EDITORIAS

Objetivos de desenvolvimento sustentável & agricultura: um círculo virtuoso

Em 2015, a Organização das Nações Unidas definiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda adotada, de forma unânime, por todos os seus membros, que juntos buscam a proteção dos recursos naturais e a prosperidade da humanidade. A missão dos ODS é entregar um futuro melhor e sustentável para todos até 2030.

A agenda 2030, como também são conhecidos os ODS, reconhece a relação intrínseca entre pessoas, planeta, agricultura e sustentabilidade. Nesse contexto, A agricultura tem papel primordial para o alcance desses objetivos, pois é um dos pilares da economia global, um setor que se conecta diretamente aos alimentos, à energia e às matérias-primas, bem como ao meio ambiente e às relações humanas.

Os ODS podem ser reconhecidos como um guia para o agronegócio e o agronegócio como um círculo virtuoso para o alcance dos ODS.

Ao  promovermos ações para alcançarmos o ODS 2, que, entre outros objetivos, visa garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas agrícolas resilientes que aumentam a produtividade e a produção, mantêm os ecossistemas, fortalecem a capacidade de adaptação às mudanças climáticas e melhoram a qualidade do solo, também proporcionaremos ações que acelerarão o progresso de outros objetivos que incluem a saúde e o bem-estar (ODS 3), a educação (ODS 4), a água (ODS 6), a energia limpa (ODS 7), o crescimento econômico (ODS 8), a inovação e infraestrutura (ODS 9), a produção e o consumo sustentáveis (ODS12), as mudanças climáticas (ODS 13), os ecossistemas, a biodiversidade e as florestas (ODS 15) e as parcerias para a implementação (ODS 17).

Na Coopercitrus, nossos cooperados estão no centro de nossa atuação e, com base nisso, desdobramos nossa estratégia provendo soluções integradas e gerando resultados sustentáveis. Assim, todos os dias, atuamos com eles para criarmos oportunidades e soluções de negócio alinhadas a um futuro melhor para as pessoas e o planeta a fim de que todos possamos prosperar. Conheça algumas das formas de atuação da Coopercitrus com os seus cooperados para promover o círculo virtuoso da agricultura sustentável e dos ODS.

Em 2021, investimos mais de R$ 5 milhões em tecnologias voltadas à agricultura 4.0 que permitem a otimização do uso dos recursos, promovendo ganhos de produtividade, produção e renda aos agricultores. Essas tecnologias, aplicadas em milhares de hectares, disseminam práticas de agricultura sustentável, levando inovação aos agricultores e fortalecendo o agronegócio brasileiro.

Em 2021, lançamos nossa corretora de seguros para proporcionar facilidade e condições especiais aos produtores rurais na preservação de seu patrimônio e bem-estar. Também firmamos uma parceria com a Unimed, passando a oferecer a todos os cooperados, em 2021, o Plano Nacional de Saúde da Unimed, que possui preços competitivos, facilidade na contratação – pode ser efetuada em qualquer uma das nossas filiais – e a possibilidade de isenção de carência.

A Fundação Coopercitrus Credicitrus forma profissionais para o agronegócio, por meio de curso superior, técnico e oferece capacitação a cooperados e comunidades. Desde 2021, a Fundação sedia o curso técnico em Agronegócio e superior de BigData em Agronegócio.

A partir de março de 2022, teremos cursos voltados ao produtor rural com foco em melhores práticas agrícolas, gestão de recursos, NRs, entre outros. Eles visam auxiliar o agricultor a avançar, de forma consistente, nos aspectos econômico, social, ambiental e de governança de suas operações. Para estimular o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e aproximar o produtor rural e as marcas de insumos mais importantes do setor, a Fundação disponibiliza plots para empresas parceiras realizarem experimentos de campo. Neles, são desenvolvidos os Dias de Campo, que permitem às empresas demonstrarem suas soluções, e aos cooperados, analisar diferentes tecnologias para manejo da lavoura. Além disso, as marcas têm acesso aos ambientes acadêmicos da Fundação, possibilitando unir teoria e prática em um ambiente perfeito para o aprendizado e a inovação.

Somam-se a essas ações as atividades da Cooperfam, que, em 2021, atuou na capacitação dos associados agricultores familiares – para os quais é mantido um calendário anual de treinamentos. No mesmo ano, foram realizadas 162 horas de capacitação para 375 produtores rurais.

O pacote tecnológico oferecido pela Coopercitrus, como o GeoCoopercitrus Vant, Precision Planting, Agroflux, os sistemas de irrigação, os biofertilizantes e os biodefensivos, disponível também pelo aplicativo Campo Digital, propicia ao cooperado equilibrar ganhos de produção e produtividade a ganhos ambientais, contribuindo para temas como gestão de água, emissões de gases e proteção ambiental.

No suporte à irrigação, dispomos de 72 especialistas dedicados ao tema. Em 2021, lançamos o CooperIrriga, programa que utiliza ferramental de análise de umidade do solo e análise de satélite. Com base no diagnóstico realizado, prestamos consultoria para que o associado tire o melhor proveito do seu sistema de irrigação e fertirrigação. Por meio da Fundação Coopercitrus Credicitrus, também, oferecemos aos cooperados programas ambientais que têm como foco a recuperação de nascentes e a preservação do meio ambiente e da biodiversidade. O CooperSemear auxilia cooperados na restauração de áreas de conservação de vegetação nativa, e o CooperNascentes promove a restauração de minas d’água no campo. Esses programas contam com o apoio do viveiro de mudas mantido pela Fundação. Em 2021, recuperamos 136 nascentes e reflorestamos 21 hectares. Tais programas estão disponíveis a todos os cooperados.

Além disso, fornecemos sistemas de geração de energia fotovoltaica com os melhores equipamentos e total confiabilidade. Nosso time de técnicos especializados presta assessoria aos produtores, do financiamento à entrega do projeto. Em 2021, realizamos a instalação de 52 usinas fotovoltaicas em propriedades rurais de cooperados, com capacidade de gerar 500.000 kWh de energia por mês, suficiente para abastecer 1.500 residências por mês.

Somos referência nacional na logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas. Para a coleta do material, temos postos de recebimento distribuídos estrategicamente em todas as nossas regiões de atuação. Desses postos, os materiais são enviados para nossas centrais de recolhimento, em Bebedouro, SP, e Catanduva, SP, onde as embalagens são separadas por tipo de plástico, são prensadas e destinadas à empresa de reciclagem.

No momento da venda dos defensivos, orientamos nossos cooperados sobre a realização da tríplice lavagem e a correta devolução das embalagens vazias, além de informar os locais de recebimento, descritos na nota fiscal da compra do defensivo. Em 2021, recolhemos 739 toneladas de embalagens plásticas, avanço de 14% em comparação com o ano anterior.

Bóris Alessandro Wiazowski, consultor de Sustentabilidade na Coopercitrus

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais