EDITORIAS

Empretec Rural desperta habilidades e o empreendedorismo

Uma imersão de autoconhecimento na descoberta de novas oportunidades para empreender marcou o Empretec Rural, que reuniu 23 produtores e empresários do agro, entre os dias 2 e 7 de outubro, na Fundação Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro (SP).

O seminário intensivo é uma ação da Fundação em parceria com o Sebrae, com o objetivo de desenvolver caraterísticas essenciais do comportamento de um empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio, com o propósito de aumentar a rentabilidade do empreendimento, estimulando novos negócios e gerando novas oportunidades de empregos.

Criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a metodologia do Empretec foi desenvolvida em mais de 40 países e, no Brasil, é ministrada pelo Sebrae. Ao longo do seminário, os participantes ampliaram a capacidade de identificar oportunidades de negócios, estabelecendo metas desafiadoras e melhorando sua eficiência diante de situações complexas

“Os participantes se envolveram em exercícios intensivos que desenvolveram sua visão empreendedora de maneira abrangente, ao mesmo tempo em que praticaram suas habilidades de gestão e processos. Ao longo desses dias intensos, os participantes descobrem seu perfil empreendedor, suas habilidades, e aprendem a usá-las para alcançar os resultados necessários e impulsionar seus negócios”, ressalta Joyce Henrique, analista do Sebrae de Barretos.

Uma imersão para descobrir novas oportunidades de negócios

“Trabalho na área leiteira e pretendo que meu negócio cresça. A minha meta é ter uma indústria com produtos derivados do leite e o curso me ajudou a conhecer as minhas habilidades para cumprir com esses objetivos. O curso foi além das nossas expectativas e saí realmente transformado. Com vivências reais, trabalhamos o comportamento, a alta confiança, o medo e a insegurança. No meu ponto de vista, o curso é uma virada de chave na vida de muitas pessoas. Gratidão à Fundação Coopercitrus Credicitrus por nos proporcionar isso”.

Clayton Rodrigues da Silva, Bebedouro.

“O curso não é só teoria, você realmente vive o curso. Aprendi que precisamos buscar metas em todos os setores e, a partir de um planejamento, cumpri-las para alcançar esses objetivos. Criamos uma empresa, decidimos mudar, erramos, acertamos e, no final, batemos a meta. Tudo isso em uma semana! O curso é fantástico! Vale a pena todos fazerem, não só o empreendedor. A Coopercitrus, através desse curso, ajudou pessoas a aprender, capacitar, empreender e ter metas para continuar no negócio e no agronegócio”.

Matheus Oliveira Machado, de Monte Azul Paulista.

“No seminário não aprendemos sobre balanço de uma empresa, como irá plantar ou colher. Aprendemos a identificar quais são as nossas habilidades e que temos que assumir a responsabilidade. Entendi qual é o meu papel e a me posicionar melhor. É possível fazer com que as outras pessoas te ouçam utilizando as nossas habilidades. Aprendi a ser mais objetiva e traçar planos para ajudar meu marido a desenvolver a propriedade e melhorar a questão financeira”.

Gisele Simone Rodrigues, de Bebedouro.

“Sou mais velho e sempre aprendo muito com os jovens. Tenho 73 anos e aprendi muito. Esse curso é muito interessante pois dá uma visão ampla, e nem tudo o que decidimos ao longo da vida é o correto. Depois desse curso, minha vida começa diferente”.

Walter Zucca Filho, de Olimpia.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais