EDITORIAS

Coperfam apresenta resultados positivos em 2022

Atualmente, a cooperativa possui 97 cooperados, localizados em 29 cidades do norte paulista.

A Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar (Coperfam) foi constituída em 2012 com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, ampliando o acesso de agricultores ao mercado para a comercialização de seus produtos.

Em 2022, a cooperativa comercializou mais de 800 mil caixas de laranja, o que proporcionou faturamento de R$ 37,5 milhões, alta de 28,87% sobre 2021. Os números foram apresentados na AGO (Assembleia Geral Ordinária), realizada em 31 de março, em Bebedouro, SP.

O vice-presidente da cooperativa, João Roberto Gasperini, comemora os bons resultados: “É na AGO que percebemos o quanto a cooperativa está conseguindo contribuir com o cooperado. É um momento de decisão, onde aprovamos as contas do exercício e analisamos se a cooperativa está com sobras ou prejuízos, por isso a importância da participação do cooperado”.

Um dos destaques é a venda de laranja à indústria de suco Citrosuco, com selo de certificação Fair Trade, que garante aos consumidores o respeito às normas de sustentabilidade exigidas à cooperativa e a seus cooperados, que atendem a critérios rigorosos com foco no desenvolvimento social, ambiental e econômico.

“A certificação Fair Trade garante segurança aos nossos cooperados e o prêmio permite a realização de projetos que são muito importantes no dia a dia do produtor, especialmente, na redução de custos. E a citricultura é uma cultura que demanda custos altíssimos”, explica Gasperini.

Além de citros, a cooperativa avança na diversificação, com incentivo à produção de mandioca de mesa. Em 2022, foram produzidos mais de 4 mil quilos de mandioca descascada, limão e laranja; e 3 mil toneladas de suco de laranja.

Outro foco é a capacitação dos associados, para os quais é mantido um calendário anual de treinamentos. Em 2022, foram realizadas 462 horas de capacitação para 219 pessoas, entre cooperados, funcionários permanentes e safristas. “Para continuar crescendo, é importante que o produtor esteja aberto a ouvir a assistência técnica, mesmo que sempre tenha feito de determinada maneira. Os técnicos estão ali para ajuda-los a produzir mais e melhor. A certificação é muito importante para todos os produtores, seja ele pequeno, médio ou grande, pois ajuda a diminui os custos de produção, pois uma propriedade bem conduzida e com gestão traz resultados significativos”.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais