Descubra como os cooperados podem participar do projeto de restauração de áreas de preservação permanente e fortalecer o compromisso com o meio ambiente.
A Fundação Coopercitrus Credicitrus, sempre comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento do agronegócio, desenvolve o projeto Cooper Semear, que visa apoiar os produtores rurais na restauração de áreas de preservação permanente, promovendo a adequação ambiental e o cumprimento das legislações vigentes.
Boris Wiazowski, consultor de sustentabilidade da cooperativa, destaca o diferencial do projeto, que está na assistência técnica oferecida pela Fundação. “O produtor compra as mudas e a Fundação entra com toda a assistência técnica para a implantação do projeto. O programa disponibiliza um engenheiro florestal que faz a avaliação técnica na propriedade para indicar o modelo mais adequado para a realização da restauração do local. Esse profissional orienta qual espaçamento e quais variedades, se deve ser feito plantio em área total, cercamento ou adensamento. Após a efetuação do projeto, monitoramos a área com o produtor, fornecendo orientações em todo o processo de reflorestamento”, explica.
Em 2022, a Coopercitrus e a Fundação iniciaram negociações com o BNDES para o projeto Floresta Viva. Este projeto tem como objetivo a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) em propriedades de até quatro módulos fiscais na região de atuação da cooperativa.
Desde o início do projeto Cooper Semear já foram restaurados 206,52 hectares de áreas de preservação permanente, com o plantio de aproximadamente 46.989 mudas. Um passo importante rumo à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário. Os cooperados interessados em fazer parte do projeto devem entrar em contato com a unidade da Coopercitrus mais próxima. A equipe está à disposição para fornecer todas as informações sobre o Cooper Semear e auxiliar os produtores na elaboração de seus projetos de reflorestamento.