Certificado reforça o compromisso em consolidar a visão de sustentabilidade, além de demonstrar ao mercado a credibilidade dos negócios.
A Coopercitrus mantém a Certificação ISO 14.001:2015 em 10 unidades de negócios e na Fundação Coopercitrus Credicitrus pela implantação do Sistema de Gestão Ambiental, que atende a ações para proteção do meio ambiente, controle dos impactos e melhoria contínua dos processos de operação e negócios das organizações.
A certificação foi consolidada em outubro, por meio de auditoria da BSI Brasil, e os resultados reforçam a solidez das operações e reafirmam o compromisso de atuar com foco na sustentabilidade, seguindo os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança, em inglês).
Com a ISO 14.001, a Coopercitrus faz parte do seleto grupo de cooperativas com a certificação, que assegura uma atuação em conformidade com as melhores práticas, transmitindo mais segurança aos produtores rurais e mais credibilidade ao mercado.
Como a certificação impacta o cooperado?
O aumento da consciência ambiental tem influenciado cada vez mais o mercado a buscar serviços e produtos que contribuam com a redução dos impactos ambientais vinculados aos seus processos.
Nesse sentido, a certificação oferece vantagens competitivas no mercado, porque comprova que a cooperativa cumpre os mais elevados padrões de gestão ambiental. Todo esse processo causa impacto direto ao negócio do cooperado, como a facilidade na obtenção de um financiamento, a conquista de parcerias e a adesão de serviços e produtos com mais vantagem financeira. Portanto, ao melhorar os processos, o cooperado compra melhor, produz melhor e garante melhor rentabilidade, crescendo como um todo.
Sustentabilidade no centro do negócio
O Sistema de Gestão Ambiental foi implantando em 10 unidades, como o Departamento de Insumos Agrícolas, Máquinas e Implementos, Centros de Distribuição de Insumos, Centro de Distribuição de Peças, Departamento de Grãos e Sementes, Postos de Combustível, matriz e Fundação Coopercitrus Credicitrus, localizada em Bebedouro, SP. A Fábrica de Ração em Cássia, MG, e o Departamento de Café, em São Sebastião do Paraíso, MG, também fazem parte dessa implementação.
“A nossa meta é implantar a ISO 14.001 nas demais filiais, atendendo a questões estratégicas que visam a redução dos danos ao meio ambiente, conformidade legal e melhorias contínuas em todas as etapas das atividades agrícolas”, informa o consultor de sustentabilidade da Coopercitrus, Boris Wiazowiski.
Compromissos com as boas práticas
Com o intuito de avançar cada vez mais nos pilares ESG, a Coopercitrus pratica a sustentabilidade em diversos segmentos de negócios a fim de manter um relacionamento cada vez mais transparente com seus cooperados, colaboradores e parceiros.
Desse modo, busca evoluir com atendimento técnico e especializado ao produtor rural, focando na contribuição do crescimento da produtividade e dos melhores resultados. Para manter a certificação, a Coopercitrus assume como compromissos:
• A proteção ambiental e a prevenção da poluição, por meio de gestão operacional dos agroquímicos, resíduos, combustíveis e afins, resposta a emergências ambientais e demais controles ambientais em nossos processos;
• O atendimento aos requisitos legais e outros subscritos internamente;
• A melhoria contínua do sistema de gestão ambiental para aumentar o desempenho relacionado ao tema.
Como reflexo dos avanços, todos os indicadores ambientais apresentaram melhorias ao longo de 2021 e 2022.