Com modelo inédito de atendimento, Coopercitrus Campo Digital leva a agricultura 5.0 para mais perto do produtor rural.
Está no DNA da Coopercitrus ser mais do que um canal de vendas, e sim, uma extensão da propriedade rural de seus cooperados. Por isso, mais uma vez, a cooperativa inovou e inaugurou sua primeira loja conceito Campo Digital, um modelo inédito de atendimento focado em agricultura de precisão e tecnologias agrícolas. Localizada na cidade de Cristalina, GO a nova loja foi inaugurada no dia 27 de abril, em uma transmissão ao vivo pelo Youtube, com a apresentação de todos os detalhes da estrutura e serviços.
Com mais de 1.800 metros quadrados e arquitetura diferenciada, a loja é um completo showroom de tecnologia, com espaço totalmente integrado para a demonstração de todas as soluções disponíveis no portfólio da Coopercitrus, entre elas, piloto automático para tratores, drones de imagem e pulverização, monitoramento via satélite, análise de solo com georreferencimento, aplicação à taxa variável, projetos de sistematização de plantio, entre outras.
Na loja Campo Digital, cooperado pode conhecer, testar e entender na prática todas as soluções, contando com o suporte dos especialistas que estão prontos para oferecer o melhor atendimento, tirar dúvidas e fornecer orientações sobre as melhores práticas agrícolas. O espaço também conta com oficina mecânica e um time de técnicos altamente capacitados para prestar os serviços com excelência.
“A Coopercitrus é hoje uma referência em tecnologia agrícola, contando com centenas de profissionais especializados em cooperar com os melhores projetos para o produtor rural. Nossa missão é melhorar ainda mais a produtividade da região, baixar os custos de produção e proteger o meio ambiente”, ressaltou o presidente do Conselho Administrativo, José Vicente da Silva, durante a inauguração.
Segundo o CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi, com esse novo modelo de negócio, a cooperativa reforça seu propósito de aproximar os produtores rurais das novas soluções de agricultura digital e contribuir com uma produção mais sustentável. “É muito importante vir para a região que é o 6º maior PIB agrícola do Brasil e trazer o que há de mais moderno na tecnologia para incrementar a produção. Ter esse espaço físico aproxima a inovação do produtor rural e desembarca a tecnologia dentro da porteira, onde realmente ela causa impacto nos processos de produção, entregando valor à jornada do agro brasileira”, afirma Degobbi.
Parcerias de valor
Além da completa linha de produtos, serviços e tecnologias agrícolas, a loja Campo Digital conta com uma concessionária máster da Jacto, referência mundial em implementos agrícolas. Possui também o espaço Syngenta Digital e a estrutura Ihara para promover uma experiência inovadora aos cooperados.
O diretor Comercial de Máquinas José Geraldo da Silveira Mello, ressalta a modernidade e a variedade à disposição dos produtores rurais. “A Coopercitrus está comprometida em trazer novas tecnologias agrícolas com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das atividades no campo, consolidando sua presença no estado de Goiás. A estrutura conta com uma completa revenda Jacto com oficina para reparos, reposição de peças e serviços com controle remotamente no campo, gestão de telemetria. Além dos principais representantes, contamos também com projetos de energia fotovoltaica”, conclui Mello.
Syngenta Digital
A Syngenta criou um espaço exclusivo para demonstração de seu portfólio de tecnologias digitais, onde oferece ao produtor a experiência de conhecer e acompanhar as soluções, bem como entender seus benefícios para cada operação, com foco em aumentar a eficiência e produtividade no campo. No espaço Syngenta Digital, o cooperado pode conhecer inovações como o Controle Certo, focado em monitoramento de soja e milho para uma melhor aplicação; o Cropwise Imagery, que analisa imagens de satélite para identificar falhas, infestações e baixo desenvolvimento vegetativo, auxiliando na avaliação do vigor das plantas; e a Gestão Agronômica, focada no planejamento e registro de aplicações ao longo da safra, controle de estoque e análise financeira, que contribuem para o melhor gerenciamento e planejamento da safra.
“A Campo Digital é uma loja de tecnologia. O produtor pode ver as soluções e testar antes de implementar na lavoura. Essa é a primeira loja física da Syngenta Digital, projeto que foi incentivado pela Coopercitrus e que já está mostrando resultados. É uma oportunidade combinar as tecnologias da Syngenta e da Coopercitrus, mostrar a integração e os resultados de várias soluções”, apresenta o diretor da Syngenta Digital, Gustavo Schaper.
Ihara
A Ihara traz à loja Campo Digital o conceito de mesa interativa, onde o agricultor tem a oportunidade de conhecer mais sobre os produtos Kyojin, Zeus, Completto, Eleitto, Totalit e Esquadrão Fungicidas Gold com informações técnicas, benefícios e aplicações dessas soluções com foco nas culturas atendidas pela Coopercitrus em sua região de atuação.
O objetivo é proporcionar a melhor experiência do produtor rural no manejo do seu cultivo. O diretor comercial da Ihara, José Vicente de Paula Netto, afirma que o modelo incentiva o produtor rural a entrar na nova era do agro, contribuindo com a tomada de decisões mais sustentáveis. “Mantemos uma parceria estratégica com a Coopercitrus, visando ofertar ao produtor cooperado as melhores soluções em produtos e serviços”, comenta. A Ihara também disponibiliza um totem de carregadores de baterias de celular e um totem com álcool em gel para contribuir com a segurança e o conforto dos cooperados.
Máster Jacto
A Jacto aceitou o desafio de desenvolver um espaço com foco na interação e na experiência do cooperado. Com a instalação de quatro terminais com telas sensíveis ao toque, proporciona ao produtor fazer uma imersão pelas principais transformações digitais da marca e conhecer os produtos e serviços que garantem mais eficiência, de forma sustentável. O cooperado pode conhecer o Ecossistema Digital Jacto e todos os benefícios de um atendimento unificado, navegar pelas funcionalidades de forma prática, vivenciando o uso dos serviços direto na fazenda, como aplicação de mapas, monitoramento de máquinas, alertas, indicadores, diagnósticos, relatórios e como podem ser feitos os treinamentos, tendo uma visão geral das informações para a tomada de decisões mais rápida e precisa.
Oportunidade para a economia local
O acesso facilitado às tecnologias agrícolas vai contribuir com o incremento na produtividade dos cooperados. Essa é a análise do cooperado Marcus Tittoto, produtor de soja, milho e cana-de-açúcar na região de Itumbiara, GO. Através da cooperativa, ele investe em tecnologias como GPS, sistematização de plantio, drone de imagem e aplicação localizada em sua atividade. “Esse conceito da loja é maravilhoso e nos aproxima das principais soluções do mercado. Muitos resultados estão por vir a partir disso”, vislumbra o cooperado. Mais uma vez, a Coopercitrus sai na frente ao criar um modelo de negócios voltado para aproximar os cooperados das principais inovações para o campo. Com a loja conceito Campo Digital, a cooperativa comprova que a alta produtividade com tecnologia e sustentabilidade é possível e é viável, com soluções para atender às demandas do pequeno, médio e grande produtor.