O estande da cooperativa se consagrou como o ponto de encontro para os produtores rurais acessarem às melhores soluções para o seu desenvolvimento e sucesso no agronegócio.
A presença da Coopercitrus na Agrishow 2023, a maior feira agrícola da América Latina, realizada entre 1º e 5 de maio em Ribeirão Preto, foi um marco. O estande da cooperativa, um dos maiores do evento, reuniu todas as soluções essenciais para os produtores rurais que desejassem alcançar o sucesso em um único local, tendo se tornado o ponto de encontro do cooperado na feira.
A Coopercitrus proporcionou um ambiente acolhedor e confortável aos visitantes, com áreas de demonstração e ambientes de reunião para discutir negócios e projetos. Uma equipe de mais de 550 colaboradores da cooperativa estava sempre à disposição para auxiliar os cooperados a fazer os melhores negócios, garantindo que encontrassem as soluções mais adequadas às suas necessidades.
“A Coopercitrus investiu para oferecer o melhor atendimento possível aos cooperados. Além disso, proporcionamos condições comerciais relevantes para atender a todas as demandas do produtor rural em sua atividade agrícola”, ressalta Matheus Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus.
“Reunimos 60 empresas líderes globais apresentando soluções com uma equipe técnica em um estande acolhedor para tirar dúvidas do produtor. Levamos toda a estrutura do Campo Digital para dentro da Agrishow, apresentando as operações com drones e toda a parte de agricultura de precisão e projetos de tecnologia”, complementa o CEO da cooperativa, Fernando Degobbi.
Este ano, a Agrishow quebrou recordes de faturamento, alcançando a impressionante marca de R$ 13,29 bilhões em intenções de negócios, e registrou o maior número de visitantes em toda a sua história, com um total de 195 mil pessoas. A Coopercitrus também se destacou, tendo registrado um faturamento de R$ 1,5 bilhão, crescimento de 11% em relação à edição anterior, e recebido um número recorde de visitantes em seu estande.
Francisco Matturro, ex-presidente da Agrishow, expressa com orgulho a trajetória da feira e destaca a parceria bem-sucedida com a Coopercitrus: “Unimos o setor para desenvolver a feira com o objetivo de ouvir as demandas dos produtores e ajudá-los no dia a dia da atividade rural. Hoje, é uma alegria ver a Coopercitrus com parceria com tantas empresas e o time de especialistas em diferentes áreas para ajudar o produtor em tudo o que ele necessita. A Agrishow dá a oportunidade tanto para os fornecedores como para as empresas ouvirem as necessidades do produtor, orientando-os a utilizar melhor seus produtos e melhorá-los. É uma troca de informações”.
Ao reunir todas as soluções necessárias para o desenvolvimento agrícola em seu estande, a cooperativa se mostrou uma parceira fundamental para o progresso do setor agropecuário.
Crédito Rural Exclusivo na Agrishow, parceria com Banco do Brasil
Durante a Agrishow, a Coopercitrus, por meio de sua diretora-financeira, Simonia Sabadin, celebrou um convênio com o Banco do Brasil, ampliando as oportunidades de crédito disponíveis aos produtores rurais. O estande da cooperativa recebeu a visita de diversas instituições financeiras que buscaram oferecer novas possibilidades aos produtores do campo.
Além dessa parceria estratégica, outros acordos também foram firmados. Sabadin afirma: “Nos preparamos minuciosamente para este evento, reunindo grandes parceiros e renomados bancos com condições especiais, prazos diferenciados e, até mesmo, intercooperação, como é o caso do convênio estabelecido com a Credicitrus, que oferece taxas abaixo do mercado. Trata-se de um trabalho prévio que realizamos sempre pensando no bem-estar do cooperado a fim de financiar sua safra no plantio de cana, soja, milho ou qualquer outra cultura”.
Sebastião Pedroso, diretor comercial da Coopercitrus, complementa: “A Coopercitrus preparou uma oferta abrangente de todo o portfólio necessário para a produção agrícola dos cooperados, proporcionando as melhores condições comerciais e os prazos adequados para cada cultura. Tudo isso no momento oportuno a fim de garantir aos produtores negócios vantajosos e rentabilidade sólida”.
Proteção Patrimonial: Segurança exclusiva ao produtor rural
A Corretora de Seguros da Coopercitrus marcou presença na Agrishow com o objetivo de proporcionar facilidade e condições especiais aos produtores rurais na proteção de seus patrimônios. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as opções de seguros agrícolas, de residências, de safra, de máquinas agrícolas, de automóveis, de vida, além do Consórcio Coopercitrus. Todos com condições exclusivas e facilitadas.
“Cada vez mais, as tecnologias estão presentes e desempenham um papel relevante no setor agrícola, e garantir a segurança do que foi adquirido é essencial. Esse é o propósito da corretora de seguros da Coopercitrus”, ressalta Cassio Movio, gerente da corretora.
Oportunidades de negócios via Barter
Um dos destaques foi a modalidade de negociação via Barter, em que o produtor rural troca sua produção futura de grãos por insumos, máquinas e serviços de tecnologia agrícola com a cooperativa. Essa estratégia é uma excelente alternativa para o gerenciamento de riscos, pois permite ao produtor cobrir seus custos, evitar exposição à volatilidade do mercado e antecipar a visualização da rentabilidade de sua produção.
Além do Barter, a Coopercitrus ofereceu outras modalidades de negociação, como contrato futuro e o spot/balcão. No contrato futuro, o produtor tem a opção de negociar sua produção do ano que vem já com data agendada de entrega e pagamento, enquanto, no contrato spot/balcão, é possível negociar a soja recém-colhida e depositada nos armazéns da cooperativa ou armazéns gerais. “A vantagem dessas modalidades é que o cooperado pode adquirir os serviços dentro da cooperativa com condições diferenciadas”, esclarece Hermeto Neto, gerente de operações de comércio agrícola da Coopercitrus.
A equipe de especialistas da Coopercitrus se empenhou em fornecer informações atualizadas sobre o mercado de grãos, oferecendo assessoria personalizada e auxiliando na tomada de decisões para garantir a melhor paridade ao produtor rural. “Diante da recente queda nos preços das commodities e dos custos de produção, a análise de mercado se torna essencial, e nossa equipe está comprometida em fornecer informações relevantes para apoiar os produtores na escolha das melhores condições de negócio. Na Coopercitrus, buscamos oferecer segurança ao produtor rural, honrando nossos compromissos e garantindo o fechamento, a integridade, a logística e a entrega dos produtos”, afirma Hermeto.
Suporte completo aos cafeicultores
Comprometida em acompanhar os cafeicultores em todas as etapas de sua jornada de produção, a Coopercitrus disponibilizou uma ampla gama de serviços exclusivos para impulsionar o crescimento e a rentabilidade dos cafeicultores. Raul Dorti, superintendente de grãos da Coopercitrus, destaca: “A cooperativa oferece aos produtores rurais uma estrutura completa para o armazenamento, o rebeneficiamento e a comercialização da produção, além de serviços adicionais como informações de mercado, operações de barter e trava futura e garantia de recebimento, que são fundamentais para o sucesso na cafeicultura”.
Durante a Agrishow, os cafeicultores também contaram com o time de classificadores da Coopercitrus, os quais apresentaram orientações sobre os processos de classificação da produção. Com oito armazéns próprios e parcerias com armazéns em São Paulo e Minas Gerais, os cooperados têm a opção de armazenar sua produção e comercializá-la no momento mais apropriado, buscando aproveitar as melhores condições de mercado e ampliar seus rendimentos.
Orientação especializada em nutrição animal
O setor de pecuária deixou sua marca na Agrishow ao apresentar a linha atualizada de nutrição animal, oferecendo aos pecuaristas oportunidades diferenciadas para impulsionar o desempenho de seus rebanhos. Com o objetivo de atender a cada fase específica do desenvolvimento dos animais, a cooperativa forneceu orientações especializadas sobre as melhores rações e os suplementos minerais proteicos.
“A nossa linha de nutrição animal foi repaginada com a criação de rações de alta qualidade, formuladas com matérias-primas selecionadas que aumentam a produtividade e a eficiência do rebanho”, enfatiza Fábio Júnior de Almeida, gerente de fábricas da Coopercitrus.
Com esse avanço, a cooperativa atende a diversas áreas da pecuária, de gado de corte e leite até ovinos, suínos, aves e equinos. Entre os destaques, as rações de leite com teor proteico variando de 16% a 27% conquistaram a atenção dos visitantes. No segmento de corte, a Coopercitrus ofereceu uma ampla variedade de rações com alto teor de vitaminas, trazendo como novidade a inclusão de cromo e levedura, além de minerais e proteinados indicados para cada período do ano, o que proporciona melhor custo-benefício do mercado de nutrição animal.
Além da qualidade dos produtos, a Coopercitrus se destaca pelo seu suporte em campo. A cooperativa possui uma equipe especializada com mais de 150 profissionais dedicados a atender os mais de 11 mil cooperados pecuaristas. Essa equipe engajada e experiente fortalece ainda mais a produção pecuária, fornecendo suporte técnico e orientação especializada aos produtores.
Agripetro TRR: Qualidade e confiança movimentam o agro
A Agripetro, Transportador Revendedor Retalhista da Coopercitrus, esteve presente na Agrishow apresentando soluções inovadoras para o setor agrícola. Por meio dessa iniciativa, a cooperativa oferece aos seus cooperados a comodidade de adquirir e receber óleo diesel diretamente em suas propriedades rurais para o abastecimento das máquinas utilizadas nas lavouras.
“Por meio da Agripetro TRR, disponibilizamos óleo diesel de alta qualidade, que passa por um processo de dupla filtragem e é certificado por grandes empresas e órgãos de controle. Mantemos um rigoroso controle de qualidade em nossas filiais, garantindo aos nossos clientes um combustível confiável”, destaca o gerente de combustíveis da Coopercitrus, Rodrigo Hellmeister de Arruda.
Atualmente, a Coopercitrus possui seis bases da Agripetro TRR atendendo a mais de 300 municípios localizados no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. A cooperativa dispõe de um robusto sistema de segurança e controle de qualidade, além de uma equipe de vendas e entregas altamente capacitada e pronta para orientar os cooperados sobre o armazenamento correto do combustível, visando prevenir acidentes ambientais e garantir a segurança pessoal dos agricultores.
Show de Tecnologia
Em sintonia com a proposta da Agrishow, de conectar pessoas e tecnologias, o estande da Coopercitrus se tornou um verdadeiro festival de inovações. Os visitantes foram convidados a mergulhar na Agricultura 5.0, conhecendo de perto todos os produtos e serviços de agricultura de precisão disponíveis no Ecossistema Campo Digital. Além disso, puderam conferir em primeira mão os lançamentos mais recentes das principais marcas de tratores, máquinas e implementos agrícolas, reforçando o compromisso da cooperativa em oferecer soluções de ponta para o setor agrícola.
Campo Digital integra tecnologias agrícolas para o cooperado crescer como um todo
A Cooperativa consolidou sua posição de destaque no setor de agricultura de precisão ao apresentar um ecossistema completo de tecnologias agrícolas integradas, proporcionando aos produtores rurais a oportunidade de conhecer, testar e compreender os benefícios e as possibilidades da Agricultura 5.0.
Gabriela Pagoto, coordenadora de tecnologias do Campo Digital da Coopercitrus, enfatizou o compromisso da cooperativa em democratizar o acesso às soluções de agricultura de precisão para garantir a maior eficiência na lavoura: “Além de ofertar as melhores opções disponíveis no mercado, o Campo Digital está comprometido com a capacitação técnica do produtor rural, concedendo suporte em todas as etapas do ecossistema produtivo. Na Agrishow, o cooperado pôde conhecer todo esse ecossistema tecnológico com apoio do time de especialistas dispostos a esclarecer todas as dúvidas e apresentar as melhores opções ao produtor”.
Um dos pontos altos foi a demonstração do drone DJI Agras T40, que está revolucionando as operações agrícolas. Equipado com um tanque de pulverização de 40 litros, ele aumenta a faixa de pulverização para 11 metros e a capacidade de pulverização para 21,3 ha/hora, proporcionando uma cobertura eficiente de até 2,6 hectares em apenas sete minutos. Sua versatilidade permite a aplicação de sementes, insumos biológicos e fertilizantes sólidos, tornando-o um aliado indispensável para os produtores.
“Os produtores puderam ver e testar na prática o funcionamento desse equipamento e testar a qualidade do material”, complementa Júlio Rocha, coordenador do setor de drones do departamento de tecnologia agrícola da Coopercitrus.
Além da venda do drone, a Coopercitrus oferece um suporte completo aos produtores rurais, desde a entrega técnica do equipamento na propriedade, realizada por uma equipe especializada que fornece todas as orientações necessárias, até os treinamentos abrangendo as funções básicas de operação e a aplicação e a manutenção preventiva. “A cooperativa reforça seu compromisso em fornecer uma estrutura sólida de suporte antes, durante e após a aquisição das tecnologias, prestando o mais completo suporte em agricultura de precisão”, enfatiza Tiago Aleixo, superintendente de tecnologias agrícolas da Coopercitrus.
LANÇAMENTOS DE PESO
New Holland apresenta novo trator T4.75 S
A New Holland, uma das principais fabricantes de equipamentos agrícolas do país, lançou na Agrishow o trator T4.75 S. Com investimentos em soluções tecnológicas que visam à conectividade, à automação e às energias limpas, a empresa apresentou um modelo que atende às necessidades do produtor moderno.
A Coopercitrus despontou como uma das líderes na comercialização da marca na Agrishow, sendo a vice-campeã em vendas pela marca. Matheus Marciano, gerente das concessões New Holland Coopercitrus, ressalta a importância dessa parceria em constante crescimento: “Estamos orgulhosos em lançar o novo T4.75 S, um trator equipado com cabine, plataforma, câmbio 12×12 e Power Shuttle 20×20, proporcionando diferenciais que agregam valor ao dia a dia do nosso produtor”.
A atuação da Coopercitrus segue após a venda do equipamento. Marciano destaca o compromisso da cooperativa em oferecer serviços técnicos de qualidade e um suporte contínuo ao produtor: “Nossa parceria com a New Holland vai além da venda. Investimos cada vez mais em serviços técnicos para garantir o sucesso do produtor em sua lavoura, com garantia e assistência pós-venda. O produtor pode contar com a Coopercitrus em todas as etapas, pois nosso compromisso não se restringe ao produto, mas engloba toda a assistência necessária”.
Programas Pró-Trator e Pró-Implemento estimulam modernização agrícola
A Coopercitrus tem sido uma importante aliada dos agricultores na modernização de suas atividades agrícolas. Na Agrishow, o cooperado Jorge Luiz da Silva, produtor de sementes para pastagens na cidade de Sud Mennucci, SP, comemorou a conquista das chaves de seu novo trator cabinado New Holland 80 CV, adquirido por meio das linhas de crédito Pró-Trator e Pró-Implemento. Esses programas objetivam principalmente oferecer a pequenos produtores a oportunidade de modernizar seu manejo agrícola, com baixo custo e alta tecnologia embarcada.
A Coopercitrus desempenhou um papel fundamental ao atuar como intermediária entre os programas de incentivo e os produtores, pois cuidou de todas as etapas do processo, desde a negociação até a entrega do equipamento. Graças a essa parceria, Jorge Luiz pôde adquirir seu novo trator com juros zero e receber o suporte necessário para aproveitar todas as vantagens que a moderna tecnologia oferece.
“Estou muito satisfeito com a minha mais nova aquisição. O trator é fácil de operar e atenderá a todas as minhas necessidades na lavoura”, expressa Jorge Luiz, grato à Coopercitrus por tê-lo orientado e auxiliado com toda a documentação necessária.
Com a conquista de Jorge Luiz e de muitos outros cooperados, a Coopercitrus reforça seu compromisso em impulsionar o crescimento dos cooperados equipando-os com as ferramentas necessárias para alcançar resultados cada vez melhores.
Valtra inova com a nova versões da revolucionária plantadeira Momentum
Um dos lançamentos mais aguardados da Agrishow foi a plantadeira Momentum, que ganhou versões com menor número de linhas e sistema automático que mantém todas as linhas de plantio em contato com o solo, independentemente do relevo.
Além de sua eficiência operacional, a Momentum impressiona pela sua versatilidade. Dobrando-se de forma compacta, sem a necessidade de desmontagem, a máquina tem apenas 3,6 metros quando dobrada. Isso permite sua fácil passagem por porteiras e pontes, garantindo agilidade e segurança durante o trabalho no campo. O tempo de abertura e fechamento da plantadeira é de menos de 1,5 minuto, otimizando ainda mais o tempo dos produtores.
“Essa plantadeira é verdadeiramente inovadora. Com um sistema automático que mantém todas as linhas de plantio em contato com o solo, independentemente do relevo, ela oferece uma dosagem precisa de semente a semente, alcançando incríveis 99,6% de eficiência no milho, mesmo em altas velocidades de plantio”, detalha Tiago Marton, gerente da concessionária Valtra Coopercitrus.
Com o apoio técnico especializado da equipe da Coopercitrus, os produtores rurais têm a certeza de que poderão aproveitar ao máximo todas as vantagens e os benefícios que a Momentum proporciona. Essa parceria entre Valtra e Coopercitrus reforça o compromisso de impulsionar a produtividade e a eficiência do setor agrícola, propiciando soluções de ponta que estão transformando a forma como o trabalho no campo é realizado.
Tecnologias de plantio com a máxima eficiência são destaque Massey Ferguson
Durante a Agrishow, a Massey Ferguson lançou a linha Momentum, que, em conjunto com o trator MF 8S, proporciona a melhor solução de plantio para aumentar a rentabilidade no campo. Com recursos como o piloto automático, que garante o paralelismo perfeito entre as linhas de plantio, e o sistema de gerenciamento de frota, que monitora o desempenho da máquina e evita paradas inesperadas, a Momentum eleva a eficiência e a produtividade no campo. Outra inovação é o sistema de fertilizantes, responsável por gerenciar o uso do fertilizante em duas seções, reduzindo o desperdício em até 50%. Com sua estrutura compacta de 3,6 metros, ela dispensa a necessidade de desmontagem para o transporte, podendo atravessar porteiras e pontes com facilidade e segurança.
“Ao adquirir os produtos Massey Ferguson por meio da Coopercitrus, o cooperado não só recebe produtos de uma marca líder mundial, mas também conta com o suporte da Coopercitrus, que tem o agro em seu DNA. A cooperativa prioriza a disponibilidade operacional das máquinas e, por isso, oferece uma estrutura estratégica de suporte pós-vendas, com uma equipe treinada para garantir o excelente desempenho das máquinas Massey Ferguson e contribuir para a rentabilidade do produtor”, complementa Wesley Silva, gerente da concessão Massey Ferguson na Coopercitrus.
Coopercitrus orienta universitários no AgroHacka Sebrae
A Coopercitrus e o Sebrae uniram forças para promover uma série de palestras e conversas com o objetivo de facilitar o encontro entre a inovação e o pequeno agricultor. O AgroHacka, desenvolvido pela Hackathon Brasil, evento de inovação do Sebrae, convida jovens talentos universitários para desenvolverem soluções tecnológicas.
Durante dois dias, os estudantes participaram de palestras que abordaram o tema do ESG no contexto do pequeno agricultor. André Rossi, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Coopercitrus, ministrou uma palestra sobre ESG para agricultura familiar como ponto de partida para o Hackathon sobre Desafios da Sustentabilidade.
Rossi considera o projeto do Sebrae inovador e motivador para os jovens talentos: “É uma maneira de a nova geração desenvolver soluções viáveis para o agronegócio. Fui desafiado a abordar como uma propriedade pode contribuir socialmente para a comunidade em que está inserida, além de ser economicamente viável e garantir a sucessão familiar para que o produtor permaneça na terra e mantenha vínculos com o sistema produtivo agropecuário”, explica.
Alunos vivenciam o agro moderno e sustentável na Agrishow 2023
Centenas de alunos do ensino fundamental II e ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer de perto o agro moderno e sustentável no estande da Coopercitrus durante a Agrishow. A visita dos estudantes foi possível por meio do projeto “Vivenciando a Prática”, uma parceria entre a Associação De Olho no Material Escolar e diversas empresas e instituições – entre elas a Coopercitrus – com o foco em atualizar os materiais e conteúdos escolares, fornecendo informações confiáveis e científicas sobre o agronegócio.
A Coopercitrus abriu seu estande para proporcionar aos alunos uma experiência enriquecedora, mostrando-lhes as melhores práticas do agronegócio.
Durante as visitas, a coordenadora de comunicação e eventos da Coopercitrus, Nayara Tavares Viana, abordou a conexão entre o agro e a cidade com os alunos, ressaltando a relevância do setor para o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, o consultor de sustentabilidade da cooperativa, Boris Wiazowski, apresentou os projetos ambientais da Fundação Coopercitrus, que visam contribuir para a produção sustentável.
“Desde 2020, a Coopercitrus apoia essa iniciativa e, durante a Agrishow, temos a oportunidade de abordar temas como tecnologia, inovação, irrigação, pecuária e agricultura, adaptados à idade e ao ano letivo de cada aluno, proporcionando uma visão prática de como as coisas acontecem no campo”, destaca Carolina Barretto, cooperada e diretora de comunicação do projeto.
Anne Beatriz Brito Batista, aluna de Ribeirão Preto, expressou sua satisfação ao participar dessa experiência: “Tudo aqui é impressionante. Por meio dessa experiência, pude compreender que o agronegócio está em tudo, como nas roupas que vestimos e nos alimentos que chegam a nossa mesa. É realmente fascinante”.
Alunos de intercâmbio conhecem estratégias para fortalecer o produtor
Um grupo de alunos franceses, do curso Master in Food & Agribusiness, da Audencia/Fecap, teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as estratégias para fortalecer o produtor no estande da Coopercitrus durante o quarto dia da Agrishow. Os intercambistas participaram de uma palestra promovida pela Coopercitrus, na qual tiveram insights valiosos sobre o modo de produção dos produtores brasileiros.
O aluno Alvaro Bolanos compartilhou sua percepção sobre a palestra: “O que mais me chamou a atenção na palestra da Coopercitrus foi a maneira como ela ajudou os produtores rurais na questão do armazenamento de fertilizantes. É interessante observar que estão sendo exploradas novas alternativas, como o uso de adubos verdes ou fertilizantes verdes, e os produtores estão sendo incentivados a adotá-las”.
Mulheres no agro e no topo
A Agrishow 2023 foi palco não apenas de soluções inovadoras, mas também de histórias inspiradoras de mulheres que vivem do agro e para o agro. No dia 4 de maio, o Banco do Brasil promoveu o painel “Mulheres no topo”, com a participação especial de Simonia Sabadin, diretora-financeira da Coopercitrus, que destacou o papel das mulheres no agronegócio e sua contribuição para uma produção mais sustentável e competitiva.
Durante o evento, Simonia compartilhou sua visão sobre o engajamento das mulheres no setor: “O trabalho da Coopercitrus, como cooperativa, é compreender como podemos ajudar essas mulheres. Quais são suas necessidades dentro da porteira e como podemos fortalecê-las”.
Para promover o engajamento feminino no agronegócio, a Coopercitrus lançou, em 2022, o projeto “Mulheres do Campo”, que promove encontros periódicos nos seus cinco polos regionais de atendimento com o objetivo de incentivar a participação e o empoderamento das mulheres no setor.
A iniciativa da Coopercitrus tem como propósito criar um ambiente propício para o crescimento e o desenvolvimento das mulheres no campo. Por meio dos encontros, são abordados temas relevantes, como capacitação, troca de experiências, acesso a crédito rural e o uso de tecnologias inovadoras, os quais contribuem para o aumento da produtividade e a sustentabilidade no agronegócio.
Fundação Coopercitrus Credicitrus inspira cooperados com projetos sustentáveis
A presença da Fundação Coopercitrus Credicitrus chamou a atenção ao apresentar seus projetos com foco em capacitação profissional, preservação ambiental e adoção de tecnologias avançadas, reafirmando seu compromisso de impulsionar a agricultura sustentável.
Os visitantes puderam saber mais sobre os cursos realizados na Fundação: Big Data para o Agronegócio – em parceria com a FATEC; e Técnico em Agronegócio – em parceria com a ETEC. Essas formações gratuitas proporcionam conhecimento teórico e prático em um ambiente propício ao aprendizado, preparando os profissionais para os desafios do setor agro.
Na área ambiental, a Fundação inspirou os produtores por meio de seus projetos de impacto: o Cooper Semear, focado no reflorestamento de áreas de preservação ambiental; e o Cooper Nascente, voltado à restauração de nascentes em propriedades rurais. Desde 2020, essas iniciativas já recuperaram 179 hectares de áreas florestais e 530 nascentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Boris Wiazowski, consultor de sustentabilidade da Coopercitrus, compartilhou seu entusiasmado: “Estamos orgulhosos de apresentar nossos projetos sustentáveis na Agrishow. Eles representam nosso compromisso em impulsionar a agricultura sustentável, capacitando os agricultores, preservando o meio ambiente e promovendo o uso responsável de tecnologias. Acreditamos que essa é a chave para um futuro próspero e equilibrado no setor agropecuário.”
Fundação Coopercitrus e Sebrae lançam o Empretec Rural exclusivo para cooperados
A Fundação Coopercitrus Credicitrus, em parceria com o Sebrae, anunciou o lançamento exclusivo do Empretec Rural, que será realizado em formato de seminário intensivo – uma imersão completa aos participantes – entre os dias 2 e 10 de outubro. Reconhecido pela ONU como o principal programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec Rural tem como propósito capacitar e desenvolver características empreendedoras no campo, visando ao aumento da rentabilidade das empresas, ao estímulo a novos negócios e à geração de oportunidades de emprego. Os participantes serão capacitados para identificar oportunidades, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência, aumentar os lucros em situações complexas, satisfazer os clientes, testar modelos de negócios e incentivar práticas sustentáveis e inovação.
“Após essa imersão, os participantes sairão com um conhecimento aprimorado na gestão de recursos humanos, financeiros e técnicos em suas produções”, explica o consultor de sustentabilidade da Coopercitrus. Para participar desse programa exclusivo, os interessados podem fazer suas inscrições no site da Fundação Coopercitrus Credicitrus.