Com foco no manejo e no planejamento, cooperados melhoram seus resultados na produtividade e nos custos de produção.
Embora seja considerada uma cultura de fácil condução, a cana-de-açúcar está longe de ser uma atividade simples de lidar, pelo menos, para quem busca alta rentabilidade. Não existe receita pronta para equilibrar os custos de produção com os tratos que a cultura exige, dominar os detratores de produtividade, manejar as interferências do clima e ainda controlar os momentos das operações.
Planejamento é o ingrediente principal, e tudo começa com o plantio.
É justamente na operação mais custosa da atividade que está o ponto de partida para conquistar altas produtividades e conseguir aumentar a longevidade do canavial.
O especialista em cana da Coopercitrus, Adriano Veronez, explica que o plantio e o manejo na cana-planta é a etapa mais importantes da cultura, pois interfere diretamente na produtividade, na longevidade e nos custos de produção: “A cana-planta é o maior custo por hectare que o produtor terá que realizar no ano. Trata-se de um investimento que terá efeitos que podem perdurar pelo ciclo total da cultura (em média, seis anos). Então, se o produtor não investir no início do plantio, além de não ter os resultados desejados em termos de produtividade, poderá gastar ainda mais para fazer o replantio ou, até mesmo, ter que renovar o canavial mais cedo”.
O desafio, portanto, é ganhar eficiência, ou seja, produzir mais aproveitando melhor as áreas, racionalizando custos e mantendo a qualidade do solo, com baixo impacto ao meio ambiente. Um bom plantio, segundo Veronez, requer preparo adequado de solo e manejo nutricional: “Realizar levantamentos de ambientes de produção e análise de solo para entender como a área está fisicamente e quimicamente é fundamental para o sucesso da produção.”
O cultivo da cana é uma das principais atividades dos nossos cooperados. Desse modo, temos a mais completa estrutura para atendimento ao produtor, a qual abarca desde as tecnologias para realizar as análises de solo até os equipamentos para aplicação em taxa variável de corretivos e fertilizantes, com assistência de especialistas durante todo o ciclo produtivo. Veronez reforça: “Acompanhamos o cooperado do início ao fim, desde a apresentação do que é necessário para a correção e preparação do solo até a indicação de insumos, como fertilizantes, defensivos e herbicidas, para um controle ideal de pragas e ervas daninhas na cultura”.
Manejo bem-feito gera resultados
Os cooperados Zezinho e Nara Ravazzi são nomes conhecidos na região de Catanduva, SP, pela boa produtividade na cana-de-açúcar. Por muitos anos, o cultivo da cana da fazenda deles, chamada São Luiz, em Ariranha, SP, ficou a cargo de terceiros, e a família viu produtividade decair. Ao retomar as operações, os agricultores passaram a fazer um manejo bem-feito, com dedicação em cada etapa da produção, e a resposta foi positiva: “O plantio tem que ser bem-feito, porque é como construir uma casa, se fizer o alicerce errado, vai dar problema”. Na safra de 2021, a média de produção foi de 100 toneladas de cana por hectare, mesmo enfrentando geadas. “Hoje, temos canavial com seis, sete e até 12 cortes, mas já tivemos com 15. Depende da variedade e da produtividade”, comenta o produtor.
Para este ano, a previsão de reforma é de 10 alqueires. O protocolo de plantio é bem completo, começando com a rotação de culturas, seguida de um bom preparo de solo e da aplicação de óxido de cálcio, fertilizante e herbicida.
Para alcançar os resultados tão desejados, o produtor conta com o suporte técnico do time de especialistas da Coopercitrus: “A gente confia muito na Coopercitrus, e a equipe da cooperativa nos auxilia em tudo, em todas as etapas do plantio, na indicação das variedades e dos produtos”, ressalta Zezinho. Sobre os produtos, o cooperado é incisivo ao afirmar que a qualidade faz a diferença: “Se você não usar os produtos certos ou não aplicar na hora certa, não adianta. Você vê a diferença”.
Bastante comunicativo e sempre disposto a conhecer novidades para a produção, Zezinho afirma que o segredo é buscar informações, por isso está sempre trocando informações com produtores da região e pedindo orientações para quem entende.
Nos últimos dois anos, o cooperado investiu na sistematização de área com o GeoCoopercitrus Vant. Com esse serviço, o produtor conseguiu aproveitar melhor a área de plantio, colocando mais cana por hectare, além de reduzir as manobras nas operações mecanizadas. Satisfeito com os resultados na lavoura, ele irá continuar investindo em tecnologias para otimização de custos: “Na próxima safra, vamos trabalhar com o Geofert para fazer a análise do solo com georreferenciamento e, depois, fazer uma correção mais eficiente”.
Seguindo à risca todas as orientações e fazendo o planejamento de insumos com o time da cooperativa, o Zezinho conseguiu economizar 30% nos custos de produção na última safra, elevando sua rentabilidade.
“Esse trabalho de consultoria, de ler o mercado, as oportunidades e os desafios foi o segredo para que o cooperado comprasse tudo o que precisava na época certa, o que gerou redução de custos”, afirma o consultor técnico da Coopercitrus, João Mazeto.
Família Garcia atinge alta de 30% na produtividade
Ao lado da esposa, Ises Garcia, e do genro, Rodrigo Fabrício, o cooperado Braz Garcia cultiva 220 alqueires de cana-de-açúcar, em Coroados, SP, e comemora os bons resultados da lavoura. Com foco em melhorar a produtividade do seu canavial, a família Garcia investiu na agricultura de precisão e no manejo adequado na fase da cana-planta e os resultados foram mais que satisfatórios, tendo conquistado uma alta de 30% na produção. “Esse ano foi o primeiro plantio que investimos na tecnologia e seguimos o tratamento, conforme o indicado. Pretendemos continuar investindo em mais tecnologia e no manejo bem-feito. A nossa estimativa é que os resultados melhorem ainda mais na próxima safra.”, projeta Rodrigo Fabricio.
O protocolo de manejo desenvolvido para a propriedade focou na análise de solo georreferenciada, por meio do uso do Geofert, e na correção de solo com aplicação de insumos em taxa variada.
“Extraímos o máximo de informações possíveis e estamos fazendo as correções indicadas na medida do possível. Saber o que solo necessita e a quantidade de cana que cabe na terra facilita todo o processo de produção”, ressalta Rodrigo, satisfeito com a parceria com a Coopercitrus, e acrescenta: “A nossa meta é produzir mais, na mesma área, e a Coopercitrus tem nos ajudado nesse caminho de aumentar a nossa produtividade e lucratividade”. Reconhecendo a eficiência da agricultura de precisão, Braz complementa: “Hoje, sabemos a quantidade exata para aplicação de nutrientes, como o calcário, e a quantidade de herbicidas, evitando os desperdícios”. Por fim, Rodrigo, entusiasmado, adianta: “O mercado está cada vez mais exigente e, para atendê-lo, precisamos nos planejar. Já compramos todos os insumos para o final da safra e projetamos colher novamente uma safra com alta na produtividade”.
Crescer ao lado do cooperado
Baseando-se em uma cultura de inovação, a Coopercitrus segue comprometida em fazer a tecnologia desembarcar no campo por meio da prestação de serviços e de uma equipe de especialistas, que auxiliam os cooperados a fazer o planejamento do plantio à colheita. Assim, muito mais do que um canal de vendas, hoje, a cooperativa é uma referência nacional no fornecimento de insumos, defensivos, fertilizantes, sementes, produtos para saúde e nutrição animal, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária.
Agricultura de precisão aumenta a eficiência
A Coopercitrus torna as novas tecnologias mais próximas e acessíveis dos cooperados. Dotada de serviços especializados e equipe técnica qualificada, ela oferece um completo portfólio de serviços de agricultura de precisão à disposição do produtor rural. Conheça algumas dessas soluções.
Geofert
O que é: Serviço de amostragem de solo georreferenciada
Para que serve: Fazer a coleta de amostras de solo em pontos georreferenciados, gerando mapas de fertilidade, que indicam as características e a variabilidade do solo em cada região da propriedade. Ele é ideal para promover uma correção mais eficiente, melhorar a gestão de insumos e aumentar o potencial produtivo por área.
GeoCoopercitrus Vant
O que é: Serviço focado na sistematização de plantio por meio de imagens geradas por Vant (veículo aéreo não tripulado).
Para que serve: Captar, por meio de um voo pela propriedade, imagens aéreas georreferenciadas, que darão origem a mapas e ortomosaico de alta definição. Com a sistematização, é possível levantar todo planialtimétrico da área, projetar um melhor sentido de plantio para aumentar a área produtiva, traçar rotas para operações mecanizadas para reduzir as manobras de máquinas e simular fluxo de enxurrada para combater a erosão.
Aplicação de corretivos
O que é: Serviço de aplicação de corretivos de solo em taxa variável ou fixa
Para que serve: Aplicar precisa e inteligentemente os insumos, que são distribuídos na dose certa, diretamente nas linhas, evitando desperdícios e maximizando o potencial produtivo das culturas.
Spray Drone
O que é: Pulverização localizada por meio de drone
Para que serve: Aplicar os defensivos no local exato das infestações de plantas daninhas, utilizando dados de mapeamento georreferenciado. Além disso, otimizar o uso de defensivos e fazer o controle em áreas de difícil acesso, com precisão nas operações, rapidez e melhor custo-benefício.