EDITORIAS

O agro e a transição para uma economia verde: de custo para oportunidade!

A degradação do meio ambiente e as mudanças climáticas são pautas que deixam o mundo todo em estado de alerta. A busca por soluções mais sustentáveis que garantam a proteção dos recursos naturais e a produção de alimentos se torna imprescindível. E o agronegócio tem papel fundamental para mudar este cenário.

O Brasil mostra seu potencial nesse desafio: 25,6% é a área dedicada à preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais, de acordo com a Embrapa; 59% da matriz energética é composta por fontes renováveis. Além disso, tem uma logística reversa eficiente, destinando corretamente mais de 80% das embalagens de agroquímicos, de acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

Ouça este conteúdo no CooperCast!

A Coopercitrus participa ativamente desta transformação, com a implementação da norma ISO 14001 em 10 unidades e na Fundação Coopercitrus Credicitrus, além do monitoramento do consumo de água, gestão de resíduos, uso de energia renovável em 70% das operações e uso de etanol em 100% da frota de veículos leves. Também investe em adequações nas propriedades dos agricultores, promove o restauro de reservas legais e áreas de preservação permanente e recupera nascentes, atividades desenvolvidas pela Fundação Coopercitrus Credicitrus.

Nosso time está preparado para auxiliar o produtor na digitalização da sua operação. O Ecossistema Campo Digital executa tecnologias aderentes à cada etapa do cultivo, o que aumenta a eficiência da produção e reduz o impacto ambiental.

No Campo Digital empregamos o Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) para a construção de ortomosaicos e identificação dos fluxos de enxurradas, o que gera mapas de plantio otimizados com redução do consumo de diesel e sem danos ao meio ambiente. Coletamos amostras de solo georrefenciadas para definição do perfil do solo e capacidade de retenção de água. Oferecemos serviço de aplicação de corretivos a taxa variável e pulverização localizada com drone, diminuindo o uso de agroquímicos e os custos de aplicação. Proporcionamos assistência para o manejo de precisão de irrigação, gestão de água conforme característica das condições edafoclimáticas e do ciclo da cultura. Construímos projetos de geração de energia solar fotovoltaica para sustentação das propriedades, além da comercialização de pilotos automáticos e diversos outros serviços e equipamentos de alta tecnologia.

Combinadas, estas tecnologias geram ganhos de produtividade e redução no uso de insumos, como diesel, agroquímicos e fertilizantes. A manutenção do solo protegido com cobertura vegetal amplia o teor de matéria orgânica no ambiente produtivo, o que retira carbono do meio ambiente. Ou seja, o produtor ganha eficiência na produção, recicla água e sequestra carbono, além de manter parte da propriedade preservada. Cada vez mais esses serviços ambientais serão reconhecidos pela sociedade e comercializados pelos agricultores, sendo uma nova fonte de renda da atividade.

A transição para uma economia verde é um caminho sem volta. A Coopercitrus está preparada para apoiar essa transição com a oferta de serviços de alta tecnologia nas propriedades, e em breve, no apoio à comercialização de serviços ambientais e créditos de carbono.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais