Já pensou se suas máquinas agrícolas pudessem conversar com você? A telemetria de máquinas agrícolas faz algo parecido! Ela é como um tradutor tecnológico que transforma os dados das máquinas em informações úteis para os produtores rurais.
Imagine o seguinte cenário: sua equipe está no campo, no meio da colheita e o equipamento começa a apresentar um comportamento estranho. Essa máquina é equipada com sensores inteligentes que, observando todas as operações, detectam esse problema e enviam imediatamente um alerta para você. Essa é a função da telemetria: enviar alertas em tempo real sobre as condições do equipamento, permitindo monitorar todo o seu funcionamento, tomar decisões rápidas e assegurar o sucesso das operações.
Em termos simples, a telemetria é um conjunto de tecnologias que permite monitorar e entender o que está acontecendo com os tratores, colheitadeiras e outros equipamentos no campo. Esses sensores coletam informações sobre o funcionamento como velocidade, consumo de combustível, horas de operação, condições de trabalho. Em pulverizadores, por exemplo, a telemetria faz o acompanhamento de mapas e da taxa de aplicação em litros por hectare.
Esses dados não ficam mais apenas no trator. Eles são enviados por transmissão remota e você pode acessar pelo celular, tablet ou computador, por meio de um painel de controle com gráficos e números que mostram como o trator ou a máquina está se comportando. É como olhar para um painel de controle de uma nave espacial, mas, em vez de viajar pelo espaço, estamos cuidando da nossa plantação.
De modo geral, a telemetria agrega uma série de benefícios, como a economia de dinheiro, manutenção preventiva e melhor manejo.
Com a telemetria o produtor pode descobrir se o trator está gastando mais combustível do que deveria. Se for o caso, pode ajustar a forma como o operador dirige o trator para economizar combustível. Se o trator estiver com algum problema, os sensores avisam o produtor antes que ele quebre, o que torna possível fazer a manutenção antes que seja tarde demais. Com os dados da telemetria o agricultor pode decidir quando plantar, irrigar ou colher. Isso ajuda a otimizar a produção. A telemetria permite saber exatamente quando a colheita deve começar. Não é mais uma questão de adivinhar ou depender da sorte. Isso significa mais grãos no silo e menos no chão!
Coopercitrus e a Telemetria: Trabalhando Juntos para o Sucesso
A Coopercitrus criou a central de monitoramento e telemetria, que faz o acompanhamento remoto dos dados das máquinas, tratores e implementos. Tudo o que acontece em campo é comunicado via satélite e comunicado à equipe da Coopercitrus, que recebe alertas técnicos informando sobre falhas, erros e momentos de revisão preventiva.
Na prática, Beatriz Nojimoto, assistente de pós-venda da central de monitoramento da Coopercitrus, explica que o produtor precisa ativar a telemetria. “Não são todos os equipamentos que oferecem a telemetria, mas, no caso dos que têm, o cooperado precisa sinalizar se aceita ativá-la ou não. Algumas marcas oferecem essa prestação de serviços gratuitamente por cinco anos. Depois desse período há um custo para continuar com o serviço”.
Nojimoto salienta que, assim que a tecnologia é ativada no equipamento, é realizado uma espécie de “batismo” no maquinário. “Realizamos o cadastro da máquina, que é identificada por um e-mail e através dele monitoramos o equipamento. O grande diferencial dessa tecnologia é a manutenção inteligente, pois a telemetria avisa quando o equipamento precisa passar por alguma revisão. É como se fosse um diagnóstico, com emissão de relatórios, informações sobre combustível, horas e locais que foram trabalhados para avaliar as operações agrícolas”.
Com isso, a equipe da cooperativa entra em contato com o cooperado prontamente, sugerindo as ações necessárias. Se o trator precisar de manutenção, o mecânico já vai com as ferramentas certas. Com a telemetria, a Coopercitrus e o cooperado trabalham juntos para garantir que cada máquina esteja no seu melhor estado.
“Tanto a central quanto o cooperado têm acesso a essas informações. A cooperativa auxilia não apenas na compra da máquina, mas também no pós-venda. O nosso trabalho é analisar as dores, orientando os cooperados em todas as etapas. Hoje eles nos procuram para qualquer outro tipo de problema”, ressalta Nojimoto.
Rastreamento, alerta e manutenção
O rastreamento é uma solução que disponibiliza ao gestor da frota a localização atual dos veículos. O produtor rural acompanha a localização da sua máquina e acessa o trajeto percorrido ao longo da jornada de trabalho. “O rastreador determina ao operador onde trabalhar, criando uma espécie de cerca. Por exemplo, se o operador sair um palmo para fora da fazenda, é emitido um alerta como forma de segurança. Outro benefício são os descontos para os produtores que investem no seguro de maquinário”, explica Luiz Antonio Silva, profissional de pós-venda da Massey Ferguson.
Com informações seguras e exatas sobre o trabalho que as máquinas realizam na safra é possível acessar as estatísticas da sua máquina de maneira simples, sempre que precisar. O produtor rural pode fazer o monitoramento e o diagnóstico mais completo das operações que estão sendo realizadas em tempo real, como diagnosticar problemas e corrigi-los antes que eles provoquem perdas, evitando desperdício de tempo, retrabalho, uso exagerado de insumos e melhorando a eficiência da operação realizada pelo equipamento.
“O código de alerta na cor amarela representa atenção, mas esse sinal não para a máquina; pode ser baixo combustível ou um alerta informando que pode haver alguma falha e que o equipamento precisa ser revisado. Mesmo assim, o código amarelo pode se tornar vermelho, ou seja, um problema. O alerta vermelho já representa atenção de parada e é um risco para a máquina, ou seja, é preciso executar uma manutenção. Maquinário parado representa prejuízo, pois mexe com o bolso e o produtor perde produtividade. Assim conseguimos programar as revisões”, explica Silva.
Ele também explica que o cooperado é prontamente informado quando um alerta é emitido. “Explicamos tudo detalhadamente e direcionamos um técnico ao local, já munido de informações sobre o ocorrido para que o problema seja resolvido. Nas usinas que têm telemetria, por exemplo, há uma equipe que faz o monitoramento. Quando não conseguem resolver a falha, eles nos procuram. Nós também temos o controle de visualização, o que nos permite a monitoração. Os clientes que têm mais de um equipamento optam por ter um frotista”, salienta.
Cultivando uma cultura de inovação, a Coopercitrus segue comprometida em fazer a tecnologia desembarcar no campo através da prestação de serviços.
BOX
Benefícios da Telemetria
- Economia de Dinheiro e Recursos:
- Com a telemetria os agricultores podem descobrir se suas máquinas estão gastando mais combustível do que deveriam. Se isso acontece, podem ajustar a forma como operam os equipamentos para economizar dinheiro.
- Além disso, a telemetria ajuda a evitar desperdícios. Imagine saber exatamente quando e quanto adubo ou defensivo agrícola aplicar na lavoura. Isso é possível com os dados precisos coletados pelos sensores.
- Manutenção Inteligente:
- A telemetria avisa quando algo não está certo. Se um trator estiver com algum problema, os sensores enviam um alerta para o agricultor, que pode agendar a manutenção antes que a máquina quebre de vez.
- Isso significa menos tempo de máquina parada e mais tempo trabalhando na lavoura.
- Melhor Manejo da Lavoura:
- Com os dados da telemetria os agricultores podem tomar decisões mais assertivas. Eles sabem o momento ideal para plantar, irrigar ou colher.
- A telemetria ajuda a otimizar a produção, garantindo que cada hectare da fazenda seja usado da melhor forma possível.