EDITORIAS

IA, IoT e Big Data: Você sabe que essas tecnologias já fazem parte da sua atividade?

Se você ainda não está familiarizado com termos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data, não se preocupe — essas tecnologias podem parecer futuristas, mas com certeza já fazem parte do seu dia a dia, ajudam a aumentar a sua eficiência, a economizar tempo e recursos e também a criar oportunidades nos mais variados setores.

Basicamente, Inteligência Artificial — ou IA como é chamada — é uma tecnologia que permite que as máquinas aprendam, raciocinem, reconheçam padrões, tomem decisões e solucionem problemas complexos a partir da análise de grandes volumes de dados. No contexto agrícola, a IA é como um parceiro que ajuda a tomar decisões mais inteligentes.

A Internet das Coisas (IoT) se refere a máquinas e equipamentos conectados à internet. Isso permite que elas coletem e compartilhem dados, tornando esses objetos inteligentes e eficientes através da automação.

Já o Big Data é uma tecnologia que permite coletar, organizar e interpretar dados que vêm de diferentes fontes, como sensores, drones, imagens de satélite, dados meteorológicos e dados de mercado. No contexto agrícola, isso significa que temos acesso a uma enxurrada de informações que podem ser usadas para tomar decisões assertivas.

A agricultura de precisão utiliza a análise de dados para otimizar recursos, reduzir custos, aumentar a produtividade e otimizar o uso de insumos. Alguns exemplos do uso dessas novas tecnologias no agro são:

1. Monitoramento da Lavoura: A IA coleta dados de sensores, drones e imagens de satélite para analisar condições de plantas, detectando problemas precocemente e permitindo ações preventivas ou corretivas.

2. Agricultura de Precisão: O uso de dados otimiza recursos como água, fertilizantes, defensivos e sementes, reduzindo custos, aumentando a produtividade e diminuindo impactos ambientais.

3. Robôs Agrícolas: Máquinas autônomas ou remotamente controladas por IA realizam tarefas no campo, aumentando eficiência e segurança.

4. Reconhecimento Facial: A IA monitora o comportamento e a saúde dos animais, aprimorando o gerenciamento do rebanho e permitindo identificar problemas de saúde ou comportamento anormal rapidamente.

Tiago Aleixo, Gerente de Serviços de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, nos lembra de que só é possível melhorar aquilo que conseguimos medir. Ele compara a análise de dados a uma maratona de melhoria contínua durante a safra.

No dia a dia do campo são coletados um enorme volume de dados por diferentes plataformas, entre elas tratores e máquinas com tecnologias embarcadas, drones, sistemas de irrigação e amostragem de solo. Ao analisar esses dados ao longo das safras, o produtor pode acompanhar a evolução dos resultados e entender tudo o que precisa melhorar para tomar decisões antecipadas.

“Na produção de cereais, por exemplo, as colheitadeiras com tecnologia embarcada geram mapas de produtividade que têm dados sobre o que foi produzido em cada talhão. Esses dados podem ser cruzados com mapas de fertilidade do solo e de aplicação. A análise correta desses dados ajuda o produtor a explorar o máximo potencial produtivo, melhorar as operações, aumentar a eficiência na aplicação e fazer a programação de compra de insumos para as próximas safras”, explica Aleixo.

Essas tecnologias já são realidade para os cooperados e estão presentes no Campo Digital da Coopercitrus. Na plataforma os cooperados têm a facilidade de contratar e acompanhar os serviços de tecnologias agrícolas, que incluem mapeamento de áreas, aplicação de corretivos, assistência em irrigação, GPS e muito mais.

O Curso de Big Data no Agronegócio

A Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e a Análise de Dados estão mudando a forma como os produtores rurais conduzem seus negócios. Por isso, conhecer e dominar essas novas tecnologias é fundamental para os novos profissionais do agronegócio. Todas essas tecnologias fazem parte da grade do curso superior de Big Data no Agronegócio.

A Fundação Coopercitrus Credicitrus, em parceria com o Centro Paula Souza, está comprometida em capacitar os profissionais do setor para liderar essa transformação. Os produtores rurais e seus filhos têm a oportunidade de adquirir as habilidades necessárias para prosperar na nova era da agricultura impulsionada pela inteligência artificial.

A graduação capacita os participantes para manipular e analisar grandes volumes de dados, aplicando-os de maneira eficaz no agronegócio. Essa parceria oferece conteúdos e professores de alta qualidade, proporcionando uma formação de excelência.

Clique e saiba mais.

ESPAÇO RESERVADO
PARA ANÚNCIOS

Compartilhar nas redes sociais