O presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Kfouri Marino, participou, no dia 11 de novembro, do painel “A importância das cooperativas para o agro sustentável”, na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que aconteceu em Sharm El-Sheik, no Egito, de 6 a 18 de novembro.
O assunto fez parte do seminário “Energia, indústria, agro e investimentos verdes”, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente no Pavilhão Brasil. Marino apresentou exemplos de ações sustentáveis desenvolvidas pela Coopercitrus com os cooperados.
“As cooperativas são fundamentais para a redução da emissão de gases de efeito estufa e captura de carbono na atividade agropecuária, pois atuam diretamente no campo com uma vasta equipe técnica, que suporta o agricultor no emprego de técnicas agronômicas sustentáveis. A sustentabilidade passa de obrigação e custo para oportunidade de ganho. O estudo de caso da Coopercitrus apresenta ações concretas de geração de valor para o agronegócio, como o restauro florestal e de nascentes nas áreas de preservação ambiental, a sistematização de plantio com VANT para redução de consumo de combustíveis, o emprego da cobertura vegetal, o plantio direto para captura de carbono no solo, a emissão de títulos verdes com metas de redução da pegada de carbono e as construções de usinas fotovoltaicas para geração de energia elétrica solar.” Também participaram do debate dirigentes da CCPR (MG), Cocamar (PR) e Coplana (SP), sob mediação do presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.