercitrus quer estar ao lado do cooperado em todas as etapas, oferecendo suporte completo. Nosso papel é orientar e, com a experiência adquirida na prestação de serviços, aprendemos com os erros e acertos para proporcionar ao cooperado a melhor experiência possível”, ressalta Grandolfo.
A entrega técnica dos drones é realizada diretamente na propriedade dos cooperados, com uma equipe que oferece todas as orientações necessárias para o uso e cuidados com o equipamento. Além disso, a cooperativa promove um treinamento prático de três dias onde os cooperados aprendem a operar os drones, realizar manutenções básicas e otimizar o uso dessas aeronaves. Esse treinamento intensivo permite que os produtores enfrentem desafios reais e esclareçam dúvidas sobre o mapeamento de áreas, as condições climáticas ideais para a aplicação de defensivos e a altura correta para os voos.
Capacitação para operadores: CAAR
Em parceria com a Fundação Coopercitrus Credicitrus, a cooperativa oferece o CAAR (Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota), um programa de capacitação e certificação para operadores de drones de pulverização. Esse curso, reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) assegura um alto padrão de formação, combinando conhecimentos práticos e teóricos.
A grade curricular abrange toda a parte de legislação, boas práticas, toxicologia e normas de segurança, até fatores meteorológicos que influenciam as aplicações. O curso inclui uma apresentação detalhada dos drones, carregamento, tríplice lavagem, aquisição de dados meteorológicos e toda parte operacional do drone. Cada aluno desenvolve pelo menos um plano de voo e realiza voos práticos, garantindo uma formação completa.
Programa Drones SP: qualidade nas operações
Visando a assertividade nas operações, a Coopercitrus firmou parceria com o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), para lançar o Programa Drones SP. Esse programa assegura que a pulverização por drones seja realizada com objetividade, fornecendo indicadores de qualidade que permitam um entendimento aprofundado do funcionamento eficaz da tecnologia, garantindo resultados superiores no campo.
Compra facilitada com Consórcio Coopercitrus
Para facilitar a aquisição de novos drones, a Coopercitrus oferece o Consórcio Coopercitrus, uma forma de compra programada que garante as melhores condições do mercado. O consórcio proporciona aos cooperados uma maneira acessível e planejada de investir em tecnologia de ponta, assegurando que tenham acesso às ferramentas necessárias para maximizar a produtividade e eficiência em suas propriedades.