Com suporte técnico da Coopercitrus, o Grupo Ouro de Minas aprimorou o manejo nutricional, ampliando a produtividade e garantindo a sustentabilidade das lavouras.
O Grupo Ouro de Minas é exemplo de dedicação familiar e gestão eficiente no agronegócio brasileiro. Fundado em 1977 em Juruaia, no Sul de Minas, o grupo começou com uma pequena produção de café arábica e, ao longo dos anos, expandiu suas operações com base no compromisso com qualidade e sustentabilidade.
Hoje, liderado pela família Araújo, o grupo administra 500 hectares de café arábica e 400 hectares de soja no Sul de Minas e na Serra da Canastra. “A gestão atual é conduzida pela nova geração e busca aliar eficiência no manejo ao respeito ao meio ambiente para garantir a qualidade e a produtividade das lavouras”, explica o cooperado Claudeci de Araújo, fundador do grupo.
Manejo diversificado
Com altitudes entre 900 e 1.200 metros, a Fazenda Ouro de Minas, em Juruaia (MG), combina relevos planos e montanhosos, tem lavouras renovadas e segue os padrões rigorosos do Certifica Minas Café. A produção alcança 3.000 sacas anuais de cafés arábica das variedades Catuaí, Tupi e Mundo Novo, premiados em concursos de qualidade.
Já a Fazenda Vale do Cerrado, em São Roque de Minas, destaca-se pela mecanização em relevo plano e fértil, produzindo 14.000 sacas anuais de cafés certificados pelos programas UTZ e Certifica Minas Café.
Essa diversidade permite ao grupo aplicar práticas e tecnologias específicas para cada tipo de terreno, otimizando o manejo e a produtividade.
Tecnologia aprovada
O Grupo Ouro de Minas já conhecia e utilizava os produtos da linha DVA, da AgroAllianz, antes mesmo da parceria com a Coopercitrus. A qualidade dos insumos sempre foi reconhecida e aprovada pelo grupo, mas com a chegada da Coopercitrus à região, essa relação se fortaleceu ainda mais.
Com o suporte técnico e comercial oferecido pelos especialistas da cooperativa, o manejo das lavouras foi aprimorado, combinando as tecnologias já utilizadas com novas soluções e boas práticas recomendadas. “O Grupo já confiava nos produtos da DVA, mas com a assistência em campo da Coopercitrus conseguimos melhorar o que já era bom”, explica Dario Leite, gerente da unidade da Coopercitrus em São Roque de Minas.
Uma das tecnologias apresentadas foi o osmorregulador e termorregulador da AgroAllianz, OSMOBETAN. Ele melhora a capacidade da cultura de enfrentar condições adversas, como altas temperaturas e períodos de seca, e aumenta a eficiência na absorção de nutrientes do solo. “Mesmo diante das adversidades climáticas do último ano, nossas plantas se mostraram mais vigorosas e produtivas graças às tecnologias implantadas”, afirma Claudeci Júnior.
Outras soluções da linha Agroallianz também fizeram diferença. O Amino 75, tecnologia à base de aminoácidos de alta concentração, potencializa o vigor das plantas, enquanto o Tellus, um condicionador de solo à base de ácidos fúlvicos, potencializa o uso de nutrientes aplicados via solo e promove maior crescimento do sistema radicular. Por sua vez, a nutrição filiar baseou-se nas aplicações do fertilizante Stimulus, com com macro e micronutrientes, além da adição de glicina-betaína, contribuindo para melhor absorção dos nutrientes, enquanto o K62 Plus, fonte concentrada de potássio, fornece nutrientes essenciais para o enchimento de grãos. Por fim, o Algae 10-20-21, com macro e micronutrientes combinados a um extrato de algas, complementa a nutrição das lavouras. Toda linha foi aplicada em conjunto com o adjuvante Facility.
Entusiasmados com os resultados deste último ano, o grupo planeja usar as soluções da DVA em 100% do cafezal na próxima safra.
“Essa parceria ajuda a potencializar o que o produtor já faz bem. Com a AgroAllianz e a Tello, conseguimos melhorar a nutrição das plantas, ampliar a resistência e trazer mais eficiência ao campo”, ressalta Dario.
Mais Inovação
A parceria com a Coopercitrus também trouxe os fertilizantes biointeligentes da Tello, que combinam matéria-prima orgânica e mineral para promover nutrição equilibrada e melhorar a saúde do solo. Neste último ano o plantio foi feito com o 00-12-00 FBio, uma fonte fosfatada de liberação gradual para promover maior enraizamento e suprir as demandas das plantas ao longo do período de crescimento.
“A Coopercitrus é uma parceira flexível, sempre presente quando enfrentamos desafios climáticos ou outros problemas. Isso fez toda a diferença para em nossa produção”,,” comenta Claudeci Júnior.
O sucesso da parceria reflete o compromisso da Coopercitrus em levar tecnologia e assistência técnica de qualidade para seus cooperados, garantindo maior produtividade, sustentabilidade e satisfação.
Planejando o Futuro
O Grupo Ouro de Minas estabeleceu uma meta ambiciosa de crescimento, alinhando sustentabilidade e produtividade. “Desafiei o Juninho a entregar 30 mil sacas de café até 2030. Com as mudanças climáticas, não adianta reclamar, ; é preciso agir e fazer a nossa parte!” afirma o pai.
“Queremos deixar a terra em melhores condições para as próximas gerações. A Coopercitrus nos oferece o suporte necessário para atingir esse objetivo”,,” complementa Júnior.
A Coopercitrus também agregou o uso de agricultura de precisão ao Grupo, que adquiriu drones para pulverização. Atualmente, essa tecnologia já atende 70% das áreas cultivadas. Os resultados incluem maior precisão, redução de custos e otimização do tempo no campo.
“Muitas das inovações que implementamos, como os bioestimulantes da Agroallianz e os fertilizantes organominerais da Tello, só foram possíveis graças ao apoio da Coopercitrus,””, conclui Claudeci Júnior.
Cultivando sustentabilidade
Além da inovação tecnológica, o grupo mantém ações de preservação ambiental, com 100 hectares de mata nativa, seis nascentes protegidas e práticas de economia circular, como o uso da polpa do café como fertilizante natural. “Preservar o meio ambiente é essencial para garantir que as futuras gerações também possam viver do café”,,” reforça Claudeci Júnior.
Conheça a AgroAllianz e a Tello
A AgroAllianz é fruto de uma parceria estratégica entre a Coopercitrus e o Grupo DVA, referência global em nutrição vegetal e proteção de cultivos. Essa união combina a força de uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil com a expertise internacional em desenvolvimento de tecnologias agrícolas. Os produtos da AgroAllianz, como os da linha DVA, são desenvolvidos para melhorar o desempenho das lavouras e fortalecer o manejo nutricional e fisiológico.
A Tello é uma marca no setor de fertilizantes biointeligentes, criada para oferecer soluções sustentáveis e eficientes ao agronegócio. Parte do portfólio de empresas da Coopercitrus, a Tello combina tecnologia de ponta e matéria-prima orgânica para promover equilíbrio nutricional, saúde do solo e alta produtividade.
Ambas as marcas fazem parte do ecossistema de inovações da Coopercitrus, reforçando o compromisso da cooperativa em disseminar boas práticas agrícolas e oferecer produtos e serviços que impulsionam os resultados dos cooperados.