EDITORIAS

Eficiência produtiva e resultado econômico

Viviani Silva Lirio

Eficiência é uma palavra muito utilizada hoje. Seus usos, todavia, são tão indistintos quanto sua própria aplicação — técnica, produtiva ou econômica, por exemplo. De toda sorte, esse breve escopo dissertativo tem apenas a intenção de relembrar a importância de o empresário rural buscar a eficiência — nos níveis em que lhe for possível — como meta fundamental de ampliação de sua competência, cujos frutos mais agradáveis serão obtidos por meio dos resultados econômicos.

Produzir eficientemente envolve o bom uso da racionalidade, considerando a produção com o mínimo de recursos, sem perdas, e eventual necessidade de escolha de rotina. Naturalmente, passar por essa reflexão envolve uma ampla gama de questões: inovação, tecnologia, bom uso de fatores de produção, capacidade estratégica e, acima de tudo, competência gerencial. Afinal, sem competência gerencial, ou seja, sem a capacidade de se identificar como, quando e onde se deve aplicar os recursos disponíveis da melhor forma, dificilmente será possível a obtenção de boas condições de resultado. Aliás, não se pode igualmente perder o foco dos resultados.

Observemos, inicialmente, a importância de se reconhecer os recursos disponíveis: o tempo, as pessoas, as disponibilidades de orçamento, as bases de insumos produtivos. Cada reconhecimento abre a possibilidade para que se conheça com maior profundidade a empresa e os processos disponíveis, identificando não apenas o que existe, mas, alternativamente, o que pode ser melhorado ou os caminhos criativos que existem para se produzir algo. Ademais, não se pode perder de vista que a confirmação da eficiência passa pela efetivação do acompanhamento dos resultados. Estruturar sistemas ou métricas (assim como periodicidades adequadas) de medição garante que sejam aferidos ou, ao menos, acompanhados os resultados obtidos, facultando analisar se e como eventuais modificações de rota impactam o sistema em termos de resultados econômicos. De qualquer forma, particularmente quanto se trata do negócio agro, sujeito que é de alta volatilidade e alta interdependência, criar rotinas e sistemas de contínua busca de eficiência produtiva é um caminho importante não apenas para a garantia da competitividade, mas também da conquista de novos espaços e novos negócios em um ambiente cada vez mais exigente e volátil.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais