A publicação apresenta as ações e os resultados alcançados em 2023 e os benefícios para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de nossa região de atuação.
A Coopercitrus lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2023, uma publicação que demonstra como a cooperativa vem atuando para equilibrar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e o bem-estar social. O relatório segue a Global Reporting Initiative (GRI), padrão internacional que assegura o equilíbrio das informações apresentadas. O relatório também foi submetido a auditoria independente pela FERSO, assegurando a transparência e a confiabilidade das informações relatadas.
O consultor de sustentabilidade da Coopercitrus, Bóris Alessandro Wiazowski, destaca seis áreas principais de atuação:
“Nosso compromisso com o produtor e com a sustentabilidade está refletido em nossos temas materiais: segurança econômica e produtividade agrícola, ética, gestão de riscos e conformidade legal, condições de trabalho e o desenvolvimento humano, ambiental e das comunidades do nosso entorno. O equilíbrio entre esses temas visa o futuro das nossas operações e das propriedades dos cooperados“, explica.
Educação e qualificação
Em 2023, lançamos a Universidade Coopercitrus, que, entre outras ações, resultou no aumento de 40% na média de horas de treinamento por colaborador. A universidade, na trilha Nosso Jeito de Vender, apoia os colaboradores no atendimento ao cooperado. A Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC) complementa nossas ações em educação, oferecendo cursos de qualificação profissional em parceria com Sebrae, Senar e parceiros de negócio, além de cursos profissionalizantes em parceria com a Fatec e a Etec. Essas ações resultaram em 9.531 participações nos cursos desenvolvidos junto à FCC.
Esses programas são fundamentais para preparar os profissionais do agro e os produtores rurais para as exigências do campo e do mercado.
“Capacitar nossos colaboradores, produtores e novas gerações é garantir competitividade e rentabilidade a longo prazo“, reforça Wiazowski.
Mudanças climáticas
Outro ponto importante do relatório é o avanço no uso de energias renováveis, como a energia solar e biomassas nas operações da cooperativa e dos cooperados. Nas operações da cooperativa, 73,4% de toda a energia consumida em nossos processos é de origem renovável.
“Para isso, inauguramos uma nova usina fotovoltaica e migramos todas as unidades de média tensão para o mercado livre de energia. Também adotamos medidas para aumentar a eficiência, como a instalação de lâmpadas LED, climatizadores e equipamentos soft-starters, além de usar etanol na frota de veículos leves e telemetria para reduzir o consumo de combustível. Nas fábricas de ração, usamos resíduos de madeira e lenha de reflorestamento como combustível“, detalha Wiazowski.
A Coopercitrus também trabalha junto aos cooperados para aumentar a instalação de painéis solares nas propriedades, ajudando a reduzir os custos com energia e tornando a produção mais sustentável.
A Coopercitrus também participa de projetos que promovem a economia de baixo carbono, como o PRO Carbono, da Bayer, que ajuda os produtores a adotarem práticas agrícolas que retêm mais carbono no solo, permitindo a comercialização de créditos de carbono.
Desenvolvimento ambiental
A preservação ambiental é outro foco de atuação da Coopercitrus. O Projeto Cooper Semear promove a recuperação de áreas de proteção permanente e de reserva legal degradadas. Desde o início do projeto, a cooperativa restaurou 206 hectares nos biomas Cerrado e Mata Atlântica, com o plantio de 134 mil mudas e o envolvimento de 78 produtores. Além disso, pelo Cooper Nascentes, restauramos 734 nascentes em 101 municípios, contribuindo para o abastecimento local, ajudando os produtores, as comunidades vizinhas e a fauna local.
“O Cooper Nascentes tem feito a diferença em várias propriedades, e estamos ampliando essa ação com novas parcerias, como os convênios com as prefeituras de Bebedouro e Monte Azul Paulista para restaurar nascentes“, explica Wiazowski.
O Campo Digital também contribui com serviços e soluções, como novas tecnologias de cultivo, sistemas de irrigação e fotovoltaicos. As tecnologias do Campo Digital propiciam ganhos de produtividade e a otimização no uso de insumos. Projetos como o de sistematização e o Plantio de Precisão resultaram em redução de 5% no consumo de diesel e 4% de ganho de produtividade, respectivamente. Em 2023, esse time de profissionais da Coopercitrus visitou 28 mil cooperados, totalizando 297 mil visitas realizadas às propriedades rurais.
A Coopercitrus se compromete a apoiar o produtor em todas as etapas da produção agrícola, oferecendo suporte técnico e soluções que garantem a eficiência e a rentabilidade das lavouras.
“Nosso objetivo é proporcionar as melhores práticas para que o cooperado tenha segurança no seu negócio, com menos impacto e mais lucro. Sustentabilidade e rentabilidade andam juntas“, conclui Wiazowski.
O que é o Relatório de Sustentabilidade? Um relatório de sustentabilidade, como o GRI, permite que a Coopercitrus compartilhe com cooperados, fornecedores, parceiros e a sociedade suas ações e resultados alcançados para melhorar suas operações e a produção agrícola, cuidando do meio ambiente e das pessoas. Ele traz dados sobre o que foi realizado e as metas para o futuro. Para as diferentes partes interessadas, isso significa mais segurança, pois mostra como a cooperativa está investindo em soluções que ajudam a aumentar a eficiência no campo, reduzir custos, proteger os recursos naturais e promover o bem-estar social. |
Compromisso e transparência
Restauração ambiental: – 206 hectares de áreas florestais recuperadas – 134 mil mudas plantadas – 734 nascentes restauradas em 101 cidades |
Energia renovável: – 73,4% de energias renováveis na matriz energética – Usina fotovoltaica inaugurada – Uso de etanol e telemetria na frota – Unidades migradas para o mercado livre. |
Desenvolvimento humano: – Universidade Coopercitrus – Aumento de 40% da média de horas de capacitação. – Cursos profissionalizantes e de qualificação profissional |
Tecnologia agrícola: – 28 mil cooperados atendidos – 297 mil visitas realizadas às propriedades – 153% de aumento na venda de insumos biológicos |
Confira o Relatório de Sustentabilidade completo em: coopercitrus.com.br/relatorios-de-sustentabilidade