Com o apoio de 43 parceiros estratégicos, a FCC promove a formação profissional, a preservação ambiental e a inovação tecnológica para enfrentar os desafios globais de desenvolvimento sustentável.
Desde sua criação, em 2019, a Fundação Coopercitrus Credicitrus busca fomentar práticas que integrem formação profissional, preservação ambiental, pesquisa, inovação tecnológica e a disseminação de práticas sustentáveis, atuando como um elo essencial na evolução do setor.
Para cumprir seu papel, a Fundação conta com parcerias estratégicas importantes que transformam desafios em oportunidades. Essas parcerias vão além do apoio financeiro — elas promovem a troca de conhecimentos, o compartilhamento de recursos e a aplicação de tecnologias de ponta, elementos que potencializam os projetos desenvolvidos e garantem resultados concretos.
Parceiros de impacto
Nessa missão, além da Coopercitrus e Credicitrus, a Fundação trabalha com 43 parceiros que transformam desafios globais em soluções compartilhadas. São elas: Adama, Banco Safra, Basf, Bauer, Bayer, Coperfam, Corr Plastik Tubos e Conexões, Corteva Agriscience, Centro Paulo Souza, DMB, Embrapa, Etec, Fatec (Faculdade de Tecnologia Jorge Caram Sabbag), FMC, IAC, ICL, Ihara, Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro, ‘Victório Cardassi’), Inpev, Instituto Credicitrus, Jacto, Macquarie, Mosaic Fertilizantes, Netafim/Amanco, New Holland, Nortox, Ourofino Agrociência, Piccin, Prefeitura de Bebedouro, Prefeitura de Monte Azul Paulista, Sebrae, Senar, Stihl, Stoller, Tatu Marchesan, Thebe Bombas hidráulicas, Timac Agro, Unifafibe Centro Universitário Bebedouro, UPL, Vittia, Yara, Syngenta e Valtra
“As parcerias são essenciais para multiplicar os efeitos positivos dos projetos no agro. Essas parcerias não só expandem nossa capacidade de atuação, mas também potencializam o impacto das ações realizadas, criando um efeito transformador para os produtores rurais e para as comunidades onde a Fundação está presente”, ressalta Bóris Alessandro Wiazowski, consultor de Sustentabilidade da Coopercitrus.
Resultados que transformam
Para enfrentar os desafios crescentes do setor agropecuário, a Fundação estruturou sua atuação em três pilares essenciais: educação, meio ambiente e pesquisa e difusão de tecnologia. De 2019, ano do início de suas atividades, até 2023, foram investidos R$ 20 milhões em desenvolvimento sustentável no agronegócio.
No âmbito educacional, foram 67.619 visitas e participações nos eventos da FCC, 20.284 participações nos cursos de qualificação profissional, 540 profissionais formados em operação de drone, 91 profissionais formados nos cursos Técnico em Agronegócio e Big Data no Agronegócio e 95 participantes nas visitas técnicas internacionais.
Nos programas que incentivam práticas sustentáveis no campo foram recuperadas 915 nascentes, restaurados 312 hectares e produzidas 365 mil mudas nativas, que beneficiaram 240 produtores em 101 municípios de SP, MG e GO.
As parcerias com empresas e instituições como a Embrapa resultam
em tecnologias avançadas que beneficiam diretamente os produtores rurais, como o lançamento de três variedades de citrus ao longo de 2024. O laboratório de análise de solos e folhas é outro suporte aos produtores, com serviços especializados e a preços competitivos, que já executou mais de 100 mil análises de solo e folha desde 2019.
Um ambiente propício para integrar teoria e prática no campo
Situada em uma área de 112 hectares em Bebedouro, SP, a sede da FCC oferece uma infraestrutura completa e diversificada que facilita a integração entre o conhecimento teórico e a prática agrícola. A Fundação conta com 10 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, campo experimental e oficinas, além de espaços destinados à realização de eventos e palestras e equipados para a disseminação de conhecimentos e troca de experiências.
“Trabalhando em conjunto com empresas e instituições de diversos setores, a Fundação construiu uma rede de cooperação multissensorial que vem fortalecendo toda a cadeia produtiva, com disseminação de conhecimento, sustentabilidade e inovação no campo”, destaca o consultor de Sustentabilidade da Coopercitrus.
Energia limpa
Com a instalação de painéis fotovoltaicos em 2023, a Fundação passou a produzir sua própria energia elétrica. Além de garantir a economia na conta de luz, o sistema gera energia renovável e serve de referência para outros produtores interessados nessa tecnologia.
Saneamento Ecológico
Em parceria com a Embrapa, a FCC implementou um sistema de saneamento ecológico que combina fossas sépticas e jardins filtrantes. O sistema de baixo custo, além de tratar o esgoto de maneira eficaz, permite a reutilização da água de forma segura, protegendo os recursos hídricos.
Construindo um futuro sustentável
A Fundação Coopercitrus Credicitrus acredita que é possível construir um agronegócio mais sustentável, produtivo e inovador com a colaboração de parceiros, assegurando um futuro próspero para as gerações atuais e futuras.
“Esse compromisso se fortalece com o apoio e dedicação de nossas mantenedoras, parceiros, funcionários, produtores, professores, alunos e visitantes, que desempenham um papel essencial em cada uma de nossas conquistas. Ao apoiar os projetos, nossos parceiros garantem que as melhores práticas e inovações estejam acessíveis aos produtores rurais. O cooperativismo tem papel fundamental nas ações da Fundação. Cada cooperado da Coopercitrus e Credicitrus também contribui para esse impacto positivo. Ao manterem seus relacionamentos comerciais, eles ajudam a compor o resultado das cooperativas. Parte desse resultado é convertido em ações socioambientais e educacionais executadas pela Fundação. Essas iniciativas, por sua vez, retornam em benefícios para os produtores rurais e para toda a comunidade. Essa dinâmica é um exemplo de como o cooperativismo, junto ao engajamento dos parceiros, faz com que soluções inovadoras e sustentáveis sejam acessíveis”, ressalta Wiazowski.
A Fundação reafirma seu compromisso em continuar trabalhando com dedicação e entusiasmo para alcançar um futuro em que todos possam prosperar.