EDITORIAS

Agricultores familiares e pequenos produtores sempre foram muito especiais para a Coopercitrus

O cooperado e conselheiro fiscal da Coopercitrus João Roberto Gasperini é agricultor familiar, diretor da Coperfam desde 2013 e vice-presidente da Associação das Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade do Brasil. Ele também já participou do Conselho Administrativo da Coopercitrus e do Conselho Fiscal e Conselho Administrativo da Sicoob Credicitrus.

Com a experiência adquirida nestes vários anos como cooperativista e agricultor familiar, ele consegue ter uma visão das necessidades e dos anseios dos pequenos produtores da Coopercitrus.

Levar tecnologia e assistência técnica para a agricultura familiar sempre foi um grande desafio para o poder público e para as empresas, principalmente nos tempos atuais, quando as margens entre as receitas e despesas estão cada vez menores e ser grande se tornou a principal maneira de sobreviver neste mundo globalizado.

Nesse contexto, a Coopercitrus não mede esforços para prestigiar os agricultores familiares e pequenos produtores, mesmo que isso gere um custo operacional maior.

Todas as tecnologias presentes nas grandes fazendas também estão disponíveis para as pequenas propriedades por meio dos serviços da Coopercitrus e sem custos, além disso há o apoio de engenheiros agrônomos especialistas para as principais culturas, inclusive em hortifrúti. Eles contam também com uma quantidade imensa de defensivos, inclusive produtos orgânicos e biológicos.

Na área de implementos e tratores, a Coopercitrus possui um portifólio especial em modelos e marcas para atender o agricultor familiar e o pequeno produtor com excelentes condições de preços e prazos.

Não podemos esquecer a Fundação Coopercitrus Credicitrus, que possui cursos técnicos e tecnólogos sem custos, contribuindo para a formação técnica dos agricultores e seus filhos.

A Coopercitrus, que possui em seu DNA o cooperativismo como doutrina, não pensou duas vezes em apoiar incondicionalmente a criação de uma cooperativa de agricultura familiar, visto que, dando condições favoráveis, o agricultor familiar de hoje será o médio ou, até mesmo, o grande agricultor do amanhã. Para ajudá-lo, foram disponibilizados uma sala e recursos humanos, algo tão pequeno financeiramente para a Coopercitrus, mas um grande passo para seus agricultores familiares naquele momento.

A COPERFAM foi constituída em 2012 e, em 2014, iniciou a comercialização da laranja de seus cooperados na modalidade Comercio Justo por meio do selo socioambiental FAIRTRADE.

A Cooperativa surgiu em um período de grande crise da citricultura, quando muitos agricultores familiares não haviam conseguido vender sua safra e os que conseguiram não pagavam nem seus custos de produção, o que levou vários deles a abandonarem suas atividades.

Hoje, esses agricultores possuem garantia de preços mínimos e justos, projetos sociais e ambientais, treinamentos e cursos, uso coletivo de implementos, compra de defensivos e fertilizantes com descontos especiais e assistência técnica personalizada.

Recentemente, passou a funcionar uma agroindústria de mandioca descascada na sede da COPERFAM. O produto será comercializado no Programa Nacional de Alimentação Escolar, agregando valor a mais uma atividade de nossos cooperados,

Nosso Planejamento dos Recursos da Empresa, ERP, foi substituído pelo sistema SAP B1, garantindo gestão eficiente, segurança nas informações e rápidas respostas para tomadas de decisões.

Em 2023, a cooperativa vai investir na geração de energia limpa por meio de uma usina de energia fotovoltaica, que atenderá toda a demanda de energia elétrica, iniciando o estudo de mercado de uma nova cultura. Ainda falta muito para que os agricultores familiares e pequenos tenham uma atividade rentável e produtiva. Os desafios são constantes, mas a Coopercitrus sempre trabalhará para que nossos cooperados cresçam como um todo.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais