Evento promovido pela Fincoop reuniu mais de 200 cooperados e destacou a importância do planejamento sucessório para a continuidade dos negócios familiares no agro.
No dia 7 de novembro, a Fundação Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro, SP, recebeu o primeiro Workshop de Sucessão Familiar promovido pela Fincoop, nova área da Coopercitrus dedicada a soluções financeiras e de gestão para cooperados. A escolha do tema “Planejamento Sucessório e Proteção Patrimonial” reflete a missão da Fincoop de apoiar a continuidade das propriedades familiares no agronegócio.
Simonia Sabadin, CEO da Fincoop, destacou que a fintech foi criada para oferecer aos cooperados suporte completo em governança, fluxo de caixa, seguros e sucessão familiar: ‘Estamos aqui para apoiar nossos cooperados em todas as etapas de seus negócios’, reforçou.”
O presidente da Coopercitrus, Matheus Marino, destacou a missão central da Fincoop. “Nosso cooperado é o centro da nossa estratégia. A Fincoop foi criada para estar ao lado dele, auxiliando na gestão e na organização financeira, para que ele tenha condições de investir em seu negócio e garantir a perenidade da família no agro”, afirmou.
Complementando, o vice-presidente José Geraldo da Silveira Mello reforçou: “Estamos aqui pensando na continuidade de cada um de vocês no setor. Com a Fincoop, conseguimos atender às necessidades financeiras e proteger os ativos dos cooperados, trazendo mais segurança.”
Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus, destacou a importância da presença e do envolvimento das novas gerações: “É uma alegria ver a nova geração presente. O Brasil se orgulha do agro, setor que é extremamente competitivo. Este evento conecta o pioneirismo das gerações anteriores com o entusiasmo dos jovens, que desejam continuar e inovar no trabalho”.
Um ponto notável do evento foi a alta participação de mulheres, refletindo uma tendência crescente em que elas se envolvem diretamente na gestão e nas decisões estratégicas dos negócios rurais. O debate foi enriquecido por perguntas e debates dos participantes. Cada pergunta gerava insights e inspirava outros cooperados, criando uma dinâmica de troca de conhecimento que reforçou o objetivo do evento.
Um tema relevante para todos
Além das questões de governança, o evento também abordou o cenário econômico com a palestra da economista Priscila Pacheco Trigo, que traçou um panorama do cenário econômico atual, com foco nas implicações para o agronegócio.
A palestra do Dr. Aires Vigo, advogado especializado em sucessão e planejamento patrimonial, trouxe à tona os principais desafios e soluções para a sucessão familiar. Com uma abordagem prática, Dr. Vigo abordou como o planejamento sucessório pode preservar o patrimônio da família, assegurar a harmonia entre os sucessores, especialmente em casos em que existem vários herdeiros com contextos diversos.
“Uma sucessão familiar com êxito implica manter a harmonia entre os familiares. Para isso, é essencial criar ferramentas e práticas de governança para garantir uma transferência cuidadosa e harmoniosa do patrimônio, evitando conflitos, mágoas ou sensação de injustiça”, pontuou.
Ele destacou que esse processo requer maturidade para que cada membro da família entenda sua vocação. “Aqueles que não têm perfil para liderar o negócio podem contribuir em conselhos de administração, atuando na governança. Além disso, é necessário estabelecer regras societárias que evitem decisões arriscadas para a continuidade do negócio”, orientou Vigo.
- Redução de impostos: Com o planejamento sucessório, podemos estruturar uma transferência de bens que respeite a legislação, mas que também minimize o impacto tributário para a família.
- Proteção de Ativos: Estruturas jurídicas protegem os bens de riscos externos e potenciais litígios, evitando conflitos e perdas patrimoniais.
- Governança familiar: Criar uma estrutura de governança ajuda a definir papéis e responsabilidades. Nem todos precisam estar na gestão do negócio; aqueles que não têm perfil para liderar podem participar em conselhos.
- Planejamento antecipado: Antecipar a transferência de bens permite que as decisões estejam alinhadas com os valores e desejos da família, o que diminui o risco de conflitos e disputas judiciais entre os herdeiros.
- Preservação do legado: A sucessão também é um momento para perpetuar valores, princípios e o orgulho de ser um produtor rural para as próximas gerações.
Com a palavra,
o cooperado
Os cooperados compartilharam suas experiências e expectativas em relação ao tema da sucessão familiar, evidenciando a importância de um planejamento estruturado no agro
Thaísa Aparecida Rezende Pinto César – São José do Rio Preto
” Já venho de uma sucessão, pois meus pais eram produtores rurais e agora, como agrônoma, administro a propriedade familiar com meu marido. Tenho dois filhos em áreas diferentes – um cursa medicina e o outro, economia – então, é muito importante para nós planejar como será o futuro do negócio nos próximos 10 ou 20 anos”.
Roberto Sestari – Jaboticabal
“Enfrentei várias dificuldades ao longo da minha trajetória e, na época, senti a falta de uma organização que pudesse facilitar e apoiar a sucessão. Hoje, vejo que a Coopercitrus está disposta a oferecer esse suporte. Esse é um processo sustentável e necessário. Todos os agricultores, em qualquer escala, devem considerar essa postura e adotar um planejamento sucessório”.
Roberta Sia – Planura, Minas Gerais
“Estamos passando por um processo de organização patrimonial e sucessão familiar, e esse tema ainda gera muitas dúvidas, especialmente sobre tributação. Fiquei impressionada com as diversas opções que temos ao planejar a sucessão. Cada caso é único e, por isso, a assessoria é essencial para encontrar a melhor solução para cada família. Esse evento abriu nossa visão e reforçou a importância de termos uma estrutura bem pensada, principalmente com a reforma tributária chegando”.
Fincoop
Soluções que fortalecem seu negócio
Conheça as principais áreas de atuação da Fincoop, criadas para apoiar o crescimento e a continuidade do seu negócio:
Captação de recursos e gestão de crédito
A Fincoop auxilia o cooperado a obter crédito com taxas competitivas e personalizadas. Com suporte especializado, oferece apoio desde a análise de viabilidade até a captação de recursos, tornando o processo ágil e seguro. Em parceria com a Deloitte, a Fincoop realiza análises de crédito e gestão de cobranças, trazendo segurança e transparência ao seu negócio.
Seguros
A Fincoop oferece seguros a preços cooperativos, protegendo máquinas, propriedades, veículos, safras e vidas dos cooperados. As condições especiais, graças ao modelo cooperativo, asseguram a continuidade dos negócios rurais.
Consórcio
Para quem planeja investimentos de longo prazo, os consórcios da Fincoop são uma alternativa econômica e flexível para adquirir bens e equipamentos sem os encargos de juros.
Assessoria jurídica
Oferece suporte jurídico completo para organização financeira, questões de sucessão e proteção patrimonial, contribuindo para a segurança dos negócios familiares no agro.
ESG e rastreabilidade
Atendendo à crescente demanda por transparência, a Fincoop apoia cooperados na rastreabilidade e certificação de seus produtos. “A rastreabilidade será uma exigência crescente, e a Fincoop quer garantir ao cooperado produtos com alto padrão de qualidade e sustentabilidade,” afirma Simonia Sabadin, CEO da Fincoop.
Plano de saúde
Em parceria com a Unimed, a Fincoop oferece a cobertura de saúde para cooperados e suas famílias, oferecendo planos acessíveis nas regiões de São Paulo e Minas Gerais, que garantem atendimento médico de qualidade.