Coopercitrus oferece aos cooperados um projeto para a renovação de canavial com soja, fornecendo suporte desde o plantio até a comercialização. Conheça os benefícios desse programa.
Com o objetivo de fomentar o plantio da soja na renovação dos canaviais, de modo a melhorar a rentabilidade dos cooperados e aumentar a produtividade da área, a Coopercitrus desenvolveu o programa Renova Soja.
O sistema auxilia os cooperados a plantarem soja no momento de reforma do canavial, contribuindo assim com o aumento da fertilidade do solo, com a redução da erosão, além de auxiliar no controle de pragas. Assim que a colheita da soja é finalizada, a terra volta a ser utilizada para o cultivo de cana-de-açúcar. O plantio do grão pode ser feito na área total, ou no sistema de MEIOSI (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente).
Lançado em 2017, o Programa Renova Soja oferece auxílio em todas as etapas de produção e renovação da área de cana, do plantio até a colheita, com o fornecimento de assistência agronômica, máquinas e tecnologias. Desde o início da implantação do projeto, anualmente, mais de 25 mil hectares são renovados e assistidos pela equipe da Coopercitrus.
Outro benefício do programa é o Barter, operação que troca a produção futura de soja por insumos e tecnologias necessários para o manejo, soluções de agricultura de precisão, maquinário para plantio e para colheita, além de sementes, fertilizantes, defensivos, e o suporte técnico da Coopercitrus.
Segundo o superintendente de Tecnologia Agrícola da cooperativa, Marcelo Bassi, o programa pode reduzir os custos de produção em até 30%, além de gerar uma melhor remuneração ao produtor rural. “O Renova Soja é um incentivo para o cooperado investir na rotação de cultura, que gera melhor remuneração pela rentabilidade do grão, além de trazer inúmeros benefícios para a cultura da cana. Para isso, oferecemos os recursos para mecanização e todo o conhecimento técnico do nosso time de especialistas”, analisa Bassi.
A experiência com o Renova Soja foi aprovada pela cooperada Ana Paula Marchesi. Com o incentivo do time técnico da Coopercitrus, ela decidiu investir em um planejamento de plantio de soja para agregar mais valor ao seu canavial. “Até então, o cultivo de soja nas áreas de reforma era feito por terceiros. Mas, com a Coopercitrus ficou mais fácil de lidar com essa cultura, com um preparo de solo mais adequado, com economia e aproveitamento dos momentos mais oportunos”, pontua a cooperada, que, desde 2019, cultiva 42 hectares de soja em área de reforma.
O cooperado Marcelo Dinardi costumava plantar amendoim na renovação do canavial. Diante dos preços atrativos da soja, decidiu contar com a Coopercitrus para implementar o grão em 100 hectares de sua propriedade. “A opção se tornou interessante por conta do Barter, já que equiparamos nossa produção futura com tecnologia de sistematização, máquinas e assistência da Coopercitrus. A cooperativa está cumprindo com o seu papel, de cuidar da nossa produtividade e agregar valor à cultura”, opina o cooperado. O cooperado Salim Taha tomou a decisão de utilizar o programa para ter mais assertividade na sua produção. Dos 300 hectares que são dedicados ao plantio de cana, 100 serão renovados com o plantio de soja, contando com o suporte personalizado da cooperativa e o fornecimento dos insumos para a produção. Tudo custeado através do Barter Coopercitrus. “Achei o Renova Soja bem estruturado e decidi experimentar. A soja deixa um residual muito bom no solo, o que vai beneficiar minha produtividade de cana, além de ser economicamente viável. A Coopercitrus saiu da condição de uma fornecedora de insumos para ser uma aliada do produtor. Esse foi um fator decisivo na minha escolha”, ressalta Taha.
Conheça os serviços que compõem o RENOVA SOJA
- Sistematização de plantio;
- Amostra de solo e mapa de fertilidade;
- Transplantadora de mudas;
- Suporte técnico em cana e soja;
- Mudas de marcas de referência;
- Comercialização de todos os insumos;
- Barter;